Política

ESTALEIRO DE MARAGOGIPE quer diversificar produção e sair da crise

A Polícia Militar da Bahia comemora sexta (6), às 10h, os cinco anos da Base Comunitária de Segurança (BCS)/Calabar e Alto das Pombas, a primeira instalada no estado.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 05/05/2016 às 18:25
Infra-estrutura de boa qualidade abandonada
Foto: A TARDE
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Uma estrutura gigantesca, que ocupa uma área de 1,6 milhão de m2   em Maragogipe, no Recôncavo da Bahia, e onde foram investidos R$ 3 bilhões, está deserta enquanto o país decide o que faz com a sua indústria naval, principalmente aquela voltada para a exploração do petróleo no pré-sal. Para escapar da crise provocada pela inadimplência da Sete Brasil – a empresa criada pela Petrobras para gerir as encomendas navais destinadas ao pré-sal - o estaleiro Enseada Indústria Naval quer se transformar no Polo Industrial Enseada,  abarcando novos negócios industriais e de logística.

   2. O estaleiro, com tecnologia de última geração da japonesa Kawasaki, está se preparando para oferecer soluções integradas para os mais diversos segmentos da indústria, como o eólico e o automotivo. 

   3. “A empresa solicitou ao Governo do Estado, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), que ajudasse-a identificar empresas e novos negócios para o Enseada, diversificando a produção alem da indústria naval”, explica Paulo Guimarães, superintendente da SDE e representante do secretário Jorge Hereda na visita realizada hoje (5.05.2016) ao estaleiro.

   4. Sem deixar sua vocação natural de produção de equipamentos navais – navios, sondas e armazéns flutuantes – o Polo Industrial Enseada está se preparando também para atender à produção industrial e à operação logística de equipamentos eólicos, automotivos e da petroquímica baiana. A planta industrial apresenta vantagens competitivas para operar como hub logístico, cais de atracamento, de padrão internacional, e área alfandegada para receber cargas e projetos especiais. 

   5. O Enseada tem capacidade de processar 72 mil toneladas/ano de aço, em regime de dois turnos de trabalho, com parte da mão-de-obra qualificada no Japão pela Kawasaki.  O empreendimento está com suas obras civis totalmente prontas, está licenciado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e já possui autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para operar como Terminal de Uso Privado (TUP).

   6. “Temos alguns diferenciais importantes, como a localização estratégica, na foz do Rio Paraguaçu, e a possibilidade de desenvolvimento de projetos industriais de alta complexidade. Temos uma estrutura com alta tecnologia, gestão focada em resultados, produtividade e uma forte política ambiental para estar entre os polos industriais mais eficientes e competitivos do mundo”, aponta o diretor de relações institucionais e sustentabilidade do Enseada, Humberto Rangel.

   7. Iicialmente concebida para desenvolver os mais sofisticados projetos de engenharia naval, navios mercantes, de apoio e manutenção, a planta industrial do Enseada atende aos mais rigorosos critérios de qualidade, produtividade e tecnologia dos melhores estaleiros do mundo.

   8. O Polo Industrial Enseada está apto a atuar no mercado offshore de sondas e FPSOs, construção de navios mercantes e gás-quimicos, reserva de mercado para embarcações com bandeira nacional, além de realizar serviços de retrofit e reparo de embarcações offshore e mercantes.

   9. “E também tem potencial de estabelecer parcerias industriais para fabricação e montagem de estruturas e tubulações, principalmente para a indústria eólica e automotiva, além de outros segmentos. 

   10. A oficina industrial conta com equipamentos e tecnologia com potencial aos mais diversos negócios. Por causa das dificuldades econômicas e políticas, não podemos abandonar um investimento dessa magnitude”, diz o secretário Hereda.
                                                                              *****
    11. Foi realizada na manhã do dia 5 de maio, a Assembleia Geral Ordinária da Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop/Sulene). Estiveram presentes cerca de 20 participantes, entre presidentes, superintendentes e assessores jurídicos dos sindicatos que compõem a Federação. 

   12. O Sistema OCEB participou da AGO através da presença do presidente Cergio Tecchio, do superintendente Alberto Batista, além do coordenador administrativo Márcio Santos, e da assessora jurídica Ângela Gédéon. 

   13. A assembleia teve sua primeira convocação às 8h30, com quórum da maioria dos representantes dos sindicatos associados, e em segunda e última convocação às 9h, com qualquer número de representantes dos sindicatos associados. 

   14. O Partido Trabalhista Nacional (PTN) realiza nesta sexta-feira (6), a partir das 8h, no Mundo Plaza, em Salvador, a convenção para a eleição do diretório estadual e dos delegados da legenda para o quadriênio 2016/2020. No evento, será discutida a estratégia da sigla para as eleições municipais de outubro. O presidente do PTN na Bahia, deputado federal Bacelar, concede entrevista coletiva às 11h.

    15. A Polícia Militar da Bahia comemora amanhã (6), às 10h, os cinco anos da Base Comunitária de Segurança (BCS)/Calabar e Alto das Pombas, a primeira instalada no estado. O evento ocorrerá em frente à base e reunirá moradores da localidade, policiais militares e parceiros dos projetos. 

   16. Na programação estão previstas apresentações de alunos da comunidade atendidos pelos projetos Primeiro Som e Luta Cidadã, nos quais policiais militares ministram no bairro aulas gratuitas de música e judô, respectivamente, além de homenagens a policiais militares e parceiros da BCS/Calabar. 

   17. Debater com especialistas do cenário nacional e baiano os principais assuntos da atualidade relacionados à comunicação empresarial, novos comportamentos, tecnologias e gestão estratégica. Esse é objetivo do 1º PCE – Palestras de Comunicação Empresarial do Centro Universitário Estácio de Sá da Bahia, que será realizado nos dias 17 e 18 de maio, às 18h30, no auditório da universidade, no Stiep.

   18. Nesta sexta-feira (06/05), a OAB da Bahia, por meio de sua Comissão de Direitos Humanos, promove a audiência pública intitulada "A questão urbana em Salvador: segregação espacial, direito a moradia e especulação imobiliária". 

   19. O evento acontece às 9h, no auditório da OAB-BA, na Rua Portão da Piedade. Confirmaram presença o arquiteto Gilberto Corso Pereira, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, professor do departamento de Planejamento da Faculdade de Arquitetura da UFBA e dos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Geografia da UFBA, representantes da ONG Teto, que atua em 19 países da América Latina, e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

   20. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) realizou na última segunda-feira, dia 02/05, assembleia geral para eleição dos integrantes da Comissão Eleitoral que vai presidir a eleição do Sindicato para o triênio 2016 – 2019, que acontecerá nos dias 20 e 21 de julho de 2016. Depois de discutir a conjuntura do país, os problemas mais urgentes da categoria e a situação financeira da entidade, os presentes votaram os nomes dos associados convidados para prestar sua colaboração para os rumos da entidade.

   21. Foram eleitos por unanimidade Benevaldo Amorim, Luis Hermano Abbenhusen, José Carlos Casaes, e como suplentes, Luiz Lasserre e Fernando Amorim. Os integrantes da comissão vão marcar reunião para definir quem vai ocupar a presidência, diretoria executiva e secretaria, contando com assistência do assessor jurídico do Sinjorba para que se mantenha observância do estatuto da entidade.

   22. A ata da assembleia foi encaminhada a Comissão Eleitoral Nacional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) que realiza eleições na mesma data do Sinjorba.

   23. Como parte das comemorações do dia da Poluição Sonora, celebrado neste sábado (7), a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) montará um stand no térreo do Shopping da Bahia com o objetivo de chamar atenção da população para a conscientização ao combate do som alto. 

   24. O stand contará também com a exibição de equipamentos sonoros apreendidos durante as ações de fiscalização realizadas pela Sucom, que acontecem diariamente e são intensificadas durante os fins de semana. Além disso, serão distribuídos folhetos informativos sobre a Lei de Poluição Sonora e os males causados pelos altos ruídos.

   25. “Apreender equipamentos e multar quem está descumprindo a legislação não é o suficiente, é preciso também conscientizar as pessoas sobre os problemas causados pela poluição sonora”, afirma o secretário da Sucom, Silvio Pinheiro.