Política

VEREADORES comemoram aprovação de projetos durante última votação

Joceval Rodrigues, Geraldo Jr., Gilmar Santiago e J. Carlos Filho tiveram ideias aprovadas. Waldir Pires apresentou novo projeto
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 30/07/2015 às 19:12
Joceval Rodrigues, Gilmar Santiago, J. Carlos e Waldir
Foto: LB

Os vereadores Joceval Rodrigues (PPS), Geraldo Júnior (SDD), Gilmar Santiago (PT) e J. Carlos Filho (sem partido) comemoram a aprovação de projetos de suas autorias. Eles versam sobre o uso racional da água, mais conforto para usuários dos bancos e a fixação de dias comemorativos municipais.

O de Joceval obriga postos de combustíveis, lava-rápidos, transportadoras e afins instalarem equipamentos de tratamento e reutilização da água usada na lavagem de veículos. O objetivo, segundo o legislador é promover a conscientização dos comerciantes para evitar o desperdício, bem como pensar na reutilização da água, o que é totalmente viável e praticado em outros estados do país, a exemplo de São Paulo.

Conscientização e conforto

As propostas de Geraldo institui o Dia da Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística e determina que as agências bancárias da capital deverão disponibilizar cadeiras para os usuários. A nova data sobre a doença, afirma o edil, objetiva promover ações que tragam melhores condições para quem convive com a patologia, além de alertar que, se descoberta precocemente, o portador pode levar uma vida melhor.

No caso dos bancos a finalidade é dar mais conforto ao consumidor. Conforme afirma o vereador “a Lei dos 15 minutos acaba não tendo efetividade na primeira semana do mês, que é a mais movimentada nos bancos, e a espera torna-se demasiadamente cansativa, principalmente para quem está em pé”.

Meio ambiente

Salvador passará a lembrar o 3 de junho como Dia Municipal da Educação Ambiental. “Nesse dia, diz Gilmar, as ações de conscientização sobre a necessidade de preservar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações, que deverão ser promovidas pelos órgãos públicos municipais durante todo o ano, deverão culminar com atividades educativas, principalmente nas escolas de ensino fundamental”.

A intenção é estimular o exercício da cidadania nas questões ambientais, o que tem sido, na opinião dele, dificultado pelos poderes públicos. Como exemplo, o petista cita as discussões em torno do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Política Municipal de Meio Ambiente.

“Observo a ausência do movimento ambientalista histórico de Salvador, nessa e em outras discussões sobre a política de meio ambiente”, afirmou, ao participar da audiência pública sobre a gestão dos resíduos sólidos, quarta-feira, 29. Ele defende a inclusão de aulas de educação ambiental nas escolas públicas municipais e estaduais.

Lavagem de Plataforma

A lavagem das escadarias da Igreja de São Brás, no bairro de Plataforma, pode ser incluída no Calendário de Festas Populares do Município, caso seja sancionado pelo prefeito ACM Neto o projeto de J. Carlos Filho, aprovado em plenário.

“A festa acontece todo ano no último domingo do mês de janeiro. O cortejo sai do São João do Cabrito e segue até a Colina de São Brás e começa com uma missa na sede da igreja que fica completamente lotada e segue com direito a trios, grupo de travestidos, de caretas e muita alegria. Essa é uma festa de fé e de agradecimento ao Santo São Brás”.

Waldir Pires

Já o petista Waldir Pires apresentou à mesa da CMS proposta para liberar servidores municipais soteropolitanos por dois dias ao ano (no caso das mulheres), e um dia (homens), para a realização de exames anuais preventivos de câncer de mama e ginecológico e de próstata. Indicação com o mesmo teor foi feita ao governador Rui Costa para estender o benefício aos servidores estaduais.

Segundo o ex-governador em qualquer dos três tipos de câncer o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento: “Com os conhecimentos atuais da oncologia preventiva é possível fazer a detecção precoce de câncer ginecológico, de mama, e de próstata, que na maioria das vezes recebe tratamento cirúrgico simples, sem necessidade de radioterapia ou de quimioterapia, e com grande probabilidade de cura”.