Política

COMO NO TEMPO DE ACM, baianas seguem sendo exploradas pelos politicos

Diz que o senador Delcidio do Amaral (PT-MS), líder do governo e preso, teria fica entalado e perplexo com as declarações de Lula classificando-o de imbecil
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/11/2015 às 18:13
Leque e marca do governo no dia das baianas, como acontecia com ACM
Foto: Elói Corrêa
   MIUDINHDAS GLOBAIS:

   1. Houve uma época no governo de ACM, durante a solenidade de abertura da festa do Bonfim no adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição, que um grupo de baianas - notoriamente patrocinadas pela Bahiatursa - apareceu com um leque de mão e a  marca do governo da Bahia, óbvio com um dizer que remetia ao poder do governador.

   2. A imprensa fez o maior escarcéu - com justa razão - uma vez que a baiana é o símbolo da Bahia, imaterial, livre de adereços e propagandas, salvo se uma delas, por livre e espontânea vontade quiser elogiar este ou aquele político. Essa relação das baianas do acarajé com o poder é antiga, vem desde a época da Sutursa e segue até os dias atuais.
   
   3. Veja o que aconteceu, por exemplo, nos festejos comemorativos do Dia da Baiana - último dia 25 - a SPM - Secretaria de Politica para Mulheres do governo do estado enfeitou as baianas com a cor laranja, e tal como na época de ACM, distribuiu leques com a marca do governo do Estado e a propaganda do Movimento dos 16 dias de Ativismo.

  4. Ou seja, o tempo muda, mas a prática de exploração politica das baianas continua como dantes no quartel de Abrantes.
                                                                        *********

   5. Começa nesta sábado (28), a 28ª edição da Feira Internacional da Agropecuária da Bahia (Fenagro), que vai prosseguir até o dia 6 de dezembro, sempre das 8 às 22 horas, no Parque de Exposições de Salvador. 

   6. A abertura oficial do evento será no domingo (29), às 15 horas, com a presença de autoridades e representantes de todos os segmentos da agropecuária baiana. Casa sustentável de Papai Noel e a chegada do bom velhinho a bordo de carro de boi serão atrações deste fim de semana, além de  parques, feira de pequenos animais, passeios de pôneis e festival gastronômico.

   7. A prefeitura de Salvador inicia na próxima segunda-feira (30) a matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA). São 32 mil vagas para pessoas a partir de 15 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental. 

   8. A matrícula para as 170 escolas da rede municipal que ofertam a modalidade será realizada em cerca de 40 centrais de matrícula espalhadas por toda a cidade. Cada central mudará de escola a cada cinco 
dias para que todas as regiões da capital sejam atendidas.

   9. Um mutirão do glaucoma acontece neste sábado (28), na Escola Municipal Nova Sussuarana, localizada na Rua Rubens Zardival (em frente ao supermercado Todo o Dia), a partir das 08
horas. Promovida pela Secretaria Municipal da Saúde com o apoio da Clínica Pró-Oftalmo, a ação visa facilitar o acesso ao diagnóstico precoce da doença que pode causar cegueira. 

   10. Durante a mobilização, os pacientes que receberem diagnóstico positivo para o glaucoma, preencherão uma ficha para retirar o colírio que trata a patologia em uma das 15 unidades de
referência conveniadas à rede municipal. A ação é totalmente gratuita e para participar da atividade os interessados deverão apresentar o cartão SUS e documento de identidade com foto. 

   11. Mais de R$ 11 milhões foram investidos pelo Governo do Estado em uma série de obras de contenção para impedir a erosão das margens do Rio São Francisco, no município de Muquém do São Francisco, oeste da Bahia.
 
   12. As intervenções executadas pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (SIHS), serão entregues pelo governador Rui Costa, que sobrevoa a região, neste sábado (28).

   13. “Trabalhar para garantir a preservação do rio é crucial não só para o meio ambiente e a sobrevivência da população ribeirinha, como também para a economia do estado”, destacou o governador. Os recursos investidos,  oriundos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), contemplam cercamento com mourões de madeira, incluindo aguadas e a recomposição vegetal de proteção permanente, com o plantio de mais de três mil mudas nativas.

   14. O PMDB de Salvador realiza na próxima segunda-feira (30), às 19h, no Hotel São Salvador, o I Encontro do Diretório Municipal, onde será apresentado o planejamento para as eleições de 2016. Sob o comando do seu presidente, Lúcio Vieira Lima, o evento será aberto para todos os seus filiados e contará com uma palestra do presidente estadual, Geddel Vieira Lima, sobre o "Cenário Político Nacional", além da participação de deputados, vereadores, secretários e correligionários da legenda.

   15. Uma grande festa antecipa o centenário do samba neste final de semana em Salvador. Promovida pela União de Entidades de Samba da Bahia (Unesamba) e com apoio financeiro e institucional da Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), a 10ª Caminhada do Samba acontece das 14h às 20h deste domingo (29), na Praça do Campo Grande, e contará com a participação de nove trios elétricos comandados pelos blocos Alerta Geral, Alvorada, Amor e Paixão, Vem Sambar, Proibido Proibir, Reduto do Samba, Pagode Total, Samba Popular e Q Felicidade.
 
   16. A organização tem a expectativa de receber cerca de mil pessoas no evento, que em 2014 levou mais de 800 sambistas para a avenida. Dentre as atrações musicais da festa estão Nelson Rufino, Grupo Movimento, Batifun, Catulê, Miudinho, É O Tchan, Viola de 12, Deny Palma, Jú Moraes, A Grande Família, Paparico, Grupo Bambeia e convidados.
 
    17. A festa, entretanto, teve início nesta sexta-feira (27), com a primeira edição do “Samba na Praça”, que ocorre das 18h às 22h, também no Campo Grande e contará com as presenças dos sambistas Aloisio Menezes, Neto Bala, Gal do Beco, Cláudia Costa, Diamba e André Fanzine. "No sábado (28), a folia continua no mesmo local, com mais uma atração para a semana do samba, que é o ‘Samba de Verdade’, a partir das 17h", informa Fernando Rufino, diretor da Unesamba.

   18. O município de Baianópolis, no extremo oeste da Bahia, recebe neste sábado (28), uma motoniveladora (Patrol), viabilizada através de uma emenda parlamentar do senador Walter Pinheiro (PT/BA). 

   19. A emenda foi do Orçamento da União de 2012 e também destina motoniveladoras para os municípios de Coribe, Bom Jesus da Lapa e Central. Os recursos são do Ministério do desenvolvimento Agrário, com contrapartida do Governo da Bahia. De acordo com Pinheiro, a patrol poderá ser utilizada na limpeza de aguadas, construção de pequenas barragens, aprofundamento de bacias hídricas e manutenção de estradas vicinais. 

   20. O líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), se "descontrolou completamente" ao ser informado que o ex-presidente Lula o havia criticado na tarde desta quinta-feira (26), segundo relatos repassados à GloboNews. A declaração de Lula foi mostrada a Delcídio durante o depoimento do senador para a Polícia Federal (PF) na superintendência da corporação em Brasília, onde o parlamentar está preso.

   21. O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) disse em depoimento à Polícia Federal nesta quinta-feira (26) que queria a soltura do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró por "questões humantárias". Cerveró está preso no Paraná pela Operação Lava Jato. 

   22. A GloboNews teve acesso ao depoimento dado por Delcídio aos policiais. O senador também falou para os policiais que tinha informações  de que o vice-presidente Michel Temer tinha relações próximas com o ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada, também preso pela Lava Jato.

   23. A alfabetização das crianças com até oito anos de idade, meta prioritária do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, do Governo da Bahia, ganha  mais um reforço. 

   24. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia assina, nesta segunda-feira (30), às 14h30, no auditório do Instituto Anísio Teixeira, durante o Seminário Educar para Transformar – experiências de alfabetização na idade certa nos municípios baianos,  um acordo de parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), para a formação de professores das redes municipais de educação que atuam na alfabetização das crianças.

   25. A iniciativa é resultado da integração entre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e o Programa Estadual de Alfabetização na Idade Certa, da  Secretaria da Educação do Estado da Bahia. 

   26. “Uma das metas estratégicas do programa Educar para Transformar, do Governo da Bahia, é garantir a alfabetização das crianças até os oito anos de idade. Para isso, é fundamental este alinhamento com o Pacto Nacional  de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)”, destacou o secretário da Educação Osvaldo Barreto, ao afirmar que “a formação fortalecerá a autonomia pedagógica dos professores alfabetizadores é e a garantia da aprendizagem das crianças”.

   27. Os consórcios Costa do Descobrimento e Construir serão os próximos a ter seus planos municipais
 de saneamento básico elaborados com apoio do Governo do Estado. Ao todo são 21 municípios e mais de 800 mil pessoas beneficiadas na região do extremo sul do Estado. O tema foi discutido na manhã desta sexta-feira (27) no gabinete da Secretaria de Infraestrutura  Hídrica e Saneamento (SIHS) com a participação dos diretores da Embasa e Agersa, Rogério Cedraz e Rogério Costa.
  
   28. “Nossa meta é ampliar a capacidade de atendimento aos municípios de forma regionalizada, tendo
 grandes parceiros para compor cada etapa e, dessa forma, desenvolver as atividades concernentes ao saneamento básico”, acrescentou o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, explicando que a ideia é definir servidores municipais que  receberão informações, abrangendo quatro vertentes: abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo de águas pluviais.

   29. Os contribuintes de toda a Bahia têm até o dia 18 de dezembro para quitar dívidas de IPVA, ICMS, ITD e taxas estaduais com descontos de até 85% e parcelamentos diferenciados, oferecidos por intermédio do programa Concilia Bahia. A quitação pode ser feita de maneira rápida e fácil na internet. No site sefaz.ba.gov.br, no ícone do Concilia Bahia/Acordo Legal, estão disponíveis links para simulação de pagamento e emissão de certidões e do documento de arrecadação.

   30. Caso seja necessário buscar o atendimento presencial, o contribuinte pode se dirigir a uma unidade da Sefaz-Ba na rede de postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ou à inspetoria fazendária mais próxima. O diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Augusto Guenem, destaca que esta é uma ótima oportunidade para os contribuintes quitarem seus débitos junto ao Estado.

   31. Em sessão solene nesta sexta-feira (27), às 19h, no Plenário Cosme de Farias, a Câmara Municipal outorgou o Título de Cidadão de Salvador ao empresário e ex-deputado estadual Luiz Pedro Rodrigues Irujo. A iniciativa é do vereador Leandro Guerrilha (PDT), autor do Projeto de Resolução nº 2.446/15 que possibilitou a homenagem.
  
   32. “Por onde passou, o empresário Luiz Pedro Irujo elevou o nome de Salvador e da Bahia. A homenagem da Câmara Municipal, outorgando o Título de Cidadão de Salvador, é um reconhecimento público dos mais justos”, justificou o vereador Leandro Guerrilha.   

   33. O novo Mercado Municipal de Cajazeiras, que funcionará em Cajazeiras X, em frente ao campo da Pronaica, será entregue pelo prefeito ACM Neto e secretária municipal de Ordem Pública (Semop), Rosemma Maluf, em cerimônia a ser realizada no local neste sábado (28), às 9h30. 

   34. A estrutura vai possibilitar um ambiente melhor e com mais conforto para comerciantes e consumidores, que passarão a ter a garantia de que vai adquirir um produto de qualidade, sob o controle rigoroso dos órgãos de regulação municipal.
 
    35. Com projeto desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) em uma área de aproximadamente 4 mil m², o mercado será administrado pela Semop e tem estrutura semelhante à de um shopping center. São 133 boxes no total, 80 deles exclusivos para feirantes, dispostos em dois pavimentos. 

   36. Os demais estão divididos em atividades como açougue, frios, restaurantes, floricultura, barbearia e serviços. A estrutura conta também com 69 vagas de estacionamento Zona Azul.

   37. Scambo, Retrofoguetes, Festival de Hambúrgueres Artesanais e o Balaio Black Feira são algumas das atrações da Feira da Cidade, que acontece neste final de semana (28 e 29), no canteiro central do Imbuí. O evento, que reúne música, gastronomia, moda, manufatura, vinil, arte e espaço infantil começa
no sábado (28) das 11h às 21h, e no domingo (29) das 9h às 21h, promete animar o bairro com uma bela festa para toda a família.

   38. É com imenso pesar que a Polícia Militar da Bahia informa o falecimento do soldado Perteson Fernandes caldas, de 30 anos, vítima de um acidente de trânsito por volta das 11 horas desta sexta feira (27), na BR 116, em saída de Feira de Santana. 

   39. O soldado era lotado na 66ª CIPM e tinha cinco anos na corporação. O sepultamento será neste sábado (28), às 11 horas, no município de Cruz das Almas.

   40. A comunidade de Feira de Santana receberá a partir desta segundafeira (30) os serviços do Odontomóvel, um consultório odontológico móvel que realiza atendimentos gratuitos para os moradores da região.

   41. Os atendimentos serão realizados na sede da Base Comunitária de Segurança, no Bairro Rua Nova, na Rua São Raimundo, Praça da Fraternidade, próximo ao Sesi, de segunda a sexta-feira das 8h às
12h e das 14h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Para ser atendido é necessário apresentar o cartão do SUS e documento de identificação com foto.

   42. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados pelos seus responsáveis legais. O serviço estará disponível até o dia 12 de dezembro.

   43. O senador e ex-jogador de futebol Romário Faria (PSB-RJ) disse nesta sexta-feira, 27, em seu perfil oficial no Facebook que pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) que investigue a existência de uma suposta conta bancária na Suíça que seria atribuída a ele, segundo divulgou a revista Veja em julho deste ano. 

   44. Procurada, a PGR ainda não confirmou se recebeu o ofício do parlamentar.

   45. A manifestação do senador ocorre dois dias depois de vir à tona gravação de conversa entre o senador Delcídio Amaral (PT-MS) e o advogado Edson Ribeiro em que eles negociavam para tentar impedir a delação premiada do ex-diretor Internacional da Petrobras Nestor Cerveró. Em um trecho, Ribeiro, que foi preso na manhã desta sexta, afirma que Romário tinha dinheiro numa conta na Suíça, mas foi avisado para retirá-lo para não "ser preso".

   45. O senador, que nega ter dinheiro no exterior, divulgou um texto na rede social no qual afirma ter encaminhado um ofício ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot: "Tomei a iniciativa de pedir ao Ministério Público do Brasil que provoque o Ministério Público suíço para instaurar uma investigação a fim de apurar se a suposta conta bancária apontada pela revista VEJA, como sendo de minha titularidade do BSI, realmente existe e, ainda, se algum dia existiu, assim como se já houve qualquer movimentação na conta bancária. Sou o maior interessado que a verdade venha à tona", diz o texto.

   46. Como diria o saudoso ex-governador Luiz Viana Filho tudo o que tem de se explicar demais é complicado.