Política

ESQUENTA BRIGA ALELUIAXSOLLA: No próximo round, petista vai à Justiça

Justiça seja feita Mr Alcoforado, a Prefeitura de Salvador, pelo menos na época de Imbassahy, e o governo Wagner, sempre apoiaram e ajudaram o IGHB
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/05/2015 às 19:22
Charge da época de Osvaldo Cruz e o combate a febre amarela e a varíola
Foto: Charge
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Esquenta a briga entre os deputados federais José Carlos Aleluia (DEM) e Jorge Solla (PT): No novo capítulo, o deputado Solla diz que ngressará com uma representação contra o deputado Aleluia (DEM) por quebra de decoro parlamentar. Na acusação, o petista anexa entrevista de Aleluia concedida à imprensa baiana em que dirige, na sua ótica, "ofensas e falsas". O deputado também acionará a Justiça por injúria e difamação. 

   2. “Enquanto ele recebeu R$ 3,5 milhões para se eleger, a maior parte de dinheiro vindo de empreiteiras envolvidas na Lava-Jato, como a UTC, OAS, Queiroz Galvão, Odebrecht, eu quero que ele prove em juízo o que diz quanto ao financiamento de minha campanha”, cobrou Solla.

   3. O deputado pedirá que Aleluia prove também as acusações referentes à sua gestão frente à Secretaria de Saúde do Estado. “Em 15 anos de gestor da saúde saio sem nenhuma condenação e sem estar respondendo nenhum processo judicial”, disse Solla.

  4. O deputado lamentou o nível de debate proposto pelo colega baiano. “Na CPI eu não fiz qualquer acusação, li uma matéria publicada na imprensa em 2009 sobre a Operação Castelo de Areia e perguntei se o executivo reconhecia aqueles pagamentos de propina. Sem porque nem pra quê vejo ele disparar contra mim ofensas que não correspondem com um nível respeitoso de debate”, disse.

   5. A representação por quebra de decoro, salienta o petista, se deve às ofensas pessoais. “Apesar de estar em primeiro mandato, em minha carreira política sempre mantive o debate num nível civilizado, de respeito aos atores políticos e instituições. A vasta experiência parlamentar do deputado Aleluia, todavia, não foi suficiente para que ele contivesse o destempero e aprendesse a respeitar os outro deputados”, disse.

   6. (Veja declarações de Aleluia na matéria ao lado na Editoria de Politica)
                                                                                *****
   7. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresenta boletim da “Operação Chuva 2015” nesta quinta-feira (21). Até as 18h12 o órgão tinha recebido 216 ocorrências. Foram 15 alagamentos de imóvel, 60 ameaças de desabamentos de imóvel, duas ameaças de desabamento de muro, 26 ameaças de deslizamento de terra, cinco ameaças de queda de árvores, 32 avaliações de imóvel alagado, cinco desabamentos de imóvel, dois desabamentos de muro, dois desabamentos parciais, 62 deslizamentos de terra, três infiltrações, uma orientação técnica e uma pista rompidas. Não há registro de feridos. 

   8. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com chuva. A temperatura deve variar entre 22ºC a 27ºC.​​​​​​​​

   9. O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) vai repassar à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) um aparelho denominado Lensômetro Digital, para que possa ser utilizado pelos setores de oftalmologia de um dos postos da rede de saúde pública estadual. A Resolução, apresentada ao plenário do TCE na sessão desta quinta-feira (21) pelo presidente da instituição, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, foi aprovada à unanimidade, restando definir apenas a forma legal de como se formalizará o repasse do equipamento. 

   10. O Lensômetro Digital, adquirido pelo TCE em 2012, é utilizado na medição e leitura de lentes oftalmológicas e encontra-se em bom estado de conservação, podendo ser muito útil na prestação de serviços de saúde à população carente. Antes de decidir pelo repasse, o TCE solicitou à Secretaria da Saúde uma avaliação do equipamento por seus técnicos, que o consideraram em boas condições de uso e aprovaram a decisão.

   11. Senado brinca com o Brasil e Comissão admite reajuste de 53% a 78.5% para servidores do Judiciário.

   12. Câmara brinca com o Brasil e quer construir shopping de R$2 bilhões.

   13. Turista pega 3 meses de cadeia após tocar ombro de uma policial de Dubai. Taí um bom lugar passear.

   14. Fernando Alcoforado diz no seu artigo em A Tarde que faltaram apoios do governo do Estado e da Prefeitura de Salvador para o IGHB no tempo de Consuelo Pondé de Sena. Ao contrário, se não fosse a Prefeitura na época de Imbassahy, o teto tinha desabado sobre a área dos jornais antigos e muitas ações foram realizadas no Instituto. O governo Wagner também apoiou vários eventos da Casa da Bahia, justiça seja feita.

   15. Dr Taciano Campos o outro 'anjo bom' da Bahio do Hospital Santo Antonio (Irmã Dulce) merece uma homenagem mais robusta. O homem dedicou 40 anos de sua vida profissional a OSID e faleceu esta semana.

   16. Afinal, José Janene está vivo ou morto?

   17. O Brasil está voltando a época de Osvaldo Cruz quando se precisou fazer uma campanha nacional para combater a febre amarela e a varíola, no governo Rodrigues Alves, inicio do século XX. 

   18. Pois bem, estamos vivendo um caos na saúde pública com epidemias de dengue, casos de Zica, doenças infeccioas as pilhas, falta de saneamento, hospitais públicos lotados e assim por diante. Só esta semana a PMS diz que pôs tima 12 mil criadouros de mopsquitos na capital baiana.

   19. Naquela época, o Rio era a cidade mais suja do mundo. Osvaldo foi à luta com apoio do presidente e os boletins sanitários da época dão conta que foram vistoriados 14.772 prédios, extintos 2.328 focos de larvas, limpos 2.091 calhas e telhados, 17.744 ralos e 28.200 tinas. Lavou 11.550 caixas automáticas e registos, 3.370 caixas d´água, 173 sarjetas, retirando 6.559 baldes de lixo e dos quintais de casas e terrenos 36 carroças de lixo, gastando 1.901 litros de petróleo 

   20. Agora, tá na hora de fazer a mesma coisa em várias cidades brasileiras. 

   21. As chuvas que caem em Salvador, cancelaram shows, inaugurações, o Metrô entrou água e a cidade está semi-paralisada. Agora imaginem se acá tivesse neve. 

   22. O governo baiano pede urgência a Kassab para liberar verbas para Salvador. Kassab é o ministro das Cidades. Brasília nunca teve pressa com Salvador. Nem vai ter.

   23. Servidores do Estado tiveram 6.4% de reajuste salarial parcelados em 3.4% em março e mais 2.9% em novembro; servidores da Prefeitura de Salvador, zero%; servidores do MP 6.4%; rodoviários de Salvador 10% de reajuste. É isso. O negócio é ser motorista de buzu.

   24. O ministro da Defesa, Jaques Wager, teve uma boa desculpa no caso da perda da Codevasf. Disse que acordo é acordo, mas, esperava que o indicado do PP fosse um nome da Bahia. Tá certo.

   25. Crise vem, crise vai e Verinha Lued está nas colunas dando jantares.

   26. Adolescente de 16 que matou médico no Rio pra furtar uma bicicleta tem mais de uma dezena de crimes, desde os 12 anos. Muitos deles por facadas. Foi apenas apreendido. Nos EUA seria condenado, no mínimo, a prisão perpétua.

   27. O Bahia Já tem 9 anos de existência. Desde que foi fundado compra um veículo de reportagem na Sanave. O primeiro foi um gol. Depois, trocado na própria Sanave por um Fox, em 2011. Agora, época de renovar a sua frota de 1 veiculo, a Sanave não quer receber o carro porque está no nome da empresa. 

   28. A Sanave mudou as regras a partir de 2011 e não avisou aos seus clientes. Diz que só aceita o carro numa permuta se o documento do veiculo estiver no nome de uma pessoa física. E não tem conversa. Esse é o tratamento vip da Sanave. 

   29. Fazer o que? O 'home' é dono de tudo que é loja de veiculos novos na Bahia!

   30. A Marina Boat, loja especializada em barcos e produtos náuticos oferece hoje (21/05), curso sobre como planejar uma viagem de barco. Ministrado pelo navegador Denis Peres, o encontro “Meu barco é uma viagem”, acontece das 18h30 às 21h, no auditório da Bahia Marina. O encontro faz parte da Confraria Marina Boat, clube de fidelização de clientes, mas as vagas se ampliam para o público em geral.  
 
   31. De acordo com Peres, não importa o tamanho do barco, se a rota é uma praia próxima ou uma viagem mais longa. “Com planejamento e bom senso, tudo é possível”, diz.

   32. No encerramento do XII Seminário LGBT do Congresso Nacional, nesta quinta-feira (21), em Brasília, o
deputado federal Bacelar (PTN-BA) parabenizou a iniciativa do coordenador do evento, deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), para discutir as necessidades dos grupos socialmente fragilizados. Com o tema “Nossa vida d@s outr@s - Empatia: a verdadeira revolução”, o seminário tratou de assuntos como o monitoramento de redes sociais, crimes cibernéticos, bullying, injúria e difamação, liberdade de expressão, discursos de ódio e o papel das famílias na promoção da tolerância e do respeito. “

   33.  Neste ano de 2015, mais de 500 produtores rurais e representantes de associações, cooperativas e entidades ligadas à cafeicultura capixaba participaram no mês de maio, no sítio São Bento, em São Domingos do Norte-ES, da solenidade que marcou o lançamento da oitava edição da Campanha de Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café do Espírito Santo e o VII Noroeste Café Conilon. 

   34. O evento é realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) - instituição participante do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café - e conta com a parceria de representantes da cadeia produtiva da cafeicultura capixaba.

   35. O novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Jorge Hereda, toma posse nesta sexta-feira, 22 de maio, às 11 horas, no auditório da Procuradoria Geral do Estado, localizado na 3ª avenida, n° 370, Centro Administrativo da Bahia (CAB). Hereda sucede o engenheiro químico Paulo Guimarães, que ficou no cargo desde a saída, no final de abril, do engenheiro elétrico James Correia.

   36. Formado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, Hereda é mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Entre março de 2011 e fevereiro de 2015 foi presidente da Caixa Econômica Federal. Antes de ser efetivado presidente, ocupou durante seis anos a vice-presidência do banco estatal. Foi secretário de Habitação do Ministério das Cidades e acumulou experiências atuando em diversas secretarias no estado de São Paulo.

   37. Só passando no Porto Moreira pra tomar uma com tanta chuva.