Política

COBRANÇA DE ESTACIONAMENTO em shoppings virou bandeira politica em SSA

Quando uma cidade chega ao ponto de bandidos atacarem ambulâncias do Samu, de fato, o fundo do poço está à vista. É o que está acontecendo com Salvador.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/05/2015 às 20:17
Shopping da Bahia, antigo Iguatemi, que deu nome a uma área da cidade
Foto: A TARDE
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Como se diz no jargão popular, administrar uma cidade como Salvador, repleta de problemas, é "a cada dia sua agonia". E o prefeito ACM Neto, o qual passa maus bocados com 21 mortes causadas por deslizamento de terras e desabamentos de casas provocadas pelas chuvas, agora, tem nos seus calcanhares uma decisão judicial - segundo a Abrasce - multando a PMS R$50 mil dia caso não permita a cobrança de estacionamento de veiculos nos shoppings.

   2. A rigor, não há nenhuma novidade nisso porque várias cidades no Brasil já cobram os estacionamentos há anos, no exterior também é assim, mas, em Salvador, essa questão se tornou uma bandeira politica que foi empunhada, inicialmente pelo prefeito Antonio Imbassahy (1997-2004) e depois, mais fortemente pelo então prefeito João Henrique (2005/2012), o qual este último, elegeu-se em 2004 - entre outras - com a bandeira em defesa da classe média e suas liminares impedindo a cobranaça das multas no trânsito, os populares "chupa-cabras". 

    3. ACM Neto, de certa forma, apoiado que foi por João Henrique em 2012, também empunhou essa bandeira embora já sabendo que tramitava em últimas instâncias as ações movidas pela Associação dos Supermercados defendendo a cobrança. 

   4. Se houver uma determinação judicial finalistica o prefeito vai ter que dar o Termo de Viabilidade Locacional (TVL) autorizando a cobrança. Aliás, esse parece ser o último trunfo da Prefeitura, segundo Silvio Pinheiro, secretário de Urbanismo da Prefeitura.

   5. Diz Silvio no Whasapp Pauta Agecom que a PMS ainda não foi notificada pela Justiça e assim que for vai levar o assunto à conhecimento da Procuradoria Geral do Município, entendendo, desde já "que tudo que for possível dentro da lei será feito para que os shoppings não cobrem".

   6. Agora, tudo o que não pode acontecer para ACM Neto é essa cobrança nos shoppings. Mesmo que seja por uma decisão judicial, a oposição e parte da população vai cobrar-lhe a fatura entendendo que, se o prefeito fosse João Henrique não cobraria. E JH, que andava 'morto' politicamente com certeza vai reaparecer.
                                                                              *****
   7. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram alvo de bandidos, neste fim de semana, em Salvador. Na sexta (22), durante um atendimento no bairro de São Caetano, uma ambulância foi apedrejada por traficantes da região.
 
   8. Já na noite de sábado (23), na BR-324, próximo ao Makro, um veículo passou ao lado de uma ambulância e fez disparos de arma de fogo. Com isso, o motorista perdeu o controle do carro e capotou a ambulância. 

   9. O técnico de enfermagem Aliomar Rogério e coordenador Roberto Reis ficarma feridos. Aliomar teve fraturas no braço e mão e passou por cirurgia no Hospital Geral do Estado (HGE). Já Roberto teve fratura no braço e um corte na boca. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

   10. Chegamos afinal ao fundo do poço. Quando bandidos agem contra um equipamento público dessa importância vê-se, pois, que Salvador vive um momento assustador perante a violência. 

   11. Os evangélicos não gostaram nem um pouco da relação que o ex-presidente Lula fez com o diabo e a população. Estãoa 'falando o diabo' de Lula.

  12. O reitor da UFBA João Carlos Salles chegou a Instituição cheio de ideias e virou administrador de crise. Nesta segunda, 25, gerencia um protesto.

   13. Mesmo com todo corte no OGU o programa Minha Casa Minha Vida ainda tem R$40 bi para realizar obras, em 2015.

   14. Tá dando o maior rolo aquela SPE que construiu o gasoduto Bahia-Sudeste da Petrobras na época de Gabrielli.

   15. Não é só no rio que há furtos e roubos de bikes. Em Vilas do Atlântico, Lauro, se o camarada bobear na porta dos mercadinhos perde a bike. 

   16. A diferença de furto para roubo é que, no primeiro caso, o ladrão leva por descuido; no segundo caso, mostra um revólver e leva na tora.

   17. O corte no OGU mostra como o governo federal manobrava dados e números na denunciada 'contabilidade criativa'.

   18. Depois de muito tempo fez um sozinho em Salvador e na RMS neste domingo.

   19. Pegou mal para o Detran instalar equipamento na Barra sem licença da Sucom. É o mesmo que o camarada comprar um veiculo e sair dirigindo sem a licença do Detran.

   20. Anunciada manifestão de protesto contra serviços do ferry-boato na segunda, em Itaparica.

   21. Entre os dias 25 de maio e 06 de junho a comunidade da cidade de Porto Seguro terá os serviços do Odontomóvel, um consultório odontológico móvel com atendimento gratuito com dentistas para quem for até a Base Comunitária de Segurança, localizada no Baianão, de segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Todos podem participar.