Política

O RIO é uma reencarnação da Bahia além da Estação Primeira, por TF

A Justiça Federal do Rio de Janeiro decidiu nesta quinta-feira (11) que o presidente afastado da construtora Andrade Gutierrez, Otavio de Azevedo, pode voltar a cumprir prisão domiciliar em São Paulo.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/02/2016 às 20:00
Alegoria da Mangueira no Carnaval 2012
Foto: Bol
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Não sei exatamente de quem é a frase. Lí em Caetano Veloso após a vitória da Estação Primeira de Mangueira como campeã do Carnaval Carioca com o tema "Bethânia: a menina dos olhos de Oyá" - 50 anos de carreira da cantora baiana -  dando conta de que "a Mangueira é onde o Rio é mais baiano". Tem sentido, ainda que, diria, o Rio, a cidade, é uma segunda encarnação da cidade do Salvador e da Bahia.

   2. Salvador foi a capital colonial do Brasil por 214 anos, entre 1549 e 1763, quando perdeu essa condição para o Rio de Janeiro. O eixo econômico do Brasil havia mudado a partir de 1695 com a descoberta do ouro das Minas Gerais e o avanço do agronegócio de SP. O Porto do Rio passa, então, a ter mais importância do que o de Salvador, daí que a Corte de Lisboa, transfere a sede da colônia para o Sudeste.

   3. Até então, a Bahia e Pernambuco com a cultura açucareira haviam dado régua e compasso ao país. O Rio usurpou essa condição e a consolidou com a expulsão da Corte de Lisboa pelas tropas de Napoleão Bonaparte, em 1808, quando Dom João VI se instala no Rio. Com ele, a burocracia estatal que já havia se deslocado em 1763, ganhou reforço e força, com os principais da corte.

   4. O então governador da Bahia, Saldanha da Gama, quando Dom João (dona Maria, a louca, ainda era viva e Dom Pedro I tinha 7 anos de idade) aqui aportou em escala antes de ir para o Rio, fez de tudo para que a Corte ficasse em Salvador. Mas, Dom João era glutão, mas, não era bobo. Sabia que o eixo do poder do capital estava no triângulo Rio-SP-MG.

   5. E o que isso tem a ver com o Rio mais baiano: parte da cultura baiana se deslocou para o Rio, as baianas, o samba, a capoeira, o batuque, o modo de se vestir, a culinária, o jeito baiano de ser. Que, mesclado com a alma carioca resultou numa espécie de irmã gêmea. A primeira opção de qualquer baiano, salvo aqueles que se deslocaram do interior para trabalhar em SP e nas Gerais, é o Rio. Foi e continua sendo.

   6. Se tem uma cidade em que o povo se parece com o da Bahia é o Rio. Baiano é bairrista até a alma; o carioca, idem; baiano é sambador até a alma; o carioca também. A música está na vida da Bahia como está na vida do Rio. Os baianos cantam o Rio e os cariocas cantam a Bahia. Não há escolas de sambasem a ala das baianas. Hoje, não há samba nos blocos de Salvador do Carnaval sem os cariocas. Desta feita, até Paulinho da Viola deu o ar de sua graça.

   7. É provável que os baianos sejam mais Mangueira. Mas também são Portela. São Mocidade. E quanto já ouvi falando que adoram a Beija Flor. Os Novos Baianos nasceram no Rio. Moraes, Caetano, Bethânia, moram no Rio como se morrassem em Salvador.

   8. É isso, se há uma cidade irmã de Salvador é o Rio. E, sua gente, seu povo, tem a mesma cara do povo da Bahia.  Cara de São Jorge, de São sebastião, de Riachão, de Martinho da Vila, de Tia Ciata, de João do Rio, de Neguinho do Samba, de Jamelão, de João Jorge Rodrigues e tantos outros.
                                                                                 ****
   9. A música "Paredão Metralhadora", da banda "A Vingadora" venceu a Pesquisa Bahia Folia do Carnaval 2016. Com o hit já nas paradas de sucesso, este foi o primeiro ano do grupo na folia momesca. Além de comandar trios, a vocalista Tays Reis fez diversas participações com os outros artistas baianos durante a festa.

   10. Durante todo o carnaval, os foliões puderam votar nas músicas que concorreram na Pesquisa Bahia Folia através de enquete no G1 Bahia. Além disso, na terça-feira (9) e quarta-feira (10) de cinzas, uma pesquisa foi realizada nas ruas. Quatrocentas pessoas foram ouvidas. A canção “Paredão Metralhadora” é de autoria dos compositores Aldo Rebouças e Tays Reis, de apenas 21 anos.

   11. O Governo da Bahia e as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) realizam coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (12), às 9h, na sede  do Comando da 6ª Região Militar, localizado no bairro da Mouraria, em Salvador. Na pauta estarão as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, que terão início simultâneo em 13 cidades do estado neste sábado (13).

   12. Os municípios de Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Paulo Afonso, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro, Camaçari, Porto Seguro,  Alagoinhas, Jequié e Santo Antônio de Jesus contarão com representantes dos governos federal e estadual, além das Forças Armadas. 

   13. “Buscamos a participação e envolvimento de todos, a exemplo de lideranças políticas, associações, sindicatos, agentes de saúde  e, principalmente, do cidadão comum, pois cerca de 80% dos focos do mosquito estão nas residências”, afirma o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

   14. Entre as presenças confirmadas na ação deste sábado estão do ministro da Saúde, Marcelo Castro, em Salvador;  da secretária executiva da Casa Civil, Eva Chiavon, em Vitória da Conquista; do secretário do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, em Barreiras; do ministro interino da Secretaria da Aviação Civil, Guilherme Ramalho,  em Feira de Santana; e do reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, em Camaçari. Nesta ação, além das autoridades federais, estaduais e municipais, as forças armadas terão efetivo de mais de 4,5 mil homens.

   15. Na segunda etapa, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, Exército, Marinha e Aeronáutica farão visitas nas residências junto com os órgãos estaduais  e municipais para o combate e a erradicação de focos do mosquito. O Governo da Bahia também atuará nas escolas, com a distribuição de cartilhas e fazendo palestras sobre as formas de eliminação dos criadouros, bem como na capacitação de cerca de mil agentes  de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que levarão informação aos quatro cantos do estado.

   16. A Justiça Federal do Rio de Janeiro decidiu nesta quinta-feira (11) que o presidente afastado da construtora Andrade Gutierrez, Otavio de Azevedo, pode voltar a cumprir prisão domiciliar em São Paulo.

   17. A decisão é do juiz Marcelo Bretas, da 7º Vara Criminal do Rio de Janeiro, o mesmo que mandou prender o executivo nesta quarta-feira, cinco dias após ele ter deixado a prisão, em Curitiba. A decisão anterior para o cumprimento da prisão domiciliar foi tomada pelo juiz Sérgio Moro, que seguiu o que estava previsto no acordo de delação premiada fechado pelo empresário com a Procuradoria Geral da República (PGR).

   18. A Transalvador realiza de segunda-feira (15) ao dia 26 a Operação Volta às Aulas 2016. O objetivo é inibir ações que possam congestionar o trânsito, além de conscientizar os pais e condutores de veículos sobre algumas normas de segurança. A ação recebe o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e da Guarda Municipal de Salvador, e terá o patrocínio da Porto Seguro, através do programa Trânsito+Gentil. 

   19. A operação será realizada no período de grande fluxo de veículos, que vai das 11h às 14hs. A intervenção será feita no entorno dos colégios Sartre COC, Girassol, Integral, Salesiano, Gurilândia, Maristas, Dom Bosco, Anchieta, Antônio Vieira e Módulo, localizados em áreas de intenção geração e fluxo de tráfego.

   20. A equipe será composta por dez educadores para trânsito da Transalvador, que abordarão os pais para a entrega de uma cartilha contendo recomendações de segurança, orientação da forma correta de realizar o embarque e desembarque dos filhos e os cuidados ao contratar o transporte escolar. 

   21. Além disso, estarão presentes os agentes da Guarda Municipal e técnicos da Semob qu, ficarão responsáveis pela fiscalização, tanto para inibir a atuação de veículos escolares clandestinos quanto para garantir uma maior fluidez do trânsito.

   22. Não teria sido das mais simpáticas as relações da imprensa baiana convidada no camarote 2222. Produtores teriam sido arrogantes com alguns coleguinhas da Bahia.

   23. Um jornalista baiano de uma empresa de porte em Salvador enviou para os sites e blogs uma nota comentando esse assunto. Para 2017, Gil precisa melhorar esse atendimento. Ele é im ícone de simplicidade e educação. Daí que, não combina com o que teria acontecido.

   24. Doar sangue e se tornar um doador de medula óssea é um gesto de amor e pode salvar vidas. Por acreditar nisso, o Shopping Barra recebe a Unidade móvel (Hemóvel) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para realizar coleta de sangue e cadastro no Registro Nacional de
Doadores de Medula Óssea (REDOME). O atendimento gratuito acontecerá de 23 a 26 de fevereiro, no estacionamento E5 do shopping, das 9h às 17h.