Política

EVERALDO Augusto critica falta de debate no projeto do PDDU e Louos

Para o comunista a prefeitura está simulando a realização de debates, mas não está ouvindo a população
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 27/08/2015 às 18:18
Everaldo Augusto: Prefeitura simula debates
Foto: LB

O vereador Everaldo Augusto (PCdoB) também entrou na polêmica sobre a tramitação do projeto do Executivo que faz mudanças na Lei de Ordenamento e Uso e da Ocupação do Solo (Louos) e no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Na opinião do comunista a carta aberta entregue por urbanistas e representantes de entidades de arquitetura, engenharia e da sociedade civil organizada à Câmara de Salvador, no início desta semana é um “grito de alerta”.

No texto os técnicos denunciam a falta de debates em relação à matéria e protestam contra a tentativa de verticalizar a cidade para a especulação imobiliária: “O documento sistematiza opiniões que já são conhecidas e repercutidas por nós dentro da Casa. É um grito de alerta para a prefeitura, para a cidade e, sobretudo, para os vereadores que vêm adotando uma prática condenável de tomar decisões sem debates sobre estes projetos de enorme importância para Salvador”.

Ainda de acordo com o oposicionista a Casa não pode se posicionar nesta discussão como se comportou durante a reforma tributária, a votação do aumento do IPTU, a venda de terrenos da prefeitura e nas discussões da outorga onerosa. “A Câmara não pode ser cúmplice deste processo de entrega da cidade para o capital especulativo imobiliário”, frisa.

Os profissionais alegam fragilidade técnica e falta consistência na proposta do Município, pois os projetos não foram feitos por técnicos conhecedores da cidade. Para Everaldo “a prefeitura está simulando a realização de debates e audiências como jogada de marketing e não está discutindo o tema com os principais interessados, que são os representantes da população”.