Política

ACM NETO x RUI COSTA e propaganda governamental segue na berlinda (TF)

Rui acusa Teme; Neto acusa Rui; Trindade acusa Neto; Barrozo acusa Rui
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/04/2016 às 10:04
Velho tema com novos lances
Foto: DIV
   Primeiro o governador Rui Costa em evento com a presidente Dilma elogiou o voce-governador João Leão e disse que era um vice confiável, "esse não é traidor", dando a entender que traidor era Michel Temer, o golpista.

  Depois o prefeito ACM Neto (DEM), adversário do governador Rui Costa (PT), tomou as dores do vice-presidente Michel Temer (PMDB), e durante evento na última quinta-feira, 28, sentenciou: "Diziam, há algum tempo atrás, que Salvador não  podia andar com as próprias pernas, que precisava de um prefeito que tivesse parceria com o governador. E hoje vemos que Salvador não anda mais com pires na mão. Vemos um governador  que só  faz propaganda", disse para delírio de seus seguidores.

   A resposta a Neto: “O prefeito ACM Neto deve estar extremamente incomodado com as diversas obras que o governador Rui Costa vem realizando em Salvador, porque só isso justificaria as manifestações dele e de seu partido dizendo que Rui só faz propaganda”, rebateu o vereador José Trindade (PSL).

   “Na verdade, quem abusa de propaganda é o prefeito ACM Neto, que usa a emissora da sua família, o clã Magalhães, para alardear as mínimas ações que são de responsabilidade de qualquer prefeitura realizar; um disparate, isso sim”, frisou Trindade. 

   “Ao contrário de ACM Neto, o governador Rui Costa tem muito para mostrar. Ao invés de criticar, o prefeito de Salvador deveria ficar é agradecido a Rui pela quantidade de obras que o governo baiano vem fazendo na capital, principalmente na área de mobilidade urbana, encostas e moradias”, disparou Trindade. “Não custa nada lembrar que são por essas ações que a população chama Rui de Goverprefeito”, ironizou. 

   Na Assembleia, o critico mais mordaz a propaganda que chama "enganosa" do governo é o deputado Pablo Barrozo, o qual, meia volta; volta e meia fala do assunto e diz que "Rui faz propaganda enganosa para enganar os baianos".

   COMENTÁRIO DO BAHIJA JÁ

   O ataque a rubrica publicidade institucional (ou governamental) na Bahia é antigo. Na época em que ACM comandava a politica baiana a oposição (PT e agregados) dizia que havia um "duto" entre a governadoria e a TV Bahia, que a propaganda era enganosa e gastava-se milhões. Os ataques eram frequentes na Assembleia.

   Quando os rumos da politica mudaram com Jaques Wagner, em 2007, as posições se inverteram. A oposição (DEM e agregados) passou a dizer a mesma coisa do governo Wagner, que era sustentado na propaganda enganosa a troco de milhões.

   Agora, a situação está inusitda: Na Assembleia Legislativa, a oposição (DEM e agregados) fala que a propaganda de Rui é enganosa e gasta-se milhões, inclusive discriminando os pequenos e investindo mais na TV Bahia; e na Câmara de Vereadores, a oposição a ACM Neto (PT e agregados) diz a mesma coisa, que se gasta milhões em propaganda enganosa privilegiando a TV Bahia.

   Ora, a propaganda é uma rubrica orçamentária, no governo com a Secom e na prefeitura com a Agecom, com verbas de R$150 milhões/ano e R$36 milhões/ano, respectivamente. Fazem parte das estruturas governamentais.

    Óbvio que cabem criticas de ambas as partes, como existem excessos de ambas as partes. No Estado, o metrô já tem 40 km e trens rodam pra lá e pra cá; e na Prefeitura, tudo agora é novo: novo Rio Vermelho, nova Lapa, nova Barra, nova Luiz Maria, como se a cidade não tivesse quase 500 anos.