Política

SARNEY relata em gravação que Lula se arrependeu da eleição de Dilma

Servidores municipais de São Francisco do Conde se queixam que não recebem auxílio saúde e outros benefícios
Tasso Franco , da redação em Salvador | 28/05/2016 às 19:38
José Sarney entrou na berlinda nesses últimos dias
Foto: DIV
    MIUDINHAS GLOBAIS:
   
   1. (G1) O ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) afirma em uma conversa gravada pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  se arrependeu da escolha da presidente afastada Dilma Rousseff para sucedê-lo. A assessoria do Instituto Lula classificou a divulgação da conversa como "nojenta" 

   2. A conversa foi gravada por Machado na casa do ex-presidente José Sarney (PMDB-AP). O ex-presidente da Transpetro, que gravou várias conversas com políticos do PMDB, teve acordo de delação premiada homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

   3. No diálogo com Sarney, inédito, Machado e o ex-presidente falavam sobre a Dilma Rousseff e sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O nome de Lula não é citado diretamente, mas, para os investigadores, fica claro que a conversa é sobre ele.
 
   4. SÉRGIO MACHADO - Agora, tudo por omissão da dona Dilma.  

   5. JOSÉ SARNEY - Ele chorando. O que eu ia contar era isso. Ele me disse que o único arrependimento que ele tem é ter eleito a Dilma. Único erro que ele cometeu. Foi o mais grave de todos. 

   6. Em gravação citada pelo jornal "Folha de S.Paulo" entre Machado e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) o assunto também é Lula. Mas a conversa é sobre o suposto envolvimento do ex-presidente no esquema do mensalão do PT.

   7. Segundo o jornal, Renan Calheiros afirma que Lula havia saído, ou seja, não processado no mensalão porque os pagamentos ao marqueteiro Duda Mendonça no exterior não foram investigados a fundo quando vieram a público.

   8. RENAN CALHEIROS - Por que que o Lula saiu [não foi acusado no processo do mensalão]? Porque o Duda [Mendonça, marqueteiro] fez a delação – na época nem tinha [a lei]. O Duda fez a delação e disse que recebeu o dinheiro fora. E ninguém nunca investigou quem pagou, né? Este é que foi o segredo.
Duda Mendonça foi o marqueteiro da campanha vitoriosa de Lula em 2002. Ele acabou absolvido no julgamento do mensalão.

   9. Neste trecho, também publicado pela "Folha", Renan e Machado se referem ao triplex e ao sítio que os investigadores afirmam que são de propriedade do ex-presidente. Lula nega ser o dono.

   10. Os dois  citam uma quantia em dinheiro que Lula teria, sem mencionar a origem. Reportagem da revista "Veja" mostrou que a empresa de palestras de Lula teria faturamento semelhante à quantia citada por Machado.
                                                                        *****
   11. A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Salvador, presidida pelo vereador Claudio Tinoco (DEM), vai realizar uma audiência pública para a apresentação do Relatório de Gestão Fiscal do Primeiro Quadrimestre de 2016 – de janeiro a abril. 

   12. O evento será realizado na próxima terça-feira (31), no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, às 9h. A audiência cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) - Lei Complementar 101/2000, disposta no inciso quarto, do artigo nove. 

   13. O atual gestor da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do município, Paulo Souto, apresentará o balanço fiscal e prestará contas aos vereadores e à sociedade civil.

   14. (ITABUNA): A Fundação Marimbeta deu início esta semana, as aulas de informática para o público adulto.  De acordo com o servidor público Luciano Pinho, em função dos novos parâmetros que o mercado de trabalho impõe, como o conhecimento na área da digitação e a necessidade de operar computadores, o curso de Iniciação a Informática da Marimbeta, vem oferecer aos pais e avós de seus alunos, a oportunidade de adquirir o conhecimento básico para atender as exigências desse novo cenário.

   15. Se você faz parte de uma comunidade atendida pela Fundação Marimbeta e tem interesse em participar do curso, ligue para (73) 3211-5120 para obter mais informações e saber como
realizar a sua matrícula.

   16. Na noite da última sexta-feira estava assistindo ao Globo Repórter sobre a Itália e a crise, como os italianos estão superando a crise européia desde 2009, usando a criatividade, o cooperativismo, o empreendedorismo familiar e outas práticas inovadoras. Uma reportagem belissima e educativa. De repente, no intervalo entrou um comercial do Governo da Bahia falando de cisternas e de uma Bahia Forte com gente em poses de Tarzã.

   17. Vê-se que estamos a mil anos de distância em termos de criatividade, empreendedorismo e compartilhamento. Além do filmete de péssima qualidade.

   18. No próximo domingo (29), o município de São Felipe - localizado a 178 km de Salvador, no Recôncavo Baiano - vai comemorar 136 anos de emancipação política. Para celebrar a data, cerca de 2.800 estudantes da rede municipal de ensino irão realizar uma série de apresentações artísticas e culturais durante o tradicional desfile de aniversário da cidade, a partir das 14h.

    19. Com o tema "a diversidade cultural no Brasil", o desfile irá abordar questões como a riqueza cultural do país e as suas mais diversas representações. Emancipado em 29 de maio de 1880, o município de São Felipe é uma das mais tradicionais localidades do Recôncavo da Bahia, tendo destaque principalmente pelo valor histórico e arquitetônico de diversas construções, como a Igreja Matriz, dos padroeiros São Filipe e São Tiago, e a Prefeitura Municipal.

   20. Acontece no domingo (29) em Vila Laura, Salvador, a 1º "Cãomiada" do bairro, organizada pelo músico e compositor André Fanzine, com o apoio da vereadora Ana Rita Tavares (PMB).  

   21. (Teia) Em São Francisco do Conde, cidade com o maior PIB per capita do Nordeste; os servidores municipais não recebem auxílio-saúde; assim como os guardas municipais concursados não têm fardas e os motoristas de ambulância não ganham adicional de insalubridade.

  22.  Desde o final do ano passado, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Prefeitura e da Câmara Municipal de São Francisco do Conde (Sindsefran) tenta, sem sucesso, uma reunião com o prefeito Evandro Almeida (PP) para tratar da Campanha Salarial 2016. 

   23. “A campanha tem 11 pontos e a Prefeitura não atendeu 10 itens da campanha; inclusive o nosso direito de receber o auxílio-saúde”, afirma o presidente do SINDSEFRAN, Francisco dos Santos. 

   24. As reivindicações da Campanha salarial 2016 foram definidas através de Assembleia Geral da entidade; no dia 17 de Dezembro do ano passado.