Política

VOTO DOS TRÊS SENADORES baianos foram NÃO e obedecem politica local

Senadores votaram pensando em 2018 na Bahia
Tasso Franco , da redação em Salvador | 31/08/2016 às 14:02
Os senadores baianos votaram de olho em 2018 na Bahia
Foto: DIV
  Os votos NÃO dos três senadores baianos - Lidice da Mata (PSB), Otto Alencar (PSD) e Roberto Muniz (PP) - não surpreenderam, pois, obedeceu ao regioanlismo da política baiana em detrimento de quaisquer interesses maiores pelo país. 

   O trio é alinhado governador Rui Costa (PT) e adversário do grupo comandado pelo prefeito ACM Neto (PMDB) e pelo ministro Geddel Vieira Lima (PMDB).

  Lidice da Mata foi eleita senadora, em 2010, graças ao governador Jaques Wagner, o qual reeleito com uma margem de diferença muito grande para Paulo Souto, puxou Lidice e Walter Pinheiro (PT). 

   Em 2014, Lidice candidatou-se a governadora na onda politica de Eduardo Campos com a proposta de ser uma terceira via na política baiana. Ao perder a eleição, no entanto, abandonou o projeto da terceira via e alinhou-se com Rui Costa, o governador eleito pelo PT, e com Jaques Wagnerm, então poderoso minisrtro de Dilma.

  Portanto, seu voto pela manutenção de Dilma tem muito a ver com essa história política e não com sua história política na inteireza, até porque, em 1992, votou pelo afastamento de Collor quando era deputada e usou isso no palanque para eleger-se prefeita de Salvador, pelo PSDB.

  Otto Alencar era 'carlista' (de ACM) e bandeou para o PT em 2006 elegendo-se vice-governador na chapa de Wanger, de quem se tornou amigo. Daí seguiu para o Senado, em 2014, tendo mandato até 2022. Está alinhado com Rui Costa e fala-se que, seu sonho, é ser governador da Bahia algum dia.

  Roberto Muniz era suplente de Walter Pinheiro e ligado ao grupo politico de João Leão (PP), vice-governador do Estado.