Política

DESABAMENTO DO CCB é apenas ponta icberg do mambembe turismo baiano

Salvador está virando a terra do já teve e ainda resta apenas o Carnaval como evento de porte
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/09/2016 às 19:31
CCB sem manutenção e agora perigoso
Foto: A Tarde
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O desabamento de parte da estrutura do Centro de Convenções da Bahia tem reflexos dos piores para o combalido turismo da Bahia, por sí só, já passando por um dos momentos mais críticos, em baixa, com mudança de secretário na Setur e uma Bahiatursa que está sendo chamada de Bahiatursa-Axé, com diretores ligados a esse segmento musicial. 

   2. Não é fazendo premonições ruinosas, mas, hoje, o governador Rui Costa (PT) deveria acender várias velas a santos e orixás por ter esse 'infortúnio", como classificou o secretário de Turismo, não ter acontecido no Congresso dos Odontólogos ou no evento de reinauguração do centro previsto para o final de outubro.

   3. Quis o destino que caisse diante das fortes chuvas que caem em Salvador na noite da última sexta-feira. Prejuizos enormes, físicos, para o turismo e para a imagem do governo. Vai demorar para que alguém venha fazer um Congresso nesse CCB, de resto, há anos, precisando de manutenção, negligência que vem desde o governo Jaques Wagner. 

   4. Lembre-se que o então secretário de Turismo da época, Domingos Leonelli, fez todo esforço possível para reanimar o CCB e ainda conseguiu fazer alguns eventos por lá. O projeto, no entanto, exigia-se altos investimentos. E pouca coisa aconteceu. Depois, já no governo Rui Costa, assumiu Nelson Pelegrino, uma pessoa esforçada, sem empatia com o segmento e ainda brigando com a direção da Bahiatursa, órgão que passou ao controle político de Marcos Medrado. Não poderia dar certo, como não deu. E Pelegrino foi substituto por José Alves depois de mais uma tertúlio política envolvendo o PR.

   5. Uma pasta tão importante como o Turismo merece do governo do estado uma distinção, um trabalho mais profissional, mas, infelizmente, isso não ocorre. O CCB é só um exemplo. Tem muitas outras coisas que nunca são resolvidas como é o caso de um melhor aproveitamento da Baía de Todos os Santos e uma revitalizaçao do Pelourinho. 

   6. Salvador é o portão de entrada do turismo na Bahia e até vive um bom momento administrativamente. Mas isso de pouco adiante. O Aeroporto de Salvador, o LEM, é o segundo pior do país. Está na lista de concessões anunciadas pelo governo Temer, provavelmente para 2017. Já era para ter sido privatizado há anos, mas, perdeu a chance na Copa do Mundo de 2014. Entraram Rio, SP e BH e a Bahia sobrou. E Wagner não reclamou porque era aliado de Lula/Dilma.

   7. Hoje, a Prefeitura não fala em termos de projetos conjuntos com o Estado. Cada um faz uma coisa e ninguém faz nada direito. Salva-se o Carnaval porque é privado. Assim mesmo, o Rio e SP já aprenderam a fazer carnavais de ruas e perdemos muitas posições com isso. É só olhar. Ivete Sangalo e Claudia Leitte, duas maiores estrelas do Momo, já cantam fora pelo menos dois dias. E isso vai se acentuar.

   8. A cidade tinha regatas de mar internacionais desde a época do governo César Borges. Acabaram. Tinha Stock Car, outro esforço enorme de Leonelli. Acabou. Tinha Natal na Sé. Acabou. Tinha Natal no Dique. Acabou. Tinha reveillon na Barra. Acabou. Tinha um calendário de festas populares. Regrediu diante da violência.

   9. A Prefeitura se esforça com réveilon na Cayru, Festival da Primavera, etc, mas, são eventos localizados, para a galera local. Os hotéis estão à míngua. Os últimos números do setor apontam um pequeno crescimento 42% de ocupação no último mês. Os Jogos Olimpicos, um fiasco.

   10. Ou esse povo senta-se numa távola redonda para se organizar: Estado, Prefeitua, Bureau, Empresários, ou vai ficar nisso ai ou pior. Uma coisinha aqui, outra coisinha acolá e nada mais. 

   11. Quem quiser fazer um teste visite o Centro Histórico de Lisboa (a capital mais pobre da Europa) e o Centro Histórico de Salvador. Lá, milhartes de turistas, qualquer época do ano. Aqui, meia dúzia. Dá pena o nosso querido Pelô.
                                                                              *****
   12. Os integrantes dos conselhos da OCEB e do SESCOOP/BA se reuniram nesta sexta-feira (23) para conhecer e debater as prioridades do cooperativismo baiano. O ponto de partida foi uma pesquisa de opinião realizada com os participantes do Lidercoop – série de encontros regionais com presidentes e outras lideranças cooperativistas, realizada em Luís Eduardo Magalhães, Irecê, Itabuna, Vitoria da Conquista, Feira de Santana e Salvador.

   13. A sessão conjunta é ato contínuo de uma importante experiência de comunicação com as cooperativas que estão na base do sistema – o Lidercoop - na medida em que os conselheiros param para ouvir o que as lideranças têm a dizer. De acordo com Alaerte Arônia, Conselheira do ramo educacional da OCEB, “chamou a atenção o papel da escuta no cooperativismo”. 

   14. Para Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB, os resultados dessa reflexão se destinam a influenciar o planejamento estratégico e serão compartilhados, de forma mais ampla, no evento de alinhamento estratégico realizado no fim de ano.

   15. O Centro Universitário Estácio da Bahia, através do seu Consultório de Nutrição, disponibiliza atendimento gratuito à população em geral. O atendimento é realizado, de terça-feira a quinta-feira, no piso G4, na Clínica Escola, do Campus Gilberto Gil, no bairro do Stiep.

   16. O serviço funciona às terças-feiras, das 14h às 18 horas, para atendimento em Nutrição Clínica Geral, exclusivo para adultos com baixo peso, sobrepeso, diabetes, hipertensão, gastrite etc., e orientação para alimentação saudável. 

   17. Às quartas-feiras, das 13h às 17 horas, é realizado atendimento em Nutrição Materna Infantil, exclusivo para gestantes, nutrizes e crianças. Às quintas-feiras, das 14h às 18 horas, é dia de Nutrição Esportiva, com atendimento exclusivo para atletas ou praticantes de atividade física regular.

   18. Os interessados deverão ligar, de terça-feira a quinta-feira, das 14h às 18 horas para seguintes números: 2107-8339 ou 98889-4708 e marcar a consulta. As atividades do consultório de nutrição estão sob a responsabilidade das professoras Ana Lúcia Guimarães, Andréa Oliveira e Emanuelle Cru

   19. O deputado estadual Fábio Souto (DEM), que sempre ressaltou a importância de uma reforma adequada do Centro de Convenções da Bahia (CCB), recebeu a notícia do desabamento de parte do teto do local com tristeza e preocupação. 

   20. "Infelizmente essa situação já era previsível. Apesar de ainda não existirem informações sobre a real causa do desabamento, o provável é que, devido à estrutura do Centro estar comprometida e não haver manutenção predial, com a força da chuva o prédio não suportou", explicou o parlamentar. 

   21. A Justiça Eleitoral proibiu a veiculação de propaganda do candidato a prefeito de Camaçari Luiz Caetano (PT), na qual ele classifica de “bestas” os eleitores do candidato do Democratas, Elinaldo.

   22. O juiz eleitoral César Augusto Borges de Andrade, atendendo reclamação do setor jurídico da campanha de Elinaldo, considerou que a propaganda do candidato do PT é injuriosa e atinge a honra do candidato e de seus eleitores.

   23. O candidato Luiz Caetano tem prazo de 24 horas para suspender a veiculação da propaganda que chama de “bestas” os eleitores de Elinaldo e ataca a honra de mais de metade do eleitorado local, já que, segundo a última pesquisa do Ibope, o candidato do Democratas tem o apoio de 52% dos eleitores de Camaçari.

   24. Dúvidas sobre a execução de projetos culturais apoiados pelos programas de fomento da Secretaria da Cultura da Bahia – Fundo de Cultura e Fazcultura – e sobre as prestações de contas poderão ser tiradas em mais uma edição do ciclo de palestras promovido pela Diretoria de Controles da Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult). O evento é aberto e gratuito e acontece na próxima quinta-feira (29), das 14 às 17 horas, no Escritório Bahia Criativa, no Forte do Barbalho.

   25. A palestra é voltada para proponentes dos projetos culturais em execução, ou a serem iniciados, apoiados pelas linhas de fomento da SecultBA, como o dos Editais Setoriais 2016, que estão em fase de análise de mérito e o resultado, com os projetos que deverão ser apoiados nessa nova temporada, serão divulgados em breve. 

   26. O palestrante será o diretor de Controles, Manoel Pinto, que abordará aspectos importantes a serem observados pelos agentes culturais, tanto na execução, quanto na prestação de contas.

   27. “É importante para os artistas e agentes culturais entenderem como funciona o processo, já que o apoio do Fundo de Cultura requer um acompanhamento criterioso. O proponente sabe da importância do apoio para o desenvolvimento do seu projeto e precisa estar atento aos mecanismos de controle”.

   28. Segundo ele, o ciclo de palestras, realizado desde 2009, vem alcançando bons resultados, como a redução do retrabalho na apresentação de prestação de contas e a melhor observação dos critérios dos programas FazCultura e Fundo de Cultura. O ciclo de palestras é realizado em parceria com o Escritório Bahia Criativa.