Política

PCdoB ousa e deixa de ser 'muleta' do PT ao lançar Alice para prefeita

Vitória e Bahia decepcionar seus torcedores neste final de semana. Uma vergonha ambos os times.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/06/2016 às 18:58
Olivia, Alice, Luciana e Daniel Almeida durante a festa politica na AAB
Foto: Facebook
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Em ato num clube chic da Barra, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) lançou sua pré-candidatura a prefeita da capital. A mobilização foi pequena. Muito menor do que a organizada pelo prefeito Ademar Delgado, ex-PT, para Jailce (PCdoB), em Camaçari. Mas, valeu pela ousadia do PCdoB em, pela primeira vez, pelo menos até agora, deixar de ser 'muleta' do PT e ter candidata própria.

   2. O nome mais adequado seria o da secretária e ex-vereadora Olívia Santana, a qual é mais forte eleitoralmente do que Alice na capital. O PCdoB, no entanto, age com hierarquias fixas próprias dos partidos comunistas e primeiro tem que ser os chefões, antes, em primeiro lugar, Haroldo Lima, e, hoje, Daniel Almeida e Alice Portugal, pela ordem.

   3. Ademais, Alice é deputada federal, hierarquicamente acima de Olivia, pouco importa a questão da densidade eleitoral. Olivia deve ser candidata a vereadora com eleição bem definida. 

   4. Nenhuma estrela coroada do PT apareceu na festa de Alice. Nem Rui, nem Wagner, nem sequer o presidente do Partido, Everaldo Anunciação. Achei até uma desfeita Everaldo não ter ido. No PSB, da mesma forma. Lídice lá não foi. Poderia ter ido. Não custava muito. O partido ex-oficio foi represenrtado por Waldemar Oliveira. No PT, por conta própria estiveram Moema Gramacho e Marcelino Galo, Moema de olho no apoio do PCdoB em Lauro de Freitas.

   5. Pouca importa. O importante é que o PCdoB deu um passo à frente no processo sucessório em Salvador e agora vai conversar já tendo um nome na cabeça da chapa. Não pode mais recuar. Se o fizer, se desmoraliza.

   6. O PT não tem nomes competitivos na capital. Envelheceu. Não renovou suas lideranças como fez Wagner com Rui. O tempo foi passando e ainda hoje, seu nome mais forte, continua sendo Nelson Pelegrino. 

   7. O PSB também está envelhecendo. Seu nome mais forte e único é Lidice da Mata. Se quisesse renovar, até para testar, poderia colocar Fabíola Mansur, deputada aguerrida e que tem trabalhos na capital. Mas, o PSB é igual ao PCdoB: o comando é centralizado e a prioridade número 1 é Lidice. A número 2 também é Lidice. E a três, Lidice.

   8. O governador Rui está reticente. Diz que não interfere na sucessão da capital. Mas todo governador senão interfere é a voz mais ativa. Se o PT não apresentar um nome na cabeça na capital é mau agouro. É melhor apresentar e perder do que apoiar Lidice ou Alice no primeiro turno. No segundo são outros quinhentos.

   9. A sucessão na capital - como no interior - está caminhando para a formatação das chapas. As convenções estão próximas e até o final do mês teremos uma ideia mais precisa do que vai acontecer.

   10. Por enquanto e da forma que está, se ACM Neto (DEM) for candidato à reeleição leva no primeiro turno.
                                                                             *****
   11. A Polícia Militar da Bahia (PMBA) informa o falecimento da soldada Zilmara Souza Santos, de 44 anos, na manhã deste domingo (19), no município de Ilhéus. A militar encontrava-se na residência da família quando sentiu um mal-estar sendo socorrida ao Hospital Geral Luís Viana Filho (HGLVF), em Ilhéus, pelo Serviço Móvel de Urgência (SAMU). 

   12. No trajeto, ela acabou sofrendo um infarto fulminante não resistindo e faleceu. A soldada era lotada na 68ª CIPM e tinha 18 anos na corporação. 

   13. A líder do PT na Câmara Municipal de Salvador e presidente da Comissão de Reparação da Casa, Vânia Galvão, afirma que "após as manobras do prefeito ACM Neto para aprovação às pressas do PDDU, é preciso trabalhar para promover um debate de fato democrático sobre a Lei de Ordenamento de Uso e Ocupação do Solo do Município (Louos), que é o dispositivo que regulamenta o plano diretor". 

   14. A legisladora enfatiza que as leis de ordenamento do urbano devem ser discutidas "com o máximo de respeito à população e não baseado em interesses e ideologias de gestão".

    15. Na visão da parlamentar, é preciso criar nova comissão para a Louos e novas estratégias para promoção de audiências públicas. "Já entendemos que esse modelo de audiências promovido pela prefeitura não é benéfica para a cidade, porque é um atentado à democracia. Porque não descentralizar? Porque não pensarmos na possibilidade de cada Comissão da CMS promover os debates de acordo com suas temáticas e setores específicos para em seguida, estruturar em um texto único?", questiona.

   16. Conforme observa Vânia, o presidente da CMS, Paulo Câmara, não pode delimitar isoladamente as diretrizes para as discussões das leis municipais. "A nossa atual conjuntura está mostrando que golpes não se sustentam; o prefeito e sua bancada devem se atualizar e se renderem à contemporaneidade, pois nós não vamos cruzar os braços", dispara.   

  17. O vereador Gilmar Santiago (PT) comemorou o encontro do secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, com o reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), José Bites, que teve como um dos assuntos a implantação de um campus da Uneb no Subúrbio Ferroviário. 

   18. No dia 15 de julho de 2015, na solenidade de assinatura de ordens de serviço para obras de encostas no Alto da Terezinha e Praia Grande, Gilmar sugeriu ao governador Rui Costa a implantação deste campus.

    19. “O governo está fazendo muito pelo subúrbio, mas eu quero mais. Quero que o Estado traga conhecimento e oportunidade para a juventude local estudar em uma universidade pública e gratuita”, disse Gilmar, ao governador. Na mesma época, ele conversou com o reitor José Bites, que disse ser possível iniciar as atividades com Educação à Distância, até implantar um campus físico.

   20. Todos os times que jogaram em casa venceram seus jogos: Corinthians, Figueirense, Sport, Atlético MG. Menos o Vitória. Perdeu para o Chapecoense no Barradão por 1x2.

   21. Agora, vai jogar com o Grêmio em Porto Alegre. As chances do Vitória ganhar do Grêmio são 0%; as chances de empatar 1%; e as chances de perder 99%.

   22. Pra completar esse comentário ácido só falta o Bahia perder para o Tupi.

   23. Faltando quarenta e cinco dias par ao início da jornada eleitoral o PP e o PSD ainda não decidiram seus rumos nestas Eleições 2016 em Vitória da Conquista. Presente na oficialização da pré-candidatura do deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) na manhã deste sábado (18), o vice-presidente do Partido Progressista, pastor Sérgio Emílio, disse que uma das possíveis vertentes de sua legenda é apoiar o petista. Ele afirma estar preparado para a tarefa. 

   24. “Estou sim, se o partido e ou o grupo PP e PSD tomarem essa decisão posso compor essa alternativa. Ciente de que existe Gilzete [da Silva Moreira, vice-presidente do PSD] e outros quadros no grupo”, salientou o evangélico. Ainda segundo o cacique pepista, o presidente do seu partido, José Carlos Ladeia, está mobilizado nos bastidores. 

   25. “Ele pode até sair candidato a vereador com grandes chances de ser eleito”, complementa. Caso seja concretizado, a Frente Conquista Popular chega às urnas fortalecida na coligação atualmente com o PT, PSL, PR, PP e PSD. 

   26. Gilberto Gil segue internado no Hospital Sírio, em SP. Preocupante esse vai e volta de Gil ao hospital.

   27. A Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) promove uma capacitação em tecelagem no período de 5 de julho a 7 de dezembro, em sua sede do Pelourinho. O curso é grátis e as inscrições começam segunda-feira (20) e vão até o dia 30 de junho. Os interessados devem procurar logo reservar a vaga porque são apenas 12 vagas.

   28. O curso tem como objetivo proporcionar conhecimento básico da construção de peças de tecelagem, estimulando a imaginação, criatividade, disciplina e fortalecimento do trabalho em grupo.

   29. Segundo a coordenadora de artesanato da Setre, Emilia Almeida, “a capacitação é voltada para os artesões, mas qualquer pessoa que deseje aprender esta técnica pode participar”.

   30. A Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) promove uma capacitação em tecelagem no período de 5 de julho a 7 de dezembro, em sua sede do Pelourinho. O curso é grátis e as inscrições começam segunda-feira (20) e vão até o dia 30 de junho. Os interessados devem procurar logo reservar a vaga porque são apenas 12 vagas.

   31. O curso tem como objetivo proporcionar conhecimento básico da construção de peças de tecelagem, estimulando a imaginação, criatividade, disciplina e fortalecimento do trabalho em grupo.

   32. O curso terá aulas as terça, quarta e quinta-feiras, das 14h às 17h, e visa além de ensinar àquelas pessoas que gostam da tecelagem, também melhorar e diversificar os produtos dos nossos artesãos, disse a coordenadora.