Política

1º MAIO terá protestos contra impeachment e por reajustes salariais

Sindicatos que estava imobilizados com o PT no governo prometem acordar do peleguismo a partir do primeiro de maio
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/04/2016 às 18:51
Dia do Trabalho - apelo do Sindipetro
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O 1º de maio, domingo, em Salvador começa a partir das 10h, com a caminhada do trabalhador do Campo Grande à Praça Castro Alves, com trio elétrico puxado pelo cantor EdCity. Após a caminhada, os trabalhadores irão para o Farol da Barra, local onde o 1º de Maio continua até às 20h, com um grande ato político-cultural, organizado pelas Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, com diversas manifestações culturais, atos contra o impeachment.

   2. Os servidores públicos do estado também vão protestar diante da proposta de reajuste zero do governador Rui Costa e o Sindsefaz vai parar a Sefaz dia 4 e quer um reajuste de 18.16%.

   3. Para o coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, “ estamos vivendo tempos difíceis e não podemos vacilar. Nossos olhos devem ficar voltados para aqueles que estão tentando impor à nação um impeachment através do Poder Legislativo e parte do Poder Judiciário, e que têm interesses que vão de encontro à garantia dos direitos fundamentais dos trabalhadores e trabalhadoras”.

   4. Deyvid chama a atenção para o fato de que “parte do PMDB, o PSDB e o DEM, que são partidos de direita e adotam a doutrina neoliberal, têm um plano de governo que dificilmente teria vitória através das urnas. Por isso, querem aproveitar a situação para “governar” ao avesso, sem voto, sem representatividade, passando por cima dos direitos trabalhistas”.

   5. O PMDB já tem o seu projeto de governo, intitulado “ Uma Ponte para o Futuro”, o qual já abordamos aqui no Diálogo 196, mas o pacote de maldade é tão grande que precisamos falar mais obre isso para alertar aos trabalhadores. Acordem, lutem, senão daqui a pouco não haverá mais nada a fazer.
                                                     *******
   6. Nesta segunda, dia 2 de maio, 100 jovens do município de Senhor do Bonfim receberão certificados referentes à conclusão nos cursos de qualificação profissional do projeto Rede TV Jovem. O evento acontecerá no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, situado na Av. Antônio Carlos Magalhães, s/nº, no Bairro Jardim Aeroporto, às 15h, e contará com a presença do secretário Geraldo Reis, da pasta de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social). Além de Senhor do Bonfim,o núcleo da TV Pelourinho, em Salvador, vai certificar 200 jovens, na próxima terça-feira (03), às 17h, no Palácio Rio Branco.

   7. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Justiça Social e tem como objetivo promover o protagonismo juvenil através da preparação para o mundo do trabalho no mercado do Audiovisual, com cursos de qualificação profissional nas áreas de Produção, Edição e Operação de Câmera. 

   8. A ampliação dos direitos dos trabalhadores domésticos, após a aprovação da PEC 72, foi apresentada nesta sexta-feira 29, pelo advogado Ricardo Freitas, representante da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho 5ª Região (Amatra-5).

   9. Ricardo Freitas destacou, dentre outros dois momentos, os avanços conquistados pelos trabalhadores domésticos. O primeiro, quando foi aprovada a PEC 72, em 2 de abril de 2013, quando foi fixada a
jornada de trabalho de 44 horas; e a segunda, em 1º de junho, com a obrigatoriedade da assinatura da Carteira do Trabalho.

   10. Em 2015, a Bahia, que é um dos principais territórios de interesse para pesquisa de minerais, recebeu o maior número de Requerimentos de Pesquisa do país (2.793), assim como registrou o maior número de Alvarás
 de Pesquisa (3.427) concedidos e aprovou 120 Relatórios de Pesquisa. Os dados constam no Desempenho da Mineração Baiana 2015 divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE).

   11. Segundo o secretário Jorge Hereda, apesar de todo um panorama pouco favorável, o governo do Estado manteve seu programa de investimentos, aplicando R$ 8,9 milhões em estudos, pesquisas, mapeamentos geológicos
 e infraestrurura, visando melhor atender as necessidades dos mineradores e atrair novos investimentos.

   12. Quem diria! A maior defensora da presidente Dilma é Kátia Abreu da Confederação Nacional da Agricultura.

   13. Os petistas de Salvador - todos eles - criticam a camarotização do Carnaval da Barra. Agora, uma petista, a lider da Câmara, Vânia Galvão, quer dar o nome do circuito Dodô colocando Daniela Mercury, justo quem camarotizou a Barra a partir de 1997. Acorda Vânia.

   14. Quem deveria trocar era o governo do Estado que põe nos seus documentos oficias, CAB, Av Luiz Vina Filho, quando a avenida é Luiz Viana, pai de Luiz Viana Filho.

   15. Os mais de 85 mil habitantes de Guanambi, no sudoeste da Bahia, e mais 90 mil moradores de outras cidades da região, já podem utilizar a nova unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), inaugurada nesta sexta-feira (29) pelo governador Rui Costa. O SAC fica aberto de segunda a sexta, das 7h às 15h30, com capacidade para realizar aproximadamente 18 mil atendimentos por mês. 

   16. O novo Posto SAC, que teve investimentos de R$ 3,6 milhões, fica na Avenida Castelo Branco, nº 1021, Centro Social Urbano - Aeroporto Velho. Para Rui, o SAC é estratégico para o cidadão. “A unidade significa abrir portas para vários serviços, leva cidadania,.

   17. Agecom diz que, com muita festa dos moradores, a Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano foi entregue nesta sexta-feira (29), na Avenida San Martin, com as presenças do prefeito ACM Neto, da vice-prefeita, Célia Sacramento, do diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga, da coordenadora da Prefeitura-Bairro da
região, Enilza Rocha, demais gestores municipais, autoridades e a população. 

   18. Esta é a 8ª unidade a ser inaugurada na capital baiana, que já conta com sedes no Centro, Pau da Lima, Cabula, Cidade Baixa, Cajazeiras, Itapuã e Subúrbio. Para o mês de maio estão previstas ainda as inaugurações das unidades da Barra/Pituba e de Valéria.

   19. Ainda bem que a Agecom reconhece que o prefeito é festeiro.

    20. As próximas Prefeitura-Bairro previstas para inauguração são as das unidades administrativas Barra/Pituba e Valéria. Já estão em funcionamento as unidades do Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Pau da Lima, Cabula/Tancredo Neves, Itapuã/Ipitanga e Cidade Baixa