Política

DILMA VAI AO SENADO segunda fazer defesa no julgamento do impeachment

Fato lamentável este de caminhão do Exército ser apreendido com 3 toneladas de maconha na região de Campinas, SP. Dois cabos estão presos e serão expulsos.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 28/08/2016 às 18:07
Presidente afastada Dilma Rousseff
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A presidente afastada Dilma Rousseff vai fazer sua defesa pessoalmente no julgamento processo de impeachment nesta segunda-feira, 29, no Senado. Ela terá 30 minutos iniciais, que poderá ser prorrogado por mais 30.

   2. O tempo poderá ser estendido a critério do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. Em seguida, ela responderá aos questionamentos dos senadores. Cada parlamentar terá até cinco minutos para seus questionamentos.

   3. Dilma terá o tempo que julgar necessário para responder e não será permitida réplica e nem tréplica. Dilma também poderá deixar de responder as indagações dos senadores. Ela também responderá a eventuais questões formuladas pela acusação e pela defesa.

   4. A presidente afastada estará acompanhada de cerca de 30 pessoas, entre ex-ministros, presidentes de partidos aliados, assessores e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até agora, já se inscreveram para questionar Dilma 47 dos 81 senadores.

   5. Senadores contrários e a favor de Dilma se reuniram neste domingo, 28, para traçar estratégias. "Nós fizemos uma reunião dos partidos que compõem a base aliada para organizar o comportamento na sessão de amanhã.  A decisão tomada é de tratar a presidente com todo o respeito que ela merece como presidente afastada, como uma pessoa que comparece ao Parlamento cumprindo o rito constitucional do impeachment", disse o senador Agripino Maia (DEM-RN) após a reunião.

   6. Os senadores avaliam que Dilma adotará um tom emotivo em seu discurso e que confrontos e bate bocas, como os que ocorreram nos dois primeiros dias do julgamento final possam vir a favorecer a petista. "Não aceitaremos as provocações e nem a beligerância proposta com o intuito de criar fatos novos que possam mudar os votos dos senadores", acrescentou o senador.

   7. Segundo o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), caberá a Dilma dar o tom da sessão. O tucano disse ainda que a orientação para os questionamentos será de se ater a questões formais do processo contra Dilma, que responde sob a acusação der ter editado em 2015 três decretos de créditos suplementares sem autorização do Congresso e, também, de atrasar o pagamento para o Banco do Brasil, de subsídios concedidos a produtores rurais por meio do Plano Safra, as chamadas pedaladas fiscais.

   8. "Nossa disposição é de fazer perguntas duras, técnicas, sobre os crimes cometidos pela presidente para que ela possa se manifestar sobre eles. Obviamente que se o tom que vier da presidente ou mesmo de senadores que lhe apoiam for outro, a reação será a altura", alertou.

    9. Dilma deverá fazer uma rápida fala para manifestantes contrários ao impeachment na Esplanada dos Ministérios. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) está programando colocar militantes tanto na Esplanada, como também um pequeno grupo na entrada do Palácio da Alvorada, residência de Dilma, mas já avisou que está sem dinheiro para fazer uma grande mobilização e garantir uma vigília durante toda a segunda-feira.

   10. Por isso, Dilma está sendo orientada a fazer a fala para o público antes de entrar no Senado. Petistas querem incluir essas cenas externas em um dos documentários sobre o processo de impeachment que estão sendo rodados.

   11. Do líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, acerca do séquito que estará ao lado da presidente Dilma Rousseff, nesta segunda-feira, 29, quando a presidente afastada se defenderá, pessoalmente no processo de impeachment, no Senado: “O julgamento do impeachment se transformou num enterro de luxo, tem cortejo e até homenagem de companheiros arrependidos.
                                                                        *****
   12. O Exército Brasileiro informou nesta tarde de domingo (28), em nota, que os militares presos após serem flagrados transportando 3 toneladas de maconha em caminhão da instituição em Campinas (SP) nesta madrugada serão expulsos da corporação.

   13. "O Exército Brasileiro não admite atos desta natureza que ferem os princípios e valores mais caros sustentados pelos integrantes da Força. Diante da gravidade do fato, que desonra a instituição e atinge a nossa sociedade, os militares encontram-se presos e serão expulsos do Exército", informou a instituição, por meio de seu Centro de Comunicação Social.

   14. Os cabos presos em flagrante são Higor Abdala Costa Attene e Maykon Coutinho Coelho, que pertecem ao 20º Regimento de Cavalaria  Blindado (20 RCB), de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS). O terceiro detido é Simão Raul, que fugiu após a ação e está internado em Limeira. Ele é do mesmo regimento e será levado para São Paulo quando receber alta.

                                                                       *****

  15.  O trabalho de planejamento do Conselho Gestor da Revitalização do Rio São Francisco terá continuidade com a segunda reunião da Câmara Técnica que atua como secretaria do Conselho. O encontro será na segunda-feira (29.08), às 15h, no Ministério da Integração Nacional, em Brasília, quando será apresentada a proposta do regimento interno para funcionamento do grupo, com a presença do titular da pasta, Helder Barbalho.

   16. O secretário e o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira e Wagner Soares Costa, respectivamente, estarão presentes nessa próxima reunião. Nessa fase de planejamento, que vai até novembro, o ministro da Integração, Helder Barbalho, propôs a divisão em grupos de trabalho, de onde devem surgir propostas para as intervenções de revitalização do rio.

   17. O CBHSF participará de quatro desses grupos: o que fará o detalhamento das linhas de ação; o das diretrizes para elaboração e monitoramento de plano de longo prazo; o que versa sobre as linhas de trabalho relativas a planejamento e monitoramento; e, por último, o grupo que elaborará propostas voltadas para a proteção e uso sustentável dos recursos naturais.

   18. Há um ano,  o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) adquiriu autonomia administrativa, orçamentária e financeira. Os 365 dias seguintes foram marcados pelo lema ‘10 anos em 1’ e por conquistas que tornam o dia 25 de agosto motivo de orgulho para os oficiais e praças da corporação. 

   19. Reformas, novo fardamento, subgrupamento no interior, ampliação do efetivo, centro de treinamento, academia e uma série de mudanças melhoraram o atendimento à população baiana, tanto no combate a incêndios, quanto no atendimento de ocorrências em rodovias e no trabalho de prevenção de acidentes. 

   20. Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles Barbosa, o dia 25 de agosto é motivo de comemoração. “Não podemos nos queixar de quando éramos integrados à Polícia Militar, que hoje é referência para nós, como unidade ‘mãe’. Mas, com a independência, nós tivemos como nos concentrar para crescer de forma mais vigorosa e melhorar ainda mais o serviço prestado à comunidade”. 

   21. Em Ubatã, pesquisa do Instituto Social e Estatística, de Agenor Gasparetto, coloca três mulheres como as mais cotadas para ocupar a prefeitura municipal.  Na pole position a prefeita Siméia está com 60% das intenções de voto, contra 25% de Rosana Magalhães do DEM. A terceira colocada, Hercília Silva, tem apenas 1,2% das intenções de voto. 

   22. O outro candidato, Orlando, quase não pontuou: Ficou com 0,2% das citações. A prefeita possui também a menor rejeição, 25,5%. Esta pesquisa foi registrada junto ao TSE com o número BA-00464/206