Política

CMS TEM programação para homenagear herois da Independência da Bahia

Programação no Legislativo Municipal começa no dia 1º
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 28/06/2016 às 22:55
CMS abriga parte da história do 2 de Julho
Foto: LB

As festividades do 2 de Julho na Câmara de Salvador vão começar no dia 1º com uma visita ao Memorial da Casa, às 9 horas. Às 11 horas o presidente Paulo Câmara (PSDB), fará um pronunciamento no Salão Nobre em homenagem aos personagens que lutaram pela consolidação da Independência do Brasil de Portugal.

Em seguida será mostrado o espetáculo 2 de Julho, em parceria com o Museu Vivo na Cidade e encenado na frente do Paço Municipal, às 11h15min. A montagem traz personagens históricas como Maria Quitéria, Maria Filipa, Joana Angélica e corneteiro Lopes, que participaram de fatos ligados à Independência da Bahia. O encerramento será com o Coral da Câmara, às 11h30min.

O Memorial da Câmara guarda importantes telas como “A Entrada do Exército Pacificador”, de 1930, de Presciliano Silva. No quadro, vê-se Lima e Silva à frente da tropa em cortejo pela Soledade, comemorando a vitória sobre os portugueses, seguido por Maria Quitéria. O corneteiro, responsável pelo toque de avançar e, consequentemente, o recuo do exército português, segue também na dianteira sorrindo e descalço.