Política

Secretaria de Meio Ambiente iniciará plano para revitalizar Rio Pardo

O ciclo de debates para a criação do comitê dos afluentes do rio Pardo deve começar no início de novembro
Joana D'Arck , Salvador | 12/10/2015 às 18:11
Secretaria de Meio Ambiente iniciará plano para revitalizar Rio Pardo
Foto: Divulgação

Será deflagrado no próximo mês de novembro o ciclo de Audiências Públicas e debates para a criação do comitê dos afluentes da bacia do Rio Pardo, na Bahia,  condicionante para realização de estudos, diagnósticos e plano de ação visando à sua preservação. Foi o que garantiu,  o secretário  estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, atendendo pleito do deputado Zé Raimundo quando, na última quinta feira, discutiram sobre os problemas e a agilização de medidas para tratar das questões hídrico-ambientais e da preservação das  bacias dos rios Pardo e Gavião, além da  efetiva implantação do Parque estadual da Serra de Palma de Monte Alto, criado por lei em  2010.

O ciclo de debates para a criação do comitê dos afluentes do rio Pardo deve começar no início de novembro, com um primeiro seminário no município de Itapetinga. Em seguida, serão programadas outras audiências e seminários em Vitória da Conquista e Cândido Sales, dentre outras localidades, para, oficialmente e institucionalmente, tratar do tema, envolvendo à sociedade civil e agentes governamentais. 

Em relação ao  rio Gavião,  o secretário informou que os estudos de diagnósticos e plano de intervenção para a  Bacia do Rio de Contas, da qual é afluente,  já se encontram em andamento. A pedido do deputado, se comprometeu a realizar levantamento detalhado e planejamento de ações especificas para o Rio Gavião, objetivando recuperar e preservar as nascentes e matas ciliares no entorno de sua calha, onde há previsões de construções de barragens para melhorar a questão hídrica na região.

 

Implantação do parque

O Parque Palma de Monte Alto foi criado por lei, desde 2010, com o apoio de Zé Raimundo e do deputado federal Waldenor Pereira, graças ao esforço coletivo e social de lideranças comunitárias do município de Palma de Monte Alto, juntamente com pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste (UESB), que foram os responsáveis pela realização de estudo de viabilidade, que acabou convencendo o então governador Jaques Wagner e o Secretário Eugênio Spleger da sua necessidade. Mas apesar de legalmente instituído, o parque precisa de implantação efetiva, que o deputado continua  defendendo  junto ao secretário,atendendo os anseios dos movimentos e ambientalistas.  

“No momento em que assistimos uma agudização da crise hídrica e a crescente sensibilização da sociedade em torno da questão ambiental, tornam-se imperativas ações do governo. Somos testemunha do grande esforço do Governo Jaques Wagner nesse sentido e agora continuado com o governador Rui Costa”, defendeu Zé Raimundo ao avaliar o encontro com o titular da Sema.