Política

SUCESSÃO EM COITÉ: Prefeito se refugia em CIA da PM após perseguição

Com informações do Calila Noticias
Da Redação , Coité | 30/09/2016 às 21:14
População foi ás ruas de Coité para saber o que se passava
Foto: Calila
A Justiça Eleitoral da 132ª Zona através de sua página no Facebook publicou nota oficial nesta sexta-feira,30, afirmando que solicitou o reforço policial ao TRE/BA para os dias que antecedem a eleição e também para o dia do pleito com o objetivo de garantir a ordem pública e tranquilidade das eleições no próximo domingo,dia 2.

De acordo com a publicação, o pedido de reforço ocorre “diante dos fatos ocorridos nesta madrugada (30/09) na cidade de Conceição do Coité, envolvendo o candidato a prefeito Francisco de Assis Alves dos Santos, conforme noticiado pela imprensa e Relatório do Comando da Polícia Militar, a Justiça Eleitoral da 132ª Zona vem informar o seguinte”:

I – Segundo o Relatório encaminhado à Justiça Eleitoral pelo Major PM Jone Fernando Rigaud Coutinho, Coordenador das Eleições, o referido candidato chegou a sede da 4ª CIA PM por volta das 23h10, temendo por sua segurança, alegando ter sido perseguido e fechado por dois veículos, sendo um Toyota SW4 e um Duster, conduzidos por pessoas já identificadas, tendo alegado uma dessas pessoas que perseguiu o veículo do candidato por suspeitar que estaria o mesmo fraudando a lei eleitoral por meio de compra de votos, mas que não pode comprovar nem a autoria e nem a materialidade de tal acusação, julgando apenas estranho o candidato fugir repentinamente do local e buscar auxílio em um quartel; que em seguida, pessoas se aglomeraram em frente a sede da 4ª Cia PM e foi sugerido ao candidato que embarcasse em uma viatura e saísse pela porta dos fundos para preservar sua integridade, o que foi veementemente negado pelo candidato; que por volta das 2h10, depois da chegada de reforço policial, foi permitida a saída do candidato pela porta da frente, sendo-lhe advertido dos riscos daquela iniciativa. Na operação foram mobilizadas 5 viaturas e um efetivo de 27 PMS.

II – Diante destes fatos, na manhã de hoje (30/09), o Juiz Eleitoral solicitou o reforço policial. Além disso, o Juiz Eleitoral solicitou ao Delegado de Polícia local a instauração de Inquérito Policial para apuração dos fatos.

III – Por fim, a Justiça Eleitoral conclama os candidatos e a população em geral a manter a calma e serenidade visando a normalidade da eleição no dia 02/10/2016, quando os cidadãos exercerão seu direito livre ao voto, como exercício maior da cidadania e democracia.

Justiça Eleitoral

132ª Zona Eleitoral

PREFEITO POSTA VIDEO

O prefeito da cidade de Conceição do Coité, no Nordeste da Bahia, denunciou ter sofrido uma perseguição enquanto saia de uma pizzaria, na noite de quinta-feira (29). De acordo com a defesa de Francisco de Assis (PT), que também é candidato à reeleição, por volta das 23h o prefeito deixou o restaurante acompanhado de dois amigos e do motorista quando percebeu que estava sendo perseguido por dois veículos.

"Eles chegaram a montar um cerco e fechar o carro do prefeito. A sorte foi que o nosso motorista é muito habilidoso e conseguiu furar o cerco", disse o advogado Leonardo Guimarães.

Ainda segundo o advogado, após ultrapassar o veículo que o fechou, a perseguição continuou e o motorista de Assis seguiu até um batalhão da Polícia Militar, onde os quatro ocupantes do carro se esconderam. O grupo só deixou o local por volta das 2h30 desta sexta-feira (30), de onde saíram escoltados pela PM.

Em nota, a Polícia Militar informou que a escolta foi feita pelo comandante do 16º Batalhão, que fica sediado em Serrinha, acompanhado de duas guarnições. O comandante acompanhou o prefeito, juntamente com seus partidários, até a casa dele.

O caso foi registrado na delegacia de Conceição de Coité e a Polícia Civil já instaurou inquérito para investigar a situação. Na tarde desta sexta, o prefeito Assis prestou depoimento à polícia. Além disso, os suspeitos de terem praticado a perseguição foram identificados e deverão ser ouvidos em breve.

Os nomes dos suspeitos, no entanto, não foram divulgados para não atrapalhar as investigações. A polícia irá investigar se há motivação política na perseguição.

SERIA COMPRA DE VOTOS?

A primeira versão que surgiu nas redes sociais pouco depois da meia noite dava conta que o prefeito tinha sido flagrado com grande quantidade de dinheiro supostamente para usar na compra de voto juntamente com o presidente do PT Aroldo Portugal.Mensagens de áudio via WhatsApp de pessoas supostamente contrárias ao prefeito convocava a população para se deslocar até a sede da PM onde o prefeito estava juntamente com Aroldo.Minutos depois uma grande quantidade de pessoas ocupava a área externa da companhia.

Assis disse ao Calila Noticias que estava na companhia de Aroldo e um amigo policial militar que estava de folga e saiam de uma pizzaria, quando estava indo dormir, ao passar próximo a Igreja Assembleia de Deus, na Rua Laurindo Cordeiro, surgiram dois carros, um dos veículos lhe fechou, o policial que estava conduzindo o carro que ele estava conseguiu sair do cerco e se dirigiu para a Companhia, temendo uma emboscada, quem sabe para tirar sua vida.

Assis disse também que não houve perseguição supostamente por ele estar comprando voto, acredita que poderia ter sido morto e que ao chegar a sede da PM os homens que estavam lhe seguindo naquele instante disseram que a sua atitude era de pessoa que estaria cometendo algum tipo de delito.Garante que não tinha dinheiro no carro conforme foi divulgado e sempre combateu essa atitude. “Se eu estava fazendo algo errado porque eu iria parar logo na polícia”? Questionou o prefeito.