Política

A VIOLÊNCIA em Salvador, racismo, genocídio e ótica dos polÍticos, TF

Unijorge emite nota de esclarecimento sobre os acontecimentos do 'homem bomba' no seu campus neste domingo
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/07/2016 às 19:44
Sd Éder, da PM, negro, jovem, morto em emboscada
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Ainda falando sobre o aumento da violência em Salvador, dois aspectos muito comentados pelos políticos, em especial, e também por integrantes de alguns movimentos organizados, estão relacionados ao racismo e ao extermínio dos jovens negros. 

   2. A questão racial não pode ser subestimada, mas, deve ser vista, no nosso entendimento, num conceito mais amplo, institucional, histórico, e que precisa, de fato, ser encarada com políticas tanto públicas como privadas, no sentido de fortalecer camadas da sociedade que necessitam de suporte técnico, educação, acessos às universidades e cursos técnicos, ensinamentos do empreededorismo e assim por diante.

   3. Agora, colocar a questão do racismo na ponta de qualquer fato não procede. Veja o recente crime envolvendo o soldado da PM Éder Ricardo Cardoso assassinado em Cajazeiras, último dia 17. Houve um desentendimento no trânsito e dois jovens foram tirar satisfações com o SD/PM. Só que chegaram armados e um deles atirou no policial. Este regariu. Resultado: dois morots. Ambos, negros e jovens. 

   4. No outro dia, a PM fez um cerco a outro suspeito de ter participado do crime, Ismael Santos da Cruz, MC, 26 anos, houve confronto e mais uma morte. Final da história: 3 negros, jovens, mortos.

   5. Tem alguma coisa a ver com racismo? Não. Institucionalmente, vamos lá que sim, entendendo-se que eram 2 jovens, da preriferia, chamados de PPP - Pretos, Pobres e da Periferia - e que poderiam ter sido melhor educados e não precisariam resolver uma briga de trânsito na bala. 

   6. Casos como este e outros assemelhados acontecem com frequência em Salvador. O relatório final da CPI do Assassinato de Jovens foi apresentado neste semestre com a conclusão de quase um ano de trabalho para identificar as origens da violência contra os jovens e indicar as ações necessárias para reverter esse quadro.  

   7. A comissão, instalada em maio de 2015, ouviu mais de 200 pessoas em 29 audiências públicas em vários estados. De acordo com dados apurados pelo colegiado, o homicídio continua sendo a principal causa de morte de jovens negros, pobres, moradores da periferia dos grandes centros urbanos e, mais recentemente, também do interior do país.

   8. A CPI ouviu professores universitários, pesquisadores, procuradores, juízes, conselheiros, defensores públicos, secretários estaduais de Segurança e de Justiça, delegados, policiais, representantes de ONGs, vítimas de violência e familiares de vítimas.

   9. O problema considerado por alguns participantes como uma “guerra civil não declarada” e um “extermínio da juventude pobre e negra” é confirmado pelo mapa da violência no Brasil que revela: das mais de 50 mil pessoas assassinadas anualmente, quase metade das mortes é de jovens entre 16 e 17 anos.

   10. Os homens são 93% das vítimas. Homens negros morrem três vezes mais que homens brancos, e as vítimas com baixa escolaridade também são maioria. Além disso, a arma de fogo foi usada em mais de 80% dos casos de assassinatos de adolescentes e jovens. Ainda de acordo com o estudo, a Região Nordeste apresentou os maiores índices de violência.

    11. Na avaliação da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), presidente da comissão, o chamado jovem “sem-sem”, sem escola e sem trabalho, está na faixa mais vulnerável, vítima da criminalização pela sociedade e atraído principalmente pelo tráfico de drogas.

    12. Para a parlamentar, o Estado brasileiro tem a responsabilidade de apresentar alternativas que impeçam o jovem de ser atraído pelo crime, que comumente leva a chacinas, acertos de contas e ao confronto com a polícia.

   13. Ações de educação, saúde, cultura, esporte, além de uma campanha de conscientização para maior aceitação e tolerância da juventude são apontadas pela senadora como políticas públicas e sociais efetivas.

   14. Quetiona-se ainda os chamados "autos de resistência " (confrontos) que permite a justificativa da morte. Acontece que a Policia, também, está no fogo cruzado e não enfrenta jovens usando 'badoques' e sim armas das mais variadas.

   15. A Policia da Bahia é, provavelmente, a mais miscigenada do país. Tem um contingente de tropa que é o retrato da cidade com 85% de negros e mestiços daí que a tese do geneocidio associada ao racismo não se sustenta.

   16. E o que é genocídio? É o exterminino deliberado de uma comunidade, grupo étnico, racial ou religioso, como aconteceu na II Guerra Mundial com os judeus, com os curdos, com indios brasileiros nas entradas e bandeiras.

   17. Esse é um termo forte usado pelos políticos e que não se enquadra na Bahia, em Salvador. Há mortes e muitas, gerados na sua maioria, entre pobres x pobres. Só é olhar as estatíticas nos finais de semana. 

   18. Veja o que aconteceu recentemente no ônibus assaltado na Jaqueira do Carneiro: ônibus lotado de trabalhadores de renda baixa é assaltado por dois ladõres, ambos pobres e pretos. Houve reação de um passageiro, troca de tiros. Um auxiliar de padaria morre, preto, pobre, e um bandido é ferido. O outro fugiu.

   19. A violência existe em Salvador, é crescente, mas, é preciso entendê-la na sua essência sem exageros nas adjetivações. 
                                                                                  *****
   20. NOTA À IMPRENSA ESCLARECIMENTO UNIJORGE:  No início da tarde deste domingo, 24 de julho, durante os preparativos para o início da 1ª fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Salvador, que seria realizado no  prédio 1 do campus Paralela da instituição, um homem até então não identificado ameaçou explodir artefatos que carregava consigo. 

   21. Apesar da correria, felizmente o prédio foi evacuado, sem vítimas ou reféns. A Polícia Militar foi acionada e, chegando rapidamente ao local, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) assumiu a situação, isolando o incidente à sala 711, no 7º andar, onde o suspeito se encontrava. 

   22. Pouco depois das 16h30min, aconteceu a rendição, com a prisão do homem e a retirada do artefato intacto para investigação. O homem foi identificado como Frank Oliveira da Costa. Ainda não é sabido o que teria motivado o ocorrido e a investigação está a cargo da Polícia. 

   23. O prédio 1 do campus Paralela é frequentemente alugado para realização de provas e concursos. Nessas ocasiões, o locatário assume na totalidade a operação do espaço, sendo responsável por limpeza, acesso, segurança, dentre todas as outras atividades necessárias para o pleno funcionamento do local. É a primeira vez que é registrado um incidente do tipo. 

   24. Tão logo soube do ocorrido, a Unijorge se prontificou a dar acesso às centrais de monitoramento e controle para que a polícia pudesse  atuar com a agilidade necessária, estando presente durante todo o tempo até a evacuação completa do campus e resolução final da situação.
                                                                                    *****
   25. Diante da matança de jumentos autorizada pelo Governo da Bahia, a vereadora Ana Rita Tavares viajou até Jacobina, onde presta apoio na organização de um manifesto contra o abate dos animais na cidade. Em um ato simbólico, o grupo se reunirá em frente ao frigorífico. "Iremos representar todo o Brasil que repudia esta barbárie contra estes pobres animais, tendo como motivo apenas a retirada do seu couro para fabricação de produtos de beleza e bolsas na China", diz a edil.

   26. De acordo com o presidente da União de Entidades Protetoras dos Animais da Bahia (Unimais), a coalizão será formada por algumas entidades de São Paulo, Piauí, Distrito Federal, grupos de Proteção Animal de Jacobina e região, além da Marcha Nacional de Defesa Animal. 

   27. Localizada no Território de Identidade Velho Chico, a cidade de Riacho de Santana, sedia até este domingo (24), na Praça da Paquera, a 1ª Feira Regional da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Velho Chico. Em visita ao evento, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, anunciou investimentos superiores a R$ 2 milhões. 

   28. Os recursos para infraestrutura produtiva da agricultura familiar do território vão ser destinados, por meio de editais de apoio à apicultura e meliponicultura, bovinocultura de leite e socioambientais, do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

   29. Foram entregues 219 títulos de posse de terra a agricultores familiares, 40 barracas de feira de livre para comercialização de produtos, selo da agricultura familiar para associações de agricultores, mudas de palmas forrageiras e de mandioca, além de kits de irrigação e uma motocicleta.

   30.  Quatro obras realizadas pela Prefeitura na região do Subúrbio Ferroviário, nas áreas de habitação, educação e infraestrutura, foram vistoriadas por uma comitiva municipal. As visitas contaram com as presenças do prefeito ACM Neto, dos secretários Joelice Braga (Educação), Paulo Fontana (Infraestrutura e Defesa Civil) e Marcílio Bastos (Manutenção), demais gestores e autoridades, todos acompanhados por moradores.
 
   31. O ponto de partida foi a assinatura de ordem de serviço para reconstrução da Escola Municipal Esther Félix da Silva, localizada na Rua Almirante Marques de Leão, 59, no final de linha de Fazenda Coutos. O valor de investimento previsto no local é de R$2,1 milhões e, com a nova estrutura, a escola irá dispor de dois pátios cobertos, 20 salas de aula, duas diretorias, duas secretarias e dois playgrounds além de dependências administrativas como lavanderias, sala de freezer, área de serviço, cozinha, dispensa e sanitários.
 
   32. Nesta escola, onde atende a alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA), o número de vagas deve ser ampliado. Atualmente, a instituição conta com 821 alunos. Após a reforma, o número será ampliado para mais de mil estudantes atendidos.