Política

Câmara de Salvador presta homenagens a personalidades da Bahia

Legislativo entregou medalhas Zumbi dos Palmares, Thomé de Souza e título de Cidadão de Salvador
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 29/09/2016 às 22:48
Entrega da medalha à procuradora Cléia
Foto: Valdemiro Lopes

A Câmara de Salvador entregou à procuradora do Estado da Bahia Cléia Costa dos Santos a medalha Zumbi dos Palmares, por iniciativa do vereador Luiz Carlos Suíca (PT). A solenidade ocorreu na noite dessa quinta-feira, 29, no auditório do Centro de Cultura da CMS, em reconhecimento à luta da advogada no combate ao racismo, discriminação e intolerância na capital baiana.

O petista destacou o trabalho desenvolvido pela homenageada em defesa do povo negro e pobre e elogiou sua atuação nos Sindicatos dos Bancários e dos Trabalhadores em Limpeza Urbana (Sindilimp-BA).

“Ela sempre se preocupou com as causas trabalhistas. Atuou como advogada nesses sindicatos e sempre foi reconhecida pelo pioneirismo em teses humanistas e pela confiança no seu trabalho ético. Os trabalhadores em limpeza são, em maioria, negros, de bairros periféricos, vítimas de problemas sociais, que Cléia Costa sempre defendeu com muita força e garra”, afirmou.

“Quando a liberdade nos orienta, nós sabemos onde chegar, foi assim que essas mulheres e homens conseguiram chegar ao Quilombo dos Palmares. Nós somos mensageiros da liberdade, no lugar onde nós estamos e fazendo nossas atividades. Aprendemos que não devemos cruzar os braços quando vemos injustiças”, disse ela.

Militar homenageado

Outra personalidade homenageada foi o major da Polícia Militar Ubiracy Vieira dos Santos, que recebeu a Medalha Thomé de Souza a pedido do líder do governo na CMS Joceval Rodrigues (PPS).

Formado em Direito o militar serviu no Esquadrão de Motociclista e no Esquadrão de Cavalaria, esteve à frente do processo de criação da Ronda Escolar, implantada e coordenada por ele por vários anos. Esteve à frente ainda das Rondas Especiais (Rondesp), onde esteve por dois anos. Serviu também em diversas unidades operacionais e administrativas da PM, sendo atualmente chefe do Centro de Informações e Decisões Estratégicas (Cide) da estrutura do Comando de Operações Policiais Militares (Coppm).

Empreendedor distinguido

Também recebeu a Medalha Thomé de Souza, no último dia 23, o empreendedor Osvaldo Dórea por solicitação de Carballal (PV), que enxerga no homenageado um “exemplo de cidadão honrado, que vindo de origem humilde conseguiu sobreviver, sendo um vitorioso em Salvador”.

Dórea nasceu em 4 de julho de 1925 no município de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano. Com a morte de pai, quando estava com oito anos de idade, foi morar no Orfanato da Bahia, na cidade natal. Após dois anos, saiu à procura da mãe e do irmão, que estariam morando no município de Mata São João. Acabou sendo acolhido pelo os tios maternos.

Aos 15 anos, mudou-se para Salvador e conseguiu, inicialmente, trabalho como lavador de banheiros. Também foi auxiliar, no tempo livre, dos mecânicos da oficina da Estação do Subúrbio Ferroviário. Em 1944, com 19 anos, conseguiu o primeiro emprego como aprendiz da oficina, praticando ofícios como torneiro, soldador, ferreiro, fundidor, mecânico de máquina a vapor, enrolador de motores e eletricista.

Novo cidadão

Quem tornou-se também cidadão de Salvador foi o vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros, comandante do 2º Distrito Naval, através de projeto de Edvaldo Brito (PSD), no dia 26 passado.

O militar nasceu na cidade de Varginha/MG, em 1959, formou-se na Escola Naval em 13 de dezembro de 1980, pelo Colégio Naval de Minas Gerais, e, ao final do curso, foi selecionado para realizar um Cruzeiro de Instrução no Navio-Escola Esmeralda, da Armada do Chile.

Em 2012, assumiu a Escola de Guerra Naval, em seguida foi promovido ao posto de vice-almirante e designado como diretor de Portos e Costas, em março de 2013. Também foi agraciado com diversos prêmios e medalhas brasileiras e estrangeiras ao longo da carreira, como a Medalhas Comenda Naval da Marinha dos EUA e a Medalha do Mérito Policial Militar do Estado da Bahia.

Assumiu o comando do 2º Distrito Naval em 21 de agosto do ano passado, substituindo o vice-almirante Luiz Henrique Caroli.