Política

SUCESSÃO EM SÃO FRANCISCO DO CONDE: Ralison avança pelos bairros

A campanha em São Francisco do Conde
Da Redação , Salvador | 28/08/2016 às 08:40
Ralison Valentim em campanha
Foto: DIV
A força da campanha para prefeita de São Francisco do Conde de Ralison Valentim (DEM), irmã da ex-prefeita Rilza Valentim, que faleceu em 2014, tem gerado pânico no seu opositor Evandro Almeida (PP). Em uma atitude desesperada, o candidato do Partido Progressista entrou com pedido de impugnação da candidatura da democrata. Entretanto, os argumentos utilizados para tal fim não se sustentam.

Embora sua irmã tenha sido prefeita, a eleição de Ralison não se configura como terceiro mandato. A morte da irmã Rilza Valentim, que foi gestora da cidade de 2009 a 2014, quebra o vínculo familiar neste caso. A interpretação é do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu parecer favorável em um caso semelhante em 2008, em Pombal - PB.

Além disso, Ralison Valentim é oposição declarada ao atual prefeito da cidade, que governa há dois anos, após a morte de Rilza, desfazendo, assim, os laços com o mandato anterior. O Ministro Teori Zavaki, do STF, relator na votação do Recurso Extraordinário no episódio em Pombal, há 8 anos, foi claro ao votar a favor da candidata em questão, sendo acompanhado por unanimidade.  “A morte, além de fazer desaparecer o grupo político familiar, impede que os aspirantes do poder se beneficiem de eventuais benesses que o titular lhes poderia proporcionar”, afirmou na época. 

É de conhecimento geral que decisões tomadas pelo STF, órgão máximo do judiciário brasileiro, são aceitas como base para julgamento de casos semelhantes. Sendo assim, Ralison Valentim está amparada por jurisprudência, não restando dúvidas sobre a candidatura da postulante.