Política

GILMAR SANTIAGO elogia aprovação do Conselho da Juventude pela Câmara

O petista está cobrando também a regulamentação da lei sobre comida de rua tradicional
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 26/11/2015 às 19:09
Gilmar Santiago: Conselho da Juventude aprovado
Foto: LB

A aprovação do projeto que cria o Conselho Municipal da Juventude (Comjuve), nessa quarta-feira, 25, foi comemorada por seu autor, vereador Gilmar Santiago (PT), também responsável pela elaboração do substitutivo que criou o Estatuto Municipal em Defesa da Juventude, já sancionado este ano pelo prefeito ACM Neto.

“Agora vamos cobrar do Executivo a composição de um Conselho representativo e com protagonismo da sociedade na definição de políticas públicas específicas de emprego, lazer, cultura, esportes, educação e saúde para a juventude”, disse.

O petista está cobrando também a regulamentação da lei sobre a comida de rua tradicional. A afirmação foi feita durante as comemorações do 25 de novembro, Dia da Baiana do Acarajé. “O prefeito foi rápido na regulamentação do food truck, mas não tem a mesma pressa com as baianas de acarajé, que comercializam mingau, beiju e outras iguarias típicas da tradição da população negra”, reclamou, destacando que a data também é o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.

Citando dados da Associação das Baianas de Acarajé e Vendedoras de Mingau (Abam), Gilmar lembrou que de São Thomé de Paripe à Praia do Flamengo existem 550 baianas, mas apenas 80 têm licença e nos grandes eventos elas são retiradas de seus pontos. “Há cerca de 300 anos as baianas estão presentes nas ruas de Salvador e o Poder Público precisa valorizar essa atividade. A baiana de acarajé é Patrimônio Cultural e símbolo da Bahia”, destacou o vereador.