Política

Gilmelândia é pré-candidata a vereadora de Salvador pelo PR

Gil pretende intensificar a sua atuação em comunidades que sofrem com usuários de crack e trabalhar em prol do turismo da cidade
Ascom Gilmelândia , Salvador | 25/07/2016 às 13:38

O Partido da República (PR) confirma que a cantora Gilmelândia é pré-candidata a vereadora de Salvador nas eleições desse ano. Com um trabalho de 15 anos na área social e com o título de madrinha do combate ao câncer, Gil pretende intensificar a sua atuação em comunidades que sofrem com usuários de crack e trabalhar em prol do turismo da cidade.

Gilmelândia Palmeira dos Santos é natural de Salvador. A cantora ficou nacionalmente conhecida quando se tornou vocalista da Banda Beijo, entre 1998 e 2001. Após sair do grupo, em sua trajetória, lançou outros álbuns até se tornar apresentadora de TV, à frente do programa Viva a Noite, no SBT.

O nome de Gil na política vem em um momento onde os partidos estão incentivando novas filiações femininas, a fim de que as mulheres, que representam mais da metade do eleitorado brasileiro, mudem os números nos parlamentos e se engajem na política.

Assim como ela, alguns artistas baianos encorpam a lista dos que tentaram ou já fizeram parte do cenário político, como o cantor Gilberto Gil, que liderou o Ministério da Cultura do Brasil durante a gestão do ex-presidente Lula. Irmão Lázaro, ex-integrante do Olodum também já disputou uma vaga na Câmara dos Deputados; o baiano de Salvador e ex-pugilista “Popó” ocupou cargo de deputado federal, tentou reeleição em 2014 mas não teve êxito. Outra figura que deixou os holofotes da música baiana para tentar se eleger a deputado estadual foi o cantor Ninha, da banda Trem de Pouso e ex-vocalista da Timbalada.