Política

Dilma convoca ministros e organiza base aliada para enfrentar Cunha

Veja apelo do maestro Fred Dantas pedindo voto para a música Bandeira do Divino interpretada pela Orquestra Brasileira de São Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/07/2015 às 20:00
Eliseu Padilha, articulador politico e ministro, é uma das peças chaves de Dilma
Foto: Givaldo Barbosa
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Prevendo um segundo semestre duro no Congresso Nacional onde já se fala com mais intensidade na expressão impeachment e também nas ruas com manifestações programadas para 16 de agosto próximo, a presidente Dilma Rousseff convocou, nesta segunda-feira, uma reunião com o vice-presidente Michel Temer e doze ministros, no Palácio do Planalto, com o objetivo de reorganizar a base aliada e montar sua 'tropa de choque'.

   2. Hoje, em São Paulo, durante palestra a empresários, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, disse que o governo Dilma está abaixo do 'volume morto', para usar uma expressão que foi cunhada pelo ex-presidente Lula da Silva; 

   3. Dilma pediu aos ministros, todos com vinculação partidária, que se empenhem para buscar a unificação da base em torno das propostas de interesse do governo. Ainda precisam ser votadas propostas do ajuste fiscal, como o projeto que aumenta a tributação da empresas sobre a folha de pagamentos das empresas. 

   4. Outro tema relevante para o Planalto é a prorrogação da Desvinculação de Receitas Orçamentárias (DRU), mecanismo que permite ao governo usar livremente até 20% das receitas das contribuições sociais, exceto as previdenciárias.

   5. Mais cedo, Eliseu Padilha disse, ao comentar a baixa popularidade da presidente medida em pesquisas recentes, que o governo está se esforçando para decifrar o atual momento político e econômico. Segundo ele, embora o governo esteja adotando medidas para reativar a economia, essa percepção demora a chegar à sociedade. 

   6. Sobre o rompimento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, com o governo, Padilha disse ter confiança que o peemedebista manterá o equilíbrio institucional que o cargo exige.

   7. Participaram da reunião os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Antônio Carlos Rodrigues (Transportes), Armando Monteiro (Desenvolvimento), Edinho Araújo (Portos), Eliseu Padilha (Aviação Civil), George Hilton (Esporte), Gilberto Kassab (Cidades), Afif Domingos (Micro e Pequena Empresa), Helder Barbalho (Pesca), Kátia Abreu (Agricultura) e Nelson Barbosa (Planejamento).

                                                                   *****
   8. Dez consórcios intermunicipais, formados por 158 municípios, assinam, nesta terça-feira
 (28), com o governador Rui Costa um acordo de cooperação técnica para cessão de equipamentos e servidores do Departamento de Infraestrutura de  Transportes da Bahia (Derba), extinto com a reforma administrativa da atual gestão.

   9. O evento ocorrerá às 14h, no auditório da Secretaria de Infraestrutura, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

   10. Continuam abertas as inscrições para o Workshop: Falando em Público com excelência com
Yang Mendes e Jefferson Beltrão. O evento é uma promoção da Eloquence Treinamento em Oratória, e pretende auxiliar aqueles que têm medo de falar em público, ou mesmo se expressar com segurança. Será realizado no próximo dia 01 de agosto, das 9h às 18:30h, no auditório do Ed. Mundo Plaza, em Salvador. 

   11. Mais informações: 71 3484-0043 / 9296-3303 / 8875-8131 / 8188-6135 (WhatsApp) ou através do email: contato@eloquence.com.br 

   12. O deputado Luciano Ribeiro apresentou Moção de Congratulação pelo aniversário de emancipação política do Município de Rio do Antônio, que completou hoje, dia 27 de julho, 53 anos. Parabéns a Rio do Antônio com votos de mais desenvolvimento a esta querida terra!

   13. A aluna Esther dos Santos Santana, integrante do grupo de elite de Ginástica Rítmica, mantido
pela Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), através da diretoria de esporte lazer, se classificou para a grande final que acontece de 02 a 06 de setembro, em Fortaleza (CE), na categoria individual geral - de 12 a 14 anos. 

   14. Apelo do maestro Fred Dantas: Venho pedir vosso voto no 13° Festival de Música Rádio Educadora da Bahia para a minha música Bandeira do Divino, interpretada pela jovem Orquestra Brasileira de São Salvador, por dois motivos, um de natureza artística e outro social:

   15. - a Bandeira do Divino é uma obra atonal (não há um tom), que usa compassos ímpares (5 e 7 por 8, ou seja, uma obra questionadora e instigante, sem deixar de ser muito brasileira em sua base e seu título. Uma ótima oportunidade de fazer tocar algo imprevisível nas ondas do rádio.

   16. - a Orquestra Brasileira que a interpreta é formada por músicos de 16 a 22 anos de idade, gente humilde e jovem que venho treinando há três anos e precisa ser afastada da tentação de desistir de ser músico e optar por “trabalhar” nos telemarketing da vida. Estar no festival já é um grande incentivo; vencer será tudo de ótimo!

   17. Para votar basta se cadastrar no sítio http://www.irdeb.ba.gov.br/festivaleducadora/

   18. O vereador Leandro Guerrilha (PSL), em meio à elevação dos casos de maus- tratos aos animais, em especial de envenenamento, apresentou projeto de indicação ao prefeito ACM Neto, sugerindo a criação de um programa para a proibição de colocação de substâncias venenosas em praças, jardins e canteiros, intensificando a fiscalização na grande Salvador. 

   19. A matéria de nº 241/15 já teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e tramita na Câmara Municipal.

   20. Uma das estruturas do programa estadual Pacto pela Vida no enfrentamento à criminalidade, o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) já é uma realidade no estado. Em 2015, quatro Diseps já foram instaladas nos municípios de Uruçuca, Bonito, Iguaí e Capim Grosso, intensificando as ações de preservação da vida nas localidades. 

   21. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o planejamento da pasta prevê que, até o final do ano, a Bahia passe a dispor de 34 unidades. 

   22. Segue em Salvador a greve dos agentes comunitários de Saúde. Há quem diga que não estaria fazendo a menor falta.

   23. A comissão de Direitos Humanos da Assembleia está muda diante da absolvição pela Justiça dos PMs que, 'em legitima defesa' - é o que diz a Justiça - mataram 12 jovens no Cabula.

   24. Por que será que os brasileiros - especialmente Marin, da CBF, preso na Suiça - têm medo da justiça norte-americana? Diz que, por lá não tem esse negócios de menor ou velho. A cana é dura para qualquer idade e Marin, que já tem 80 anos, teme passar o resto de sua vida no xadrez.

   25. A Veja mostrou a outra face de Romário, o atleta e senador caloteiro. Um camarada desses não tem moral pra falar mal de ninguém.

   26. A UFBA está em greve. E também sem energia em algumas unidades. Quando se fala em privatizar a UFBA os 'cururus' destestam. Mas, vão fechar a UFBA por incompetência e falta de verbas.

   27. A cidade do Salvador numa violência das maiores e Gil e Caetano numa turnê em Isarel se apresentam como embaixadores da paz. Tá certo que façam esse marketing por lá, mas, devem fazer também por acá.

   28. O governo diz que não vai interferir na subida do dólar. Coitado do governo: tá mais bambo do que charuto em boca de bêbado.

   29. O poeta Capinam não anda nada satisfeito com a situação do Muncab. Falta dinheiro, não tem recursos de investimentos, e na última chuva houve prejuizos em peças da exposição permanente. Capinam diz que, se continuar dessa forma, vai se mandar.

   30. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) celebra nesta segunda-feira (27), mais um avanço, através da Secretaria de Educação (Semed).  São 80 profissionais que atingiram mais um nível acadêmico em pós-graduação. Os pós-graduados receberão a certificação das mãos do secretário da Semed, Marcelo Abreu.