Política

HILTON COELHO apoia greve de vigilantes na Biblioteca Central

Para o vereador o governador tem responsabilidade indireta pelo não pagamento dos salários
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 29/06/2016 às 18:44
A biblioteca está funcionando parcialmente
Foto: Ronaldo Silva/Secom

A greve dos vigilantes da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, conhecida também como Central dos Barris, é justa, pois não restou alternativa aos trabalhadores para receber seus salários. A opinião é do vereador Hilton Coelho (Psol), membro da Comissão de Educação e presidente do colegiado de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara de Salvador.

De acordo com o edil “o governo estadual contrata empresas que não cumprem a legislação trabalhista. O governador Rui Costa (PT) deve entender que responde de forma subsidiária e deveria se empenhar para resolução dos problemas. O descaso estadual prejudica as pessoas que querem pesquisar e utilizar a biblioteca”.

Para ele o equipamento é uma referência para estudantes e pesquisadores em geral: “O seu não funcionamento integral é uma vergonha e exige uma ação do governo estadual. A falta de segurança no local, devido à falta de pagamento aos funcionários da empresa Java Segurança. Até quando terceirização vai rimar com descompromisso e calote? A Biblioteca está fechada desde o dia 10, sexta-feira, e nenhuma providência tem sido tomada pelo governo estadual. Protestamos contra esse absurdo e exigimos providências imediatas”.

Em sua opinião “fica caracterizado o descompromisso do governo estadual com os direitos trabalhistas e com a educação. Os estudantes ficam sem seu local de referência com o acervo da melhor qualidade que lá está abrigado. Estamos diante de um jogo de empurra em quem sofre são os trabalhadores e a população. O espaço é coordenado pela Fundação Pedro Calmon. A Java Segurança é terceirizada e não paga. A Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) não repassa a verba necessária. Os trabalhadores não recebem e todos perdem com o descompromisso do governo estadual. A biblioteca é conhecida por conter o maior acervo da América Latina e tem 200 anos de fundação. Será que o governador Rui Costa quer entrar para a história como o que tratou sem responsabilidade tamanho patrimônio cultural?“.