Política

SUÍCA DEFENDE consulta à população sobre adoção do horário de verão

O petista propôs também a realização de mutirões de limpeza em alguns bairros da cidade
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 28/08/2015 às 20:19
Suíca: horário de verão não é benéfico para trabalhador
Foto: Divulgação

Uma consulta simples à população sobre a adoção do horário de verão na Bahia em 2015 é a proposta do vereador Luiz  Carlos Suíca (PT) ao governador Rui Costa. Segundo ele o tema “é polêmico e divide a população. Para alguns a mudança de horário não faz diferença, mas para outros é um momento de adaptação que demora para acontecer, desregula os hábitos diários e muda parte do cotidiano de trabalhadores que precisam levantar uma hora mais cedo para ir para o serviço”.

De antemão ele se coloca contra o horário, que, em sua opinião beneficia os grandes empresários, mas não é bem vinda para os trabalhadores. “No caso do usuário comum do sistema elétrico, o valor adicional para cada 100 kWh consumidos cai de R$ 5,50 para R$ 4,50, sem o horário de verão”, avalia.

Sobre a diminuição dos custos da conta de luz apontada pela Aneel ele sugere: “Pode ser que na lógica essa redução também chegue aos usuários, mas por outras políticas adotadas pelo governo federal”.

Mutirão do lixo

O petista está defendendo também a realização de mutirões para a coleta de lixo nas regiões da capital baiana onde o serviço normal não tem conseguido diminuir o volume dos detritos acumulados.

Ele cita o exemplo da ação realizada no final de linha de Pernambués: “Havia uma caixa 5.5, substituímos por uma de 30, pois a outra era pequena para uma comunidade enorme, que descarta todo tipo de lixo, do orgânico ao entulho de construção, passando por eletrodomésticos e móveis quebrados. Pensando em resolver essa situação, há 15 dias estamos fazendo uma operação no bairro, no esquema bota-fora”.

O mutirão contou com o auxílio da Limpurb, lideranças comunitárias, grupo de agentes voluntários e os trabalhadores da empresa terceirizada JG, responsável pela coleta na região, tento levado do bairro mais de 20 caminhões de lixo e entulho. A ideia foi encampada pelo presidente da Limpurb, Tiago Correia, e pelo gerente de operação Aidilton dos Santos.

De acordo com o petista além da campanha existe também a formação de trabalhadores das empresas terceirizadas para serem multiplicadores de reciclagem. “Na região o funcionário, chamado de ‘pé-de-caixa’, vai ficar para avisar ao supervisor da área quando a caixa estiver cheia. Essa função vai ordenar o final de linha e toda a região. A campanha é uma medida simples e não envolve grandes custos para a prefeitura, nem para a empresa, mas resolve o problema de acúmulo de lixo”.