Política

SEM SURPRESAS campanha na TV começa com ataques de Alice a Neto

17. A Faculdade de Comunicação da UFBA, localizada no campus de Ondina, inaugurou nesta sexta-feira (26/08) um novo prédio de três pavimentos e melhorias na infraestrutura do piso térreo do atual edifício
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/08/2016 às 18:33
Deputado Isidório, o botijão e a bíblia
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Sem novidades. O primeiro dia de campanha eleitoral com prefeituráveis de Salvador no rádio e TV, iniaciada nesta sexta-feira, 26, mostrou o que o meio político já vinha comentando nos corredores da Assembleia, uma atitude de ataque ao prefeito por parte de Alice Portugal, do PCdoB,  o deputado Isidório com seu messianismo e repetindo o jingle da campanha de Candeias, 2012, "é melhor ser doido do que ladrão",  o prefeito ACM Neto com tom propositivo, e a vice-Célia em tons denuncistas contra Neto, especialmente no rádio.

   2. Do ponto de vista de agradar ao grande público, no rádio, o jingle de Neto com o Psirico tem tudo para pegar. Bem no estilo carnavalesco do PSI. 

   3. O deputado Isidório tem pouco tempo na TV, menos de 1 minuto, e procurou mostrar seu trabalho social na Fundação Dr Jesus, em Candeias. Depoimento: "Ele não é doido, nada", diz uma senhora para outra, esta, que solta: "Eu sei!". Isidório, que se apresenta como um homem que nasceu na perferia de Salvador, na Rua das Virgens, tem sete filhos e sete netos, diz que a Dr. Jesus já resgatou 42 mil pessoas. Uma cabeleireira diz: "Se tivesse 10 mil doidos como ele, nosso mundo seria melhor".

   4. Alice Portugal (PCdoB), como já era esperado, partiu para a linha de ataque evidenciando as denúncias da vice-prefeira Célia Sacramento sobre superfaturamento de obras da capital, publicadas domindo, dia 21, em A TARDE. Nas inserções Alice usa a reportagem para desgastar a imagem de Neto por meio da denúncia da qual Célia disse não ter provas, ainda que afirme que uma perícia poderia constatar o que ela declara. .

   5. O governador Rui Costa (PT) apareceu pedindo votos para Alice, assim como a senadora Lídice das Mata (PSB) e o secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal. O discurso "contra o golpe" abriu o programa e a ideia do fortalecimento da figura da mulher é constante. Alice é apresentada como a filha de costureira e pai servidor público que desde cedo está na luta em favor da população.

   6. O prefeito ACM Neto foi o único a falar da cidade. Adotou o discurso de que ainda há muito o que fazer (velho chavão), mas, hoje,  que as mudanças no espaço físico e na auto-estima das pessoas são evidentes. O próprio jingle de Neto começa com a ideia de que "Salvador renasceu, não dá pra esquecer (...) e que a cidade quer de novo você [Neto]".

   7. "As pessoas sabiam que não dava para resolver tudo, nem nós prometemos resolver tudo. Mas Salvador vive um momento diferente, a cidade se reencontrou com sua auto-estima. Se não fosse meu amor por Salvador, eu não teria dado minha palavra há quatro anos atrás, que queria ser prefeito para mudar a realidade da nossa cidade".

   8. O candidato Claudio Silva (PP) diz que é o candidato que pensa diferente, repetindo o discurso de Neto, em 2012.  O sobrenome comum entre os brasileiros foi mote para que buscasse uma identificação com o eleitor da periferia, que acorda cedo e pega ônibus lotado diariamente. 

   9. Com poucos segundos de TV, Fábio Nogueira, do PSOL, enfatizou que é hora da mudança. Célia Sacramento (PPL) e Da Luz (PRTB) não entregaram as peças de propaganda eleitoral em tempo hábil.

   10. Pelo exposto, a candidata que ará mais trabalho a Neto será Alice. E como no marketing politico os ataques são comuns de lado a lado, ela que se organize.
                                                                           *****
   11. Na manhã deste domingo (28), o deputado estadual Alex Lima (PTN) vai inaugurar a conclusão das ligações domésticas para levar água de poços artesianos para 65 famílias moradoras do povoado rural de Bacias, município de Rio Real, Litoral Norte da Bahia. 

   12. A distribuição de água no local foi um dos pleitos levados pelo parlamentar e o prefeito Orlando do Banco (PSB) ao secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto. "Investir em distribuição de água é investir em qualidade de vida para a população. Nosso objetivo é trabalhar sempre em busca do melhor para Rio Real e o Litoral Norte”, disse o deputado.

   13. O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), serviço de média e alta complexidade, amparada no Programa Viver Sem Limites, do Governo Federal, será inaugurado nesta segunda-feira (29), na Avenida das Nações, em Teixeira de Freitas, às 9h30, pelo governador Rui Costa. 

   14. Durante o evento, o governador entrega 91 títulos de domínio aos agricultores do Território Extremo Sul, e inaugura a quadra poliesportiva coberta, com vestiário, da Escola Jesse Inácio, no bairro de Redenção. Logo depois, às 11h10h, Rui conhece o Centro Educacional Professor Rômulo Galvão.

   15. Com o intuito de desconstruir o atual “entendimento equivocado sobre a naturalidade de atos de corrupção e a constante prática do jeitinho brasileiro que burla normas e regras vigentes no país”, o deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou, para votação na Assembleia, projeto de lei que pretende somar ao currículo escolar do estado a disciplina “Educação Moral e Ética”.

    16. Além de reafirmar valores como ética, moral e sociedade, a matéria também pretende resgatar e estimular a participação de jovens na política baiana. A proposição aponta que segundo o último ranking da corrupção organizado pela Transparência Internacional e divulgado em dezembro de 2014, que mede o índice de percepção da corrupção, o Brasil aparece em 69ª posição entre os 175 países. 

   17.  A primeira edição do projeto “Caravana Cravos e Rosas na Paz! Unidos pelo Fim da Violência contra a Mulher” será realizada na cidade de Camaçari, na próxima quarta-feira (31). As atividades acontecerão a partir das 09h, na Escola Professor Luís Rogério de Souza, no bairro Gleba C.
 
   18. A ação realizada pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), em parceria com o Instituto Avon e a Prefeitura Municipal de Camaçari, conta também com o apoio da ONU Mulheres e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher da Bahia (CDDM).

   19. A vereadora Naide Brito (PT) lança, oficialmente, sua campanha à reeleição neste sábado, dia 27.08, às 15, em ato no Clube Ipitanga, Centro de Lauro de Freitas, com a presença da chapa majoritária que tem Moema Gramacho, candidata a prefeita, e Mirela Macedo na vice, além de lideranças locais e parlamentares.

   20. Eleita em 2012, Naide foi uma das vozes mais fortes na oposição ao atual prefeito. Denunciou o desmonte da saúde e da educação, o sucateamento do setor social que era referência para o país na gestão anterior, e o abandono de projetos que deram visibilidade ao município, a exemplo das parcerias para promoção da paz e de apoio à autonomia das mulheres.

   21. A Faculdade de Comunicação da UFBA, localizada no campus de Ondina, inaugurou nesta sexta-feira (26/08) um novo prédio de três pavimentos e melhorias na infraestrutura do piso térreo do atual edifício, com renovação da fachada, do jardim, da portaria, da cantina e instalação de rampa de acessibilidade. A solenidade de entrega das obras à comunidade terá a presença do reitor João Carlos Salles.

   22. Em seu conjunto, a obra custou cerca de R$3 milhões e beneficiará os mais de 600 estudantes dos cursos de Comunicação e Produção Cultural, além de vários alunos oriundos de outros cursos, mas que também assistem aulas na Faculdade, como informa a diretora da unidade, Suzana Barbosa. Segundo ela, as melhorias qualificam as dependências da Faculdade, que ocupou o prédio do antigo Restaurante Universitário no ano 2000, e apenas vinha fazendo adequações, ao longo do tempo, para funcionar.