Política

Deputado Davidson confiante em verba do MCTI para Centro Vocacional

Probabilidade de mais recursos para a Setre
VP ,  Salvador | 29/11/2015 às 11:14
Davidson Magalhães com prefeito Vane e Wenceslau no MCTI
Foto: DIV
   O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-Ba) participou de audiências com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o ministério pretende liberar R$ 8,600 milhões para que a Setre- Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia implante a Rede Estadual de Centros Vocacionais Tecnológicos Territoriais de Economia Solidária e Desenvolvimento Local Sustentável (CVT). 

   O prefeito Vane de Itabuna e o vice-prefeito Wenceslau Junior acompanharam o deputado à audiência com o ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera. Em Itabuna, deverá ser construído o Centro Vocacional Tecnológico do Cacau e do Chocolate, que além das características originais se adaptará às demandas de inovações tecnológicas da lavoura cacaueira, da juventude e do chocolate artesanal, “gar
antindo desenvolvimento econômico e social para a região”, resume o deputado. 

    Aafirma ainda que em Itabuna, bem como nos municípios próximos, “já existe uma predisposição para as áreas de tecnologia, haja vista os muitos cursos tanto de nível técnico quanto superior existentes na região, direcionados à Ciência da Computação e às diversas Engenharias (mecânica, civil, elétrica e de produção)”.

   O objetivo é implantar a Rede buscando o fortalecimento do trabalho livremente associado, sob a lógica da economia solidária e do desenvolvimento local sustentável. Davidson Magalhães explica: “A rede vai avançar nos elos das cadeias produtivas, melhorar a qualidade de produtos, promover formação de gestores e trabalhadores, além de disseminar a cultura da inovação e do desenvolvimento de tecnologias sociais, na perspectiva da inclusão pela via do Trabalho Decente”.

Davidson Magalhães considera ainda que “os centros incentivarão a economia solidária, o cooperativismo e a outras formas de inserção ocupacional e geração de trabalho e renda numa perspectiva sustentável e solidária”.  Segundo o Plano de Trabalho do Projeto, as primeiras liberações de recursos acontecerão ainda este ano, e depois, de forma gradual, em 2016 e 2017.