Política

Waldir Pires propõe título de Cidadão de Salvador para Pepe Mojica

Segundo o vereador Mojica é uma das personalidades mundiais mais relevantes da atualidade
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 22/07/2016 às 23:12
Waldir: homenagem a Pepe Mojica
Foto: LB

O ex-presidente e atual senador do Uruguai José Alberto Mujica Cordano, mais conhecido como Pepe Mojica, receberá o título de Cidadão de Salvador por iniciativa do vereador Waldir Pires (PT). O projeto foi apresentado à mesa da Câmara Municipal e deve ser apreciado pelo plenário em breve.

De acordo com o petista o uruguaio “é uma das personalidades mundiais mais relevantes da atualidade. Ele teve importante papel no combate à ditadura militar no Uruguai (1973-1985). Por suas ações de resistência, passou 14 anos na prisão, de onde só saiu no final da ditadura”. No total foram quase quinze anos na prisão. O último período durou treze anos, entre 1972 e 1985. Após o retorno à democracia, foi libertado, beneficiado pela lei de anistia.

“Alguns anos após a abertura democrática, Mojica criou, junto a outras lideranças do MLN e outros partidos de esquerda, o Movimiento de Participación Popular (MPP), dentro da Frente Ampla”, relembra o ex-governador.

Mujica nasceu em 20 de maio de 1935, no bairro Paso de la Arena, em Montevidéu. Seu pai era um pequeno agricultor que foi à falência pouco antes de sua morte, em 1940, quando Mujica tinha seis anos. Recebeu educação primária e secundária na escola pública. Nas eleições de 1994, foi eleito deputado por Montevidéu. “Sua presença na arena política foi chamando a atenção das pessoas e, nas eleições de 1999, foi eleito senador. Em 1º de março de 2005, o presidente da República Tabaré Vázquez, o designou ministro da Agricultura. Em 29 de novembro foi eleito presidente com uma porcentagem superior aos 52% dos votos válidos”, acrescenta Waldir.