Política

JUIZ MORO aceita pedido e converte prisão de Palocci em preventina

Se o governo levar o Centro de Convenções para o Comércio acaba de 'matar' a rede hoteleira da cidade alta, em especial, a próxima do atual CCB.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 30/09/2016 às 20:18
Antonio Palocci está preso em Curitiba
Foto: Cassiano Rosário
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, converteu a prisão temporária do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e de seu ex-assessor Branislav Kontic em prisão preventiva, quando não há data definida para que os investigados deixem a cadeia. A prisão temporária dos dois, de cinco dias, vence hoje (30).

   2. Moro acatou pedido do Ministério Público Federal (MPF). O órgão também solicitou medidas cautelares para outro assessor de Palocci, Juscelino Dourado, que também foi preso na 35ª fase da Operação Lava Jato. Dourado será solto sob a condição de entregar passaportes, não deixar o país, não deixar sua residência por mais de 30 dias e comparecer a todos os autos do processo.

   3. A conversão da prisão de Palocci e Kontic, segundo o despacho de Moro, foi acatada por haver "boa prova de materialidade e de autoria" de ambos sobre os crimes investigados. Além disso, o juiz federal considerou que a soltura de ambos poderia acarretar em "risco à ordem pública, à aplicação da lei penal e à instrução ou à investigação".

   4. No despacho, Moro também rebateu a argumentação da defesa de Palocci sobre prisões na semana da eleição. O Código Eleitoral restringe a prisão de eleitores desde cinco dias antes até 48 horas depois do encerramento da eleição. "Ocorre que os investigados já estão presos desde 26 de setembro. A decretação da preventiva na presente data apenas alterará o título prisional, sem alteração da situação de fato", argumentou o juiz.
                                                                         *****
   5. No início de 2015, a Rede SAC contava com 55 unidades de atendimento ao cidadão. Hoje, esse número ampliou em 11%, e corresponde a 62. A elevação da capacidade de atendimento também inclui a capilaridade da Rede, que hoje está presente em 25 Territórios de Identidade. No Plano Plurianual (PPA) atual, constam projetos que abrangem os 27 Territórios de Identidade do Estado – e um número cada vez maior da população baiana que tem acesso aos serviços e documentos para garantir o exercício da cidadania.

   6. Em maio de 2015, cerca de 40 mil habitantes do município de Rio Real, pertencente ao território Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, receberam as instalações do Ponto Cidadão. A unidade compacta da Rede SAC, oferta cerca de 1.600 senhas de atendimento por mês, acessíveis também à população de outros municípios vizinhos, a exemplo de Itapicuru, Crisópolis, Aporá, Acajutiba, Jandaíra, Esplanada e Conde.

   7. O PTN está bastante otimista com relação ao resultados que advirá das urnas, segundo o candidato a vereador o advogado Sidninho. O partido que tem como presidente na Bahia o deputado Bacelar, espera ultrapassar o número de vereadores eleitos em 2012: foram seis. Para 2016 espera pelo menos 180 mil votos. 

   8. O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, comentou que o prefeito ACM Neto (DEM), candidato à reeleição foi, sem dúvida, o melhor do debate promovido na noite da quinta-feira, 29, pela TV Bahia. Imbassahy completou que o candidato Cláudio Silva (PP) soube tirar proveito da grande audiência oferecida pela emissora, e também apresentou as suas propostas. Para o líder tucano, os candidatos do governador Rui Costa (PT) foram muito mal no debate.

   9. "Alice e Isidório deixaram o público confuso porque não conseguiram deixar o figurino de vereadores de Rui Costa. E, Isidório ainda disse que todo o PT deveria ir para a cadeia. Incrível como os candidatos do governador decepcionaram e bateram cabeça em meio ao programa", analisou.

   10. O bairro de Pernambués recebeu  a caminhada de encerramento da campanha do vereador e candidato à reeleição, Luiz Carlos Suíca, na tarde desta sexta-feira (30). Diferentes lideranças políticas, comunitárias e sindicais de Salvador reforçaram o ato de campanha do edil que manteve caminhadas como suas principais ações eleitorais. 

   11. “Encerramos um período de campanha, mas continuaremos até domingo com as atividades permitidas por lei. Nesse tempo, preciso destacar o orgulho de andar sem medo nas periferias, na nossa campanha não teve temor para assumir o vermelho, e a onda vermelha passou por diferente bairros”.
 
   12. Suíca foi um dos poucos candidatos do PT que assumiu o vermelho como cor predominante de sua campanha.

   14. O ex-presidente de Uruguai, Pepe Mujica, falando sobre o Brasil só pode ser piada.

   15. Segundo as últimas pesquisas, Sônia Fontes (PSB), deixou de ser a favoritva em Alagoinhas.

   16. Se o governo levar o Centro de Convenções para o Comércio acaba de 'matar' a rede hoteleira da cidade alta, em especial, a próxima do atual CCB.

   17. Diz-se que o Salão Imobiliário da Bahhia fez negócios da ordem de R$57 milhões. Então a crise não é tão violenta como se fala.

   18. Legado do PT e de Dilma: 12 milhões de desempregados. 

   19. Os alunos da Escola Carlos Murion, integrante do complexo Cidade da Luz, são finalistas no torneio de matemática do “Khan Academy” - plataforma virtual que possibilita aprendizado personalizado, dentro e fora da sala de aula. A unidade de ensino foi a única, na Região Nordeste, classificada para a etapa final do torneio, que terá resultado neste domingo (02.10).
 
   20. As outras sete instituições classificadas estão localizadas em São Paulo. Ao todo, 222 escolas participaram da disputa em todos os estados brasileiros. A Carlos Murion concorre na categoria “Peso Leve”, que corresponde às unidades de ensino com até 300 alunos.

   21. “Uma doença silenciosa e agressiva”. Assim, a servidora pública Renildes Cardoso Santos, que venceu o câncer de mama, define o câncer de mama, que deverá atingir 2.760 mulheres na Bahia em 2016, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

  22. Ela ressalta a importância de iniciativas de esclarecimento como o ‘Outubro Rosa’, campanha que o Governo do Estado inicia na próxima quarta-feira (5), no Centro Estadual de Oncologia (Cican), às 9h, com palestra, distribuição de esmalte e laços rosa, entre outras atividades, e a presença dos secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de.Políticas para as Mulheres, Olívia Santana.

   23. Durante todo o mês, haverá uma série de atividades com o objetivo de chamar a atenção das mulheres para se cuidarem, uma vez que o diagnóstico precoce pode levar à cura em até 95% dos casos. De acordo com a servidora, a descoberta da doença em estágio inicial foi fundamental para obter êxito no seu tratamento, pois ela não sentia nenhum sintoma. 

   24. “Eu não sentia absolutamente nada, nenhuma dor, nenhum desconforto, fui apenas fazer meus exames de rotina e descobri”.

   25. As inscrições para a edição deste ano do Parlamento Jovem Baiano podem ser realizadas até o próximo dia 7 de outubro. O projeto é uma iniciativa da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Eduardo Salles (PP), e a Secretaria Estadual de Educação.

   26. A iniciativa é voltada para estudantes do ensino médio da rede pública entre 16 e 22 anos. O projeto permite aos jovens vivenciarem na prática o trabalho dos deputados estaduais, com contribuições para a elaboração de projetos de leis e debates em plenário de temas relevantes à população baiana.

   27. Defensor da implantação do projeto na AL, Eduardo Salles acredita ser fundamental trazer os jovens para dentro do parlamento e permitir o entendimento do processo da elaboração de leis que interferem na vida de toda a população. “Queremos que a juventude contribua com ideias e críticas para o nosso processo legislativo e, dessa forma, fortaleçamos a construção de uma sociedade cada vez mais democrática”, explicou o deputado estadual. As inscrições podem ser realizadas no site da Assembleia Legislativa http://www.al.ba.gov.br/servicos/ParlamentoJovem.php), onde também está disponível o regulamento com os critérios de participação.