Política

Pichação no Mercado Modelo é falta de Guarda Municipal, observa Gilmar

O vereador ressalta também que há escolas municipais sem a devida proteção
Alberto Freitas , Salvador | 28/11/2015 às 11:07
Guarda Municipal sumiu, diz Gilmar
Foto: Max Haack
Com o post do prefeito ACM Neto em sua página de uma rede social sobre a pichação no Mercado Modelo, e suas declarações na mídia, o vereador Gilmar Santiago observa que a ação de vândalos contra o patrimônio público é consequência da falta da Guarda Municipal nas ruas. “Não vemos mais os agentes, Salvador até hoje só fez um concurso público, e não sabemos qual o contingente atual; mas toda vez que temos nosso patrimônio destruído, o prefeito procura um culpado” atesta. “Está faltando a atuação da Guarda Municipal”, frisa.
Conforme afirma o petista, a corporação está executando funções distorcidas nesta gestão. “Os agentes são utilizados para inibir a população, especialmente os mais pobres, e comportam-se muitas vezes de modo violento, a exemplo da agressão aos artistas na Ladeira da Preguiça, aos servidores da limpeza da Pituba e até a um PM no Carnaval deste ano”, pontua.
O vereador ressalta também que há escolas municipais sem a devida proteção. Ele lembra que no início desta semana, sua correligionária Vânia Galvão denunciou um caso de agressão a um estudante da Escola Municipal Francisco Leite, no bairro de Águas Claras, pelos próprios colegas e por outro adolescente que entrou livremente na unidade.
“O curioso é que ACM Neto não toma nenhuma providência com relação a estas situações; recentemente, o prefeito de Luiz Eduardo Magalhães, no oeste baiano, exonerou um Guarda Municipal que agrediu um cidadão. Porque ele não faz o mesmo aqui na capital? Deve ser porque não tem contingente suficiente e nem tem interesse em fazer novo concurso público”, comenta.