Política

LAVA JATO: Executivos da Andrade Gutierrez também viram réus

Reclamar dessa American Airlines é perda de tempo. Os caras fazem o que querem com os tupinambás e colocam aqui os aviões mais velhos da companhia
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/07/2015 às 19:14
Presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Mais aperto para os empresários acusados de corrupção. A Justiça Federal aceitou, nesta quarta-feira (29), a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra executivos e lobistas ligados a Andrade Gutierrez, uma das maiores empreiteira do país e investigada na Operação Lava Jato. Entre os denunciados está o presidente da empresa, Otávio Marques de Azevedo.

   2. Os crimes citados na ação penal são formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de capitais. O grupo foi denunciado na sexta-feira (24) pelo MP por envolvimento em um esquema de corrupção na Petrobras.

   3. Agora, Azevedo e outras 12 pessoas tornam-se réus no processo. Lobistas como Alberto Youssef e Fernando Soares, o Fernando Baiano, além de ex-diretores da Petrobras, como Paulo Roberto Costa e Renato Duque, também foram denunciados.

   4. "Portanto, há, em cognição sumária, provas documentais significativas da materialidade dos crimes, não sendo possível afirmar que a denúncia sustenta-se apenas na declaração de criminosos colaboradores", pontuou o juiz Sérgio Moro, responsável pela decisão.
Defesa

   5. Os advogados dos executivos e ex-executivos da Andrade Gutierrez informaram que "as respectivas defesas serão feitas nos autos da ação penal, fórum adequado para tratar o assunto" e que não discutirão o tema pela mídia.

   6. De acordo com o MPF e a Polícia Federal (PF), a Andrade Gutierrez e a Odebrecht agiam de forma mais sofisticada no esquema de corrupção e fraudes de licitações da Petrobras. Elas formavam um cartel, obtendo preços favoráveis e, com isso, lucros extraordinários. Parte do lucro excedente era usada para pagar propina a agentes públicos e partidos políticos, conforme os procuradores.

   7. Réus e crimes
- Alberto Youssef, doleiro: lavagem de capitais
- Antônio Pedro Campello de Souza Dias, ex-diretor da Andrade Gutierrez: formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de capitais
- Armando Furlan Júnior, sócio de Fernando Soares: organização criminosa e lavagem de capitais
- Elton Negrão de Azevedo Júnior, diretor-executivo da Andrade Gutierrez: organização criminosa e lavagem de capitais
- Fernando Falcão Soares, lobista conhecido como Fernando Baiano: corrupção ativa, corrupção passiva qualificada e lavagem de capitais
- Flávio Gomes Machado Filho, operador de propinas: organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de capitais
- Lucélio Roberto von Lechten Góes, lobista: lavagem de capitais
- Mario Frederico Mendonça Góes, lobista: corrupção ativa, corrupção passiva qualificada e lavagem de capitais;
- Otávio Marques de Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez: organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de capitais
- Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras: corrupção passiva qualificada e lavagem de capitais
- Paulo Roberto Dalmazzo, ex-executivo da Andrade Gutierrez: organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de capitais
- Pedro José Barusco Filho, ex-gerente de Serviços da Petrobras: corrupção passiva qualificada e lavagem de capitais
- Renato de Souza Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras: corrupção passiva qualificada e lavagem de capitais
                                                                         *****
   8. O Pelourinho, um dos pontos turísticos mais notáveis da cidade e berço de parte importante da história do Brasil, receberá uma ampla intervenção para atrair o público com uma programação que passa pela música, teatro, gastronomia e até competições esportivas. 

   9. O prefeito ACM Neto lança nesta quinta-feira (30), às 15h, no Hotel Pelourinho (Rua das Portas do Carmo, nº 20), o projeto Pelourinho Dia e Noite, que promete movimentar a cena cultural e econômica da região, junto a ações urbanísticas e sociais. Um diversificado calendário de eventos foi pensado para atrair não apenas turistas, mas também moradores que não frequentam ou deixaram de ir ao local nos últimos anos.
 
   10. A coordenação é da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes), com a participação da Secretaria de Cultura (Secult), através da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Fundação Gregório de Mattos (FGM), e engloba praticamente todos os outros órgãos da Prefeitura. No evento desta quinta, o prefeito irá detalhar o projeto para toda a imprensa. 

   11. Se não tiver estacionamento com preço razoável e segurança pouco adiantará, pelo menos para os baianos.

   12. A criação de “uma agenda para o país e para os brasileiros, e não para o partido a, b ou c” é o que espera o governador Rui Costa da reunião que acontecerá em Brasília, nesta quinta-feira (30), entre a presidenta Dilma Rousseff e os governadores dos estados. 

   13. Todos os 27 foram convidados para unificar um “pacto pela governabilidade”, às 16h, no Palácio do Planalto. É momento, explicou Rui, das autoridades mostrarem responsabilidade na condução dos destinos do país. Quando o clima político se acirra e se começa a aprovar projetos (no Congresso) para desgastar o governo, ou na linha do quanto pior, melhor, quem paga um alto preço é a população brasileira”, disse.

   14. A visão de Rui é parcial porque o maior problema está justamente no Planalto.

   15. O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia realiza nesta sexta-feira (31) o seminário 24 Anos da Lei de Cotas – Avanços e desafios na inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho, das 8h30 às 18h, no auditório da sede do MPT, no Corredor da Vitória. 

   16. O evento trata de temas como os marcos legais da inclusão da pessoa com deficiência, inclusão e acessibilidade, inclusão na percepção de trabalhadores e empresas na Bahia e ações institucionais em prol da inclusão. Além disso, haverá uma explanação sobre o recém-sancionado Estatuto da Pessoa com Deficiência.

   17. A Lei de Cotas, de 1991, determina que empresas com mais de 100 empregados reservem de 2% a 5% do número de postos de trabalho para pessoas com alguma deficiência. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 23,9% dos brasileiros se autodeclaram com alguma deficiência. No estado da Bahia são 23% da população declarada com alguma deficiência. 

   18. O Censo de 2010 mostra que 23,6% da população ocupada tem alguma deficiência investigada – visual, auditiva, motora e cognitiva – o que significa 20,3 milhões do total de 86,3 milhões pessoas ocupadas.

   19. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), inicia neste sábado (1º) o processo de acompanhamento das condições exigidas pelo Primeiro Passo para a permanência das famílias no programa. 

   20. A primeira etapa contempla o acompanhamento e monitoramento do estado de saúde das crianças e será realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
 
   21. A ação vai ocorrer, simultaneamente, em 16 diferentes espaços municipais, divididos entre as principais regionais da cidade, com vistas a facilitar o deslocamento. Os beneficiários estão sendo informados, por meio de SMS, sobre os locais que deverão comparecer. 

   22. Aqueles que porventura não forem informados, devem ligar para o número 156 ou se dirigir ao local onde fizeram o cadastro no programa. No local, o cidadão deverá apresentar o cartão Salvador Primeiro Passo e RG do titular. Será fornecido lanche a todos os titulares e seus dependentes.

   23. As Voluntárias Sociais da Bahia irão promover o Bazar Social, neste sábado (1º) e domingo (2), das 9h às 18h, no Palácio da Aclamação, Avenida Sete de Setembro, em Salvador. O evento reúne produtos novos que foram apreendidos pela Receita Federal, como brinquedos, perfumes importados, eletroeletrônicos, roupas, entre outros.

   24. O dinheiro arrecadado será direcionado às obras sociais das Voluntárias, que têm projetos sociais em prol dos mais carentes. A partir de segunda-feira (3), o Bazar segue disponível na própria sede das Voluntárias Sociais, localizada no Largo do Campo Grande, das 9h às 16h. Mais informações podem ser consultadas no site www.vsba.ba.gov.br.

   25. Com o objetivo de ordenar o tráfego de veículos no centro da cidade durante os festejos dos 53 anos de emancipação política do município a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Trânsito Transporte e ordem Pública (Settop) informa aos munícipes que a partir das 15 horas de quinta-feira (30) fica proibido o estacionamento ao longo das ruas que compõem o circuito da festa.

   26. A Justiça baiana concedeu liminar favorável ao deputado Marcell Moraes (PV), em ação movida por calúnia e difamação. No processo, o deputado alegou ter sido surpreendido no mês de junho com a publicação nas redes sociais, de um vídeo em que era acusado de agir com comportamento incompatível com sua conduta moral e reputação social, denegrindo sua imagem. A ação teria sido motivada pelo réu após tentativas frustradas de 
extorsão.
 
   27. O site da SSP/BA precisa atualizar melhor seu conteúdo. Ainda está dia 24 de julho.

   28. Citação da vereadora Vânia Galvão em artigo n'A Tarde: "O trabalhador está deixando boa parte dos salários nas zonas azuis de Salvador". Que coisa sem sentido!

   29. A corrupção no Brasil se transformou numa coisa endêmica.

   30. A presidente Dilma estreou em video pela Web destacando o Brasil no Pan e dizendo que em 2016, nos Jogos Olimpicos, ainda será melhor. Tá certa, tem que ser otimista.

   31. Os muxoxos entre Nelson Pelegrino x Diogo Medrado fazem 1 mês e o turismo afundando.

   32. Essa American Airlines desrespeita a baianada há muitos anos. Já fiz um voo para Miami/NY e o avião parecia os antigos lotações da Ribeira: fedorento, velho, ronceiro. E não adiante v reclama: os comissários de bordo são boçais, estúpidos.

   33. O Forum das ADSs publicou matéria paga contra o governador Rui, em A Tarde, e disse cobras e lagartos do governo. As universidades estão em greve desde o último 13 de maio. E nada se resolve. Ano perdido.

   34. Almirnate brasileiro na gaiola de ferro por corrupção. Chegamos ao fundo do posso.

   35. O Paraná Instituto de Pesquisas dá ACM Neto como favorito à reeleição a prefeito de Salvador, se as eleições fossem hoje. Tem 66.6% contra 10.6% de seu adversário mais forte, Nelson Pelegrino (PT).

   36. O Lobisomem de Serrinha, ontem, à noite, pensou que um disco voador tinha chegado a cidade, mas, depois verificou que era um helicóptero do Graer.

   37. O deputado estadual Carlos Geilson apresentou na Assembleia Legislativa moção de congratulações à Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), pelos 70 anos de existência, cuja comemoração será realizada nesta quinta-feira (30). 

   38. “Parabenizo todos os integrantes da ACEFS por contribuírem de modo decisivo no avanço de Feira de Santana e representarem de forma digna a classe produtora feirense”, afirma o parlamentar na homenagem.