Política

SUÍCA acredita que salários dos tercerizados da SEC serão pagos

Para o petista o novo secretário Walter Pinheiro está se empenhando para resolver os atrasos
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 30/06/2016 às 18:57
Suíca: Pinheiro está se esforçando
Foto: LB

O pagamento de salários dos trabalhadores terceirizados na Secretaria da Educação pode estar perto de uma solução. É o que pensa o vereador e dirigente do sindicato da categoria na Bahia (Sindilimp), Luiz Carlos Suíca (PT). Segundo ele a entidade tem buscado garantir os direitos funcionários e o novo secretário Walter Pinheiro tem demonstrado interesse resolver o problema dos atrasos. Na última terça-feira, 28, houve reunião entre Pinheiro e a coordenadora-geral da entidade sindical, Ana Angélica Rabello.

“Todas as outras secretarias deveriam fazer o mesmo e buscar se organizar para cumprir suas prerrogativas em relação aos terceirizados. O papel de Pinheiro é de suma importância, quero lembra que nós tivemos uma crise dessa no governo de Jaques Wagner e foi junto com a Secretaria de Planejamento, comandada por Pinheiro, que conseguimos resolver. Isso reforça nossa tese de que os sindicatos precisam ser ouvidos. Melhor ouvir que mandar prender. A gente não pode esquecer também que a desarticulação da quadrilha que deu base para a operação ‘Jaleco Branco’ teve atuação direta dos sindicatos, inclusive o Sindilimp”, diz o petista.

Ele reconhece que a economia passa por um momento difícil, mas o Sindilimp tem feito o seu papel de auxiliar a gestão, reivindicando a garantia de pais e mães de família em seus postos de trabalho: “Não podemos admitir que pessoas com 25 anos de prestação de serviço ao Estado sejam demitidas sem nenhum critério. Então o secretário Pinheiro está cumprindo um papel que a OIT [Organização Internacional do Trabalho] determina: em caso de demissão em massa, o sindicato da categoria pode até não reverter, mas tem de ser ouvido”.

Durante o encontro foi destacado o papel desempenhado pelos prestadores de serviços nas escolas estaduais da Bahia. Pinheiro destacou o compromisso para quitar todas as parcelas dos contratos e exigir das empresas que façam o imediato pagamento das parcelas que correspondem aos trabalhadores. “Que este ato conte com a presença firme, como tem sido praticado até aqui, da coordenadora do Sindilimp, acompanhando e fiscalizando”, declarou, em nota divulgada pela Secretaria.