Política

A PESQUISA BABESP e as estratégias de RUI e ACM NETO para 2018 (TF)

Desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho foi sepultada no Jardim da Saudade nesta quinta-feira, 19
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/11/2015 às 19:43
Rui Costa e ACM Neto devem disputar as eleições governamentais de 2018
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A pesquisa divulgada pelo Instituto Babesp feita com 1000 entrevistados nos bairros de Salvador, entre os dias 15 e 18, apontam alguns indicadores relevantes sobre as eleições de 2016 e 2018, diante das estratégias que estão sendo adotadas pelo prefeito ACM Neto e pelo governador Rui Costa, prováveis competidores em 2018.

   2. Um desses indicadores revela que o prefeito ACM Neto, pelo menos até agora, se apresenta imbatível à sua reeleição com 69% de preferência do eleitorado, se as eleições fossem hoje. Em segundo, como esperado, está o deputado e sargento da PM Isidório (PROS) com 8% dos votos. Em terceiro aparece o senador Walter Pinheiro (PT) com 6% e em quarto a senadora Lidice da Mata, com 5%. 

   3. Considere-se, no entanto, que Pinheiro não será o candidato do PT, indicação ainda em aberta e com decisão partidária que só acontecerá nos primeiros meses de 2016. Ao que tudo indica, em sendo o governador do PT, com governo bem aprovado pelos soteropolitanos (71%), que este partido tenha um candidato próprio, ainda que possa o governador apoiar outros nomes de sua base política no primeiro turno.

   4. A questão é que ACM Neto está com um indicador (69%) que o conduziria a vitória no primeiro turno e isso, desde já, dificulta a indicação de um nome petista de maior densidade eleitoral, salvo aqueles já colocados à disposição do partido, o vereador Gilmar Santiago e o ex-deputado Yulo Oiticica.

   5. Imaginar que o PT não terá um candidato será impensado assim como é improvável, quase impossível, que um nome como o de Jaques Wagner venha concorrer a prefeito. Nelson Pelegrino, de novo! ainda que seja o eleitoralmente mais forte, seria desgastante para ele com um curriculo de 4 derrotas. Melhor esperar o ano de 2020.

   6. Também pensar que o PT vai embarcar, no primeiro turno, na candidatura do deputado Isidório seria arriscado, pois, Isidório tem um discurso extremamente messiânico e populista e pode ajudar Rui, em 2018, mas, também pode prejudicá-lo.

   7. A rigor, o governador Rui Costa investe em Salvador numa estratégia que vem desde a época de Wagner, em sua segunda eleição, 2010, e na eleição de Rui para governador, em 2014, com obras na mobilidade urbana, viadutos na Av Paralela e no Aeroporto, expansão do Minha Casa Minha Vida e outros projetos. 

   8. Deu tanto resultado que Rui derrotou Souto em Salvador. Rui tem uma aprovação mediana na classificação do seu governo, com apenas 22; e rejeição de 14%. Mas, possui um regular de 55%, o que denota uma grande faixa da população que observa seu governo em andamento. Se o governo avança com as obras em 2017/2018, ano eleitoral, a tendência é que uma boa parte desses 55% migre para o ótimo/bom e aí Rui fica forte na capital.

   9. Ou seja, independente da eleição de 2016, o que Rui está mesmo de olho é na sua reeleição, em 2018, fortalecendo-se na capital, principal reduto de ACM Neto, para equilibrar o jogo e vencer no interior onde está forte.

   10. Já ACM Neto tem que fazer o inverso: mantér-se forte na capital e buscar o interior, como já está fazendo organizando os diretórios do DEM em todos os municípios e apoiando-se no PMDB e PSDB. 

   11. Neto aposta numa melhor performance do seu partido e aliados nas eleições municipais de 2016 também no interior, especialmente nos grandes municípios, pólos regionais - Feira, Alagoinhas, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Conquistra, Teixeira, Barreiras, Itaberaba e assim por diante.
Este é o jogo posto.

   12. A Babesp aponta, ainda, que o governo da presidente Dilma está num buraco com uma rejeição de 81% do eleitorado de Salvador. Ou seja, se ela não cair até as eleições de 2016, ninguém vai querê-la no seu palanque, salvo se, por milagre, que seu governo melhore até lá.

   13. Na eleição de 2018, no entanto, são outros quinhentos porque o candidato do PT é Lula. E o quadro se modifica e beneficia Rui, até porque ACM Neto embarcará na provável candidatura de Aécio Neves. 
                                                                             *****
   14. A convite do Centro de Excelência do Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) abriu hoje o ciclo de debates sobre o tema “Políticas de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças". De acordo com a parlamentar, a luta para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes deve ser “permanente e contínua”,  envolvendo todas as instâncias de poder e organizações não governamentais.

   15. O corpo da 1ª vice-presidente de Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho, foi velado nesta quinta-feira (19) no átrio do edifício-sede do tribunal, no Centro Administrativo da Bahia, em solenidade que reuniu, além de magistrados, amigos e familiares da desembargadora.

   16. Durante a missa, o padre Abel Pinheiro, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Sant’Anna, destacou o valor justiça entre os méritos da desembargadora, ao mencionar seu perfil de mulher atuante, voltada para o bem comum, em busca de solucionar conflitos e chegar ao melhor resultado, nos casos de mediação entre as partes.

   17. A cerimônia fúnebre contou com a presença de desembargadores e magistrados aposentados, servidores, advogados, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública. Depois do velório, o corpo seguiu em cortejo para o Jardim da Saudade, onde houve o sepultamento.

   18. O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma moção de congratulações ao município de Anguera, que completa 54 anos de emancipação nesta sexta-feira (20). No documento, o parlamentar destacou a importância da população local no progresso da cidade.

   19. Esse Eduardo Cunha manda na Câmara e o Conselho de Ética sequer consegue se reunir. É o fim do mundo.

   20. O deputado Marcelino Galo (PT) diz que está atento aos incêndios na Chapada Diamantina e trabalha para fortalecer a prevenção e contra a ação criminosa do homem para provocar incêndios.

   21. A Prefeitura de Camaçari disponibilizou a relação com os nomes dos 200 estudantes de Camaçari contemplados com o projeto municipal Bolsa Universitária. A relação pode ser verificada no portal da Prefeitura (www.camacari.ba.gov.br), ao clicar no botão do campo Prefeitura Virtual, disposto no lado esquerdo da página. 

   22. Ampliar a produção dos derivados do coco, gerar mais empregos e intensificar o desenvolvimento econômico e social do município de Conde e região. Esses foram os objetivos do encontro que o superintendente de Política do Agronegócio da Seagri (SPA), Guilherme Bonfim, manteve com o grupo holandês Aurantiaca, nesta quarta-feira (18). 

   23. A Bahia é o maior produtor de coco do Brasil, com área plantada de 75,8 mil hectares e produção estimada em 554 milhões de frutos/ano, estado estratégico para acolher as fazendas Arantiaca Agrícola e a Frysk Industrial. 

   24. Cerca de R$ 30 milhões foram economizados pelo Estado, ao longo de 2015, por meio da Gestão das
Compras Públicas. O controle das despesas, conforme Decreto nº 15.924/2015, é feito pela Secretaria da Administração (Saeb), que analisa as solicitações de aquisição de bens de consumo e permanentes, observando o consumo médio e o respectivo saldo em estoque, a fim de evitar obtenção de itens desnecessários.

   25. Além do controle do gasto público por meio das ações do Decreto nº 15.924, trouxeram resultados
econômicos expressivos medidas como a contratação da Ufba para racionalização do consumo de água e energia, a arrecadação obtida nos leilões realizados para alienação de bens inservíveis e desativados do Estado, Registro de Preços dos Serviços de Agenciamento de Viagens (alteração no pagamento de taxas por transação), Pesquisa de Preço (parceria com a FGV, aprimorando a formação do preço referencial) e Bolsa de Materiais. 

   26. Com isso, o Governo da Bahia poupou, entre janeiro e setembro deste ano, o total de R$ 29.318.506,00. 

   27. A deputada estadual Neusa Cadore e o vereador de Jacobina, Ronivon “Rone do Junco” Martins de Souza, estiveram na Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, onde participaram de audiência com o secretário Josias Gomes. O vereador do PT convidou Josias Gomes e o governador Rui Costa a participarem da inauguração de obras em Jacobina.

   28. “Queremos a presença do governador para a entrega da obra emergencial de ampliação do Sistema de Abastecimento  de Água (SAA), cuja adutora de 14 km de extensão levará água tratada – via Programa Água para Todos - aos distritos rurais do Junco, Paraíso, e São Gonçalo, onde moram cerca de 18 mil habitantes”, diz o vereador Rone do Junco.