Política

RUI muda discurso para fala nacional e ganha espaço junto a Dilma (TF)

Mais de 800 estudantes da região do Subúrbio Ferroviário serão beneficiados com a recuperação das unidades municipais de ensino Cid Passos e São Braz.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 30/07/2015 às 19:26
Rui muda o discurso e ganha lugar ao lado de Dilma na reunião com govrnadores
Foto: Wilson Dias
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O governador Rui Costa está dando uma guinada na sua postura provinciana de ser uma voz limitada ao Estado para começar a falar nacionalmente. Esta semana, aproveitando o encontro que a presidente Dilma fez com os governadores em Brasília, hoje, Rui deu declarações defendendo o que classifica da necessidade de "mais responsabilidade dos políticos com o país".

   2. Evidente que o governador sendo petista puxa a brasa para sua sardinha a tenta proteger a presidente Dilma e o seu partido com uma posição de conveniência, o que é natural. Destoante seria o governador criticar o PT e o governo da presidente. Portanto, está coerente com o que diz e pensa, e defende uma agenda permanente - a cada período a ser estabelecido pelo Plananto - com todos os govrnadores.

   3. Rui tem razão. Mas, esse tipo de encontro, historicamente no Brasil, só acontece quando o governante enfrenta uma crise, como agora. Passada a borrasca, normalmente, o governante máximo se isola ou se cerca de meia dúzia de assessores e vai 'tocando' as diretrizes do governo. 

   4. Assim também acontece com os govrnadores, os quais, e a Bahia não foge da regra, só se reúnem com seus secretários em bloco vez por outra, muito menos com suas bancadas estadual e federal no campo parlamentar.

   5. O fato de Rui iniciar essa trajetória com uma fala mais nacional é, por missão do cargo que ocupa, uma tarefa de governo. Todo governador deve falar por seu estado, ser o porta-voz mais revelevante, e uns têm mais espaços na midia nacional do que outros devido as dimensões de cada estado, e também o tom de voz (o discurso, a mensagem) que transmitem. Em sendo Rui um governador jovem, ainda sem experiência nessa cancha - ele que gosta de usar exemplos esportivos - exige-se um aprendizado e maturação.

   6. Ademais, ao contrário de Jaques Wagner, o qual teve uma experiência maior no parlamento e foi ministro de Estado antes de ser governador, Rui saiu de vereador para deputado federal, mas, retornou logo a base para ser secretário de Estado e treinado para ser governador. Faltou-lhe, portanto, esse meio de campo.

   7. ACM, o qual foi um porta-voz firme da Bahia, na defesa dos interesses baianos, demorou de ser uma voz nacional, o que só aconteceu depois que seu filho Luis Eduardo Magalhães chegou ao parlamento e foi presidente da Casa. Antes, nos seus dois primeiros mandatos como governador (1971/74) (1979/82) era uma voz regional.

   8. A oposição criticou muito o comportamento de Wagner, em sua ótica, por não defender a Bahia como deveria; ou por não ter trazido a Bahia os investimentos que o Estado merecia diante de sua amizade palaciana e das votações expressivas dadas a Lula e a Dilma. Wagner, teve, no entanto, a dificil missão de manter-se na linha de equilíbrio sem ser tão passivo com a Bahia e sem desagradar o Planalto. Não foi fácil.

   9. Rui, agora, dá os primeiros passos como voz nacional. Tarefa também dificil. Está, no entanto, mais ousado do que Wagner e o faz ou inicia essa trajetória aos sete meses de governo cobrando mais investimentos para a saúde e para a educação e propondo uma agenda mais positiva. 

   10. É claro que o momento é outro, o ambiente é outro, Dilma está em baixa (na época de Wagner estava em alta), mas, ainda assim, é um bom sinal para a Bahia e para os baianos.
                                                                              *****
   11. A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (30), na abertura de reunião com governadores de todos estados, que a redução da inflação é a condição para um novo ciclo de expansão da economia.

   12. Ela defendeu as medidas adotadas pelo governo para controle de gastos e alertou que projetos em tramitação no Congresso vão gerar mais despesas, se aprovados, e podem afetar os estados.

   13. Como instrumento para conter a inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou nesta terça-feira (30) a taxa de juros básicos da economia de 13,75% para 14,25% ao ano. Foi a sétima elevação consecutiva da taxa, que atingiu o maior patamar desde julho de 2006, quando estava em 14,75% ao ano.

   14. "O primeiro passo desse ciclo [de expansão] é garantir o controle da inflação. A inflação corrói a renda dos trabalhadores e o lucro das empresas. E promover o reequilíbrio fiscal (...) Essa redução da inflação vai criar as bases para um novo ciclo de expansão sustentável para o crédito", afirmou a presidente, sentada à ponta de uma mesa retangular, no Palácio da Alvorada, com governadores e ministros dos dois lados.

   15. Jornalistas do Oeste da Bahia que produziram reportagens sobre o ensino superior e educação básica em sites, jornais e revistas entre 1 de janeiro e 31 de  dezembro de 2014 devem ficar atentos. Estão abertas até o dia 21 de agosto as inscrições para o Prêmio Andifes de Jornalismo.
 
   16. Promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, o certame tem abrangência nacional e já premiou 46 reportagens em 15 anos de existência. As matérias têm que abordar temas relacionados à educação. Para participar, é preciso ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição, disponíveis no site.
 
   17. Os vencedores vão receber duas passagens aéreas, ida e volta, para qualquer lugar do Brasil. Mais informações estão disponíveis pelo e-mail ascom@andifes.org.br e no telefone (61) 3321-6341.    

   18. Os filhos da jornalista e escritora Janete Badaró (Arilton Carlos, Jane Kátia, Jane Suely, Carlos Alberto Filho e Jane Hilda) convidam para a celebração da missa de sétimo dia que acontece nesta sexta-feira, 31 de julho, às 17 horas, na igreja matriz de São Jorge, em Ilhéus. Nascida em Ilhéus, em 16 de julho de 1935, filha de Ariston Bastos Mendonça e Beatriz Neves Mendonça, Janete faleceu no último sábado, dia 25, em Ilhéus, por problemas de saúde.

   19. Advogada, professora, membro da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) – Seccional Sul – e
da Academia de Letras de Ilhéus, Janete Badaró foi uma mulher de grande destaque na sociedade ilheense e regional por sua atividade intelectual. Foi fundadora e editora do Ilhéus Jornal e da Ilhéus Revista, e exerceu o cargo de Chefe de Divulgação do Município de Ilhéus, durante o primeiro mandato do então prefeito Antonio Olímpio.

   20. Mais de 800 estudantes da região do Subúrbio Ferroviário serão beneficiados com a recuperação das unidades municipais de ensino Cid Passos e São Braz. A reinauguração das escolas, que funcionam respectivamente nos bairros de Coutos e Plataforma, acontece nesta sexta-feira (31), a partir das 9h30. O prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, participam das solenidades.

   21. A reforma das unidades pertencentes à rede municipal de ensino é prevista pelo Programa Combinado. Na Cid Passos, o serviço atendeu tanto ao prédio sede quanto ao imóvel anexo. Entre os serviços realizados, estão reconstrução de muros, construção de rampas de acesso e da nova cozinha, plantio de grama, ampliação de áreas recreativas, recuperação de quadras, modernização do auditório, substituição de pisos e azulejos, recuperação de banheiros e ampliação de salas. 
   
   22. No próximo dia 01 de agosto, mais de 4 mil estudantes do Ensino Médio e Tecnológico de diversas cidades baianas participam da segunda fase da Olimpíada Baiana Química (OBAQ).

   23. O evento, que está em sua da 10ª edição, é realizado pelo Instituto de Química da UFBA e tem como objetivo dar oportunidade para que jovens estudantes interessados na disciplina possam conhecer melhor os processos de separação de misturas, ligações, reações químicas, entre outros. 

   24. Nesta edição, a OBAQ tem patrocínio da Braskem, Brasilgás e Dow Química, empresas que incentivam ações de inovação e desenvolvimento sustentável. As Olimpíadas contam com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Fundação CEFET Bahia, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

   25. Vem aí os parquímetros nas ruas de Salvador. Somos favoráveis a cobrança dos estacionamentos nas ruas. O problema é que não há alternativas para a classe média como em outras cidades mundiais e brasileiras. Salvador não tem metrô; nem ônibus decentes. Ou seja, a classe média vai levar mais um tombo no bolso.

   26. A feijoada beneficente na Cidade da Luz será domingo próximo, a partir das 12h. Uma boa pedida. Come-se bem e ajuda-se a obra social de José Medrado.

   27. O Instituto Paraná deu 57.1% de aprovação do governo Rui Costa. Está bem na fita.

   28. Representando o governador Rui Costa, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, participou, na noite da última quarta-feira (29), das comemorações pelos 85 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Salvador (Adesal). 

   29. O evento marcou também os 18 anos de pastorado do Pr. Israel Alves Ferreira, e contou com a presença dos Prs. Sargento Isidório e Valdomiro.

   30. “Em nome do governador Rui Costa, que é um homem de fé, dedicado à família, trago aqui um abraço a todo o ministério, todos os dirigentes dessa Igreja. Saúdo a todos os homens, mulheres e jovens que se dedicam a fazer o bem”, disse durante sua saudação, no culto festivo que lotou o auditório da igreja da Liberdade. 

   31. Notável por sua beleza, a colombiana Juliana López Sarrazola agorse destacou por uma notícia lamentável: ela está correndo sério risco de ser condenada à morte ou à prisão perpétua na China. Modelo e jogadora de futebol , Juliana foi flagrada com drogas em um aeroporto do país e por isso está detida. As informações são do site Mundo Deportivo.

   32. A prisão aconteceu no dia 18 deste mês, mas só agora foi revelada. "descobriram alucinógenos no interior do seu laptop", notificou a Oficina Anti-Tráfico da Entorpecentes de Guangzhou.