Política

ELEIÇÕES 2016: Conquista vai ao 2º turno com bastião petista ameaçado

Governador Rui Costa convida presidente do STF, Carmen Lúcia, para evento em Salvador na área de saúde
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/10/2016 às 18:22
Coligação do PMDB no 1º turno foi considerada um erro politico
Foto: BA
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O segundo maior colégio eleitoral da Bahia, Vitória da Conquista, terá eleições de 2º turno no próximo dia 30, entre os candidatos do PMDB, Herzem Gusmão, o qual obteve 47.82% dos votos no 1º turno (78.455) contra Zé Raimundo do PT que amealhou 31.69% dos votos no 1º turno (51.989).

   2. O terceiro colocado Arlindo Rebouças (PSDB) obteve 7.57% dos votos no 1º turno (12.423) já manifsestou seu apoio a Herzem; o quatro colocado, deputado Fabrício 9.01% dos votos no 1º turno (11.502) deve acompanhar o PT; e Joás Meira, do PSB, com 5.46% dos votos (8.966) no primeiro turno anunciou apoio a Zé Raimundo. Enoque Matos, do PSOL teve 745 votos.

   3. Vê-se, pois, um equilíbrio de forças na eleição de Conquista, neste segundo turno, ainda que pela votação expressiva que obteve no 1º turno, Herzem Gusmão, nos parece melhor posicionado. De toda sorte, eleição mesmo de segundo turno é sempre uma nova eleição e cabeça de eleitor é difícil decifrar. 

   4. Ao que se denotou no 1º turno, no entanto, estaria havendo uma fadiga de materiais com o PT, em Conquista, 20 anos no poder, partido que não renovou seus quadros (não só em Conquista mas em quase toda a Bahia) e tem se pautado na cidade do frio nessa ciranda Zé Raimundo/Guilherme Meneses; e vice-versa. É certo, também, que Herzem não é um quadro novo, porém, trata-se de um politico da oposição e eleitorado releva essa situação.

   5. Veja que Arlindo Rebouças, do PSDB, despontou bem no pleito e não fosse o erro politico de Herzem em compor com o PTB, com todo respeito a dona Irma, e não com o PSDB na vice, poderia ter levado o pleito no 1º turno. Diria que a votação de Fabrício foi aquém do que esperávamos e do que ele propagava na Assembleia, no inicio da campanha, mas, certamente, a esquerda de Conquista quando sentiu o avanço de Herzem e o patinar de Zé Raimundo praticou o voto útil no petista e deixou Fabrício atrás.

   6. Em tese, Fabrício sabia que sua eleição em Conquista era muito dificil, uma vez que, em sendo do PCdoB e aliado histórico do PT, não era um PT puro-sangue, nem tem carisma suficiente para despertar paixões no eleitorado. Além disso, o prefeito Meneses, embora não dos mais simpáticos a Zé Raimundo, bem que tentou lançar um dos seus secretários sem sucesso, ainda tem seu poder eleitoral.

   7. Joás Meira, PSB, fez bonito e plantou uma semente com seus 8.966 votos. Optou por apoiar a coligação Conquista Pode Mais de Zé Raimundo, dentro da lógica politica da senadora Lidice da Mata de ser uma terceira força na Bahia, mas, agregada ao PT.

   8. Esse é o quadro para domingo, 30. Diria que o bastião petista mais sólido do estado está abalado. 
                                                                        ****** 
   9. Para discutir o panorama do atendimento com energia elétrica da Bahia, o Governo do Estado, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), entidades e empresas reúnem-se, na tarde de quinta-feira (13/10), no auditório da Agerba, CAB.

   10. Durante a 6ª reunião do Grupo de Trabalho Bahia-Sergipe, o planejamento, execução e monitoramento de obras de geração e transmissão de energia elétrica serão abordados, para dar continuidade ao acompanhamento individual dos empreendimentos.
  
   11. O principal pleito a ser discutido durante a reunião é a exclusão do estado da Bahia do Leilão de Energia de Reserva (LER), pelo Governo Federal. Para reverter a decisão, gestores das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Econômico (SDE), Meio Ambiente (Sema) e Planejamento (Seplan) vão apresentar soluções para o entrave. 

   12. O grupo de trabalho, que também conta com representantes do estado de Sergipe, reúne-se semestralmente para discutir o desenvolvimento do setor elétrico da região sul do nordeste brasileiro. O encontro acontece às 14 horas, no auditório da Agerba, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

   13. Estabelecer o diálogo como caminho para resolver demandas faz parte dos princípios adotados pelo governo baiano. À luz desta determinação do governador Rui Costa, será implantada, neste segundo semestre, a Câmara de Conciliação de Saúde. Uma iniciativa para atender o cidadão, estabelecendo um diálogo presencial e evitando a judicialização de pleitos. 

   14. O governador aproveitou sua agenda em Brasília nesta terça-feira (11) para convidar a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, para o lançamento da iniciativa. 

   15. "Fazer um governo para as pessoas é fazer um governo com as pessoas. Queremos estabelecer este contato próximo para resolvermos demandas administrativas e judiciais da saúde, garantindo o atendimento aos baianos que estão em situação urgente, aqueles que mais necessitam", afirmou o governador.  

   16. Conforme a Procuradoria Geral do Estado, demandas administrativas e judiciais que envolvam medicamentos ou procedimentos cirúrgicos, por exemplo, deverão  ser solucionadas com agilidade e assertividade, evitando desgastes desnecessários para o cidadão.

   17. Tenho impressão que sou de outro tempo ou burro mesmo. Fico invocado como esse pessoal global e outros do mundo da TV, moda, etc, que coloca fotos da mulher, da esposa, da amante, dizendo que é sarada, boazuda e por aí vai. 

   18. Durante essa semnana saiu uma ainda mais cabeluda dando conta de que a esposa do cantor Belo chamou-o para um menáge a trois e ela disse não. Tudo muito estranho. Os camaradas ao invés de guardar suas intimidades as expõe.

   19. A 6ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece de 13 a 16 de outubro, na histórica cidade baiana, localizada a 130km de Salvador, conta com a participação do SAC Móvel. A unidade itinerante do Serviço de Atendimento ao Cidadão atende desde segunda-feira (10), até o dia 17 de outubro, com serviços para as comunidades local e circunvizinha, além de visitantes do evento.

  20. A presença do SAC Móvel na Flica garante mais acesso à documentação básica para os moradores do Recôncavo baiano, e também possibilita a divulgação do evento, permitindo assim a presença dos moradores da região. A unidade itinerante do SAC, instalada na Praça Dr. Milton, tem atendimento das 8h às 17h.

   21. Por dia, são ofertadas 250 senhas de atendimento gratuito para os serviços de emissão de CPF (1ª via), Antecedentes Criminais, Recadastramento de Pensionista do Estado e atendimento da Ouvidoria Geral do Estado. Apenas a 2a via de RG tem uma taxa de R$33. Nos dois primeiros dias que antecedem o início do evento, o SAC Móvel já realizou cerca de 300 atendimentos.

   22. O Procurador Parlamentar da Câmara, deputado federal Claudio Cajado (DEM-BA), foi escolhido, nessa terça-feira (11), vice-coordenador da bancada parlamentar da Bahia no Congresso Nacional. Para coordenador, foi reconduzido o deputado federal José Carlos Araújo (PR-BA).

   23. O nome do Procurador da Câmara, assim como o de Araújo, foi escolhido por aclamação, ou seja, sem oposição de nenhum integrante da bancada.

   24. A formalização dos nomes de coordenador e vice acontece nove dias antes para o fim do prazo que a bancada tem para apontar as áreas e municípios baianos que serão beneficiados com as 21 emendas a que o estado tem direito no orçamento de 2017. 

   25. O representante do governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo, apontou para a bancada as áreas consideradas prioritárias pelo governo do estado. Uma reunião prevista para a próxima terça-feira (18) deve bater o martelo. Definido para onde serão destinados os recursos, as informações serão levadas à Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização (CMO). O valor total das 21 emendas é de quase 225 milhões.