Política

ELEIÇÃO 2016: Oposição na CMS trabalha para manter bancada atual

Vereador defende a volta do período de 90 dias para a campanha eleitoral
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 26/09/2016 às 10:16
Silvio Humberto: campanha é muito curta
Foto: Reginaldo Ipê

O BahiaJá trará, a partir de hoje, uma série de entrevistas com as lideranças partidárias na Câmara de Salvador, com as perspectivas de cada uma delas para a eleição do próximo dia 2. Abrimos a série com o vereador Silvio Umberto (PSB), atual líder da oposição na CMS.

BahiaJá - Qual a perspectiva da oposição para este pleito?

Silvio Humberto - É muito difícil fazer previsões nesse cenário de uma campanha muito curta. O cenário ideal seria aumentarmos a bancada em cerca de 50%, mas numa visão mais pessimista trabalhamos para manter o que temos hoje na Câmara. Um cenário golpista desses pode provocar o aumento dos votos nulos e das abstenções, pois há muito desencanto e desesperança das pessoas na classe política, por isso tenho trabalhado não apenas para minha eleição, mas para incentivar as pessoas a irem votar. Mostrar a elas que é preciso participar, porque se não votar aí mesmo é que as coisas não mudam.

BJ – Em sua avaliação o período para a campanha é curto?

SH – 45 dias é insuficiente para a campanha. Acredito que se deveria voltar aos 90 dias, pois três meses de campanha não prejudicaria em nada a sociedade, embora as campanhas no rádio e TV possam ficar para depois. Esse corpo a corpo, do contato com o eleitor, é importante para promover o debate com o eleitor, para nos aproximarmos deles e mostrar nossas propostas. Que debates podemos fazer em 45 dias? Antes mesmo de começarmos a campanha precisamos atender à toda a burocracia, como abrir conta corrente e providenciar toda a papelada, sem falar no período das convenções partidárias para definir os candidatos. Esse cenário de campanha curta e proibição de doações de empresas beneficia mesmo os candidatos mais ricos, que podem empregar seus recursos sem grandes abalos financeiros e ficam com mais chances de ganhar a eleição.