Política

SUCESSÃO EM ITABUNA: Deputado Augusto Castro lidera a corrida inicial

Veja os números e nosso comentário
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/04/2015 às 17:44
Na pesquisa Gaspareto, Augusto Castro tem 26.1% das intenções de votos
Foto: Blog do Gusmão
   Uma pesquisa coordenada pelo sociólogo Agenor Gaspareto (Sócio Estatística e Gaspareto) realizada entre os dias 16 e 18 de abril últimos ouvindo 839 pessoas, com margem de erro de 4%, aponta que se as eleições de Itabuna para prefeito municipal fossem hoje, o deputado estadual Augusto Castro (PSDB) na intenções de votos estimulada teria 26.1%; seguido do ex-prefeito Fernando Gomes 16.4%; do capitão Azevedo (DEM, ex-prefeito) com 12.5%; Não sabem 12.4%; Geraldo Simões (PT) 10.3%; Nulo/branco 9.7%; Vane (PRB, atual prefeito) 7.4%; Davidson Magalhães (deputado federal do PCdoB) 2.3%; Leninha 1%; Dr Mangabeira 0.7%; Acácio Pinto 0.6% e Wenceslau 0.6%.

   Na pesquisa espontânea 57.6% não sabem; Augusto Castro desponta com 13.3%; Capitão Azevedo com 8.7%; Vane com 5.4%; e Geraldo Simões com 4.9%.

   Ainda de acordo com a mostra a população avalia o governo do prefeito Vane de forma positiva em apenas 8.6% (ótima e boa) e desaprova com 66.6% (ruim e péssima); tendo uma referência de 23% de regular.

  FALTA D'ÁGUA

   Em fala no plenário da Assembleia Legislativa o deputado Augusto Castro comentou na tarde desta quarta-feira, 22, o drama em que vive a cidade de Itabunba com o racionamento de água. Segundo Castro, o governo do estado precisa fazer obras complementares ao sistema o que não aconteceu até hoje. Diante dessa situação vários bairros de Itabuna estão sem água e a situação preocupa as indústrias instaladas no município. 

   Ao Bahia Já, sobre as pesquisas, o deputado disse que é animador o quadro favorável a sua personalidade politica. Castro, no entanto, não deseja falar sobre eleições neste momento.

   Já o líder do bloco da oposição, deputado Sandro Régis (DEM) disse que Castro lidera todas as pesquisas em Itabuna e é um excelente nome para a Prefeitura.

   COMENTÁRIO DO BJÁ

   A pesquisa Gaspareto referenda o que parlamentares da região Sul falam sobre a gestão do prefeito Vane, do PRB, considerada abaixo da crítica. 

   Vane venceu ao capitão Azevedo (DEM) o qual concorreu à reeleição e não obteve êxito. Na época, 2012, Azevedo passava pelo mesmo drama atual de Vane, baixa avaliação.

   Depois, Azevedo candidatou-se a deputado estadual e ficou na suplência. 

   Hoje, no entanto, o que se observa é que o capitão Azevedo continua vivo politicamente com 12.5% na estimulada, peça importanto como fiel da balança no processo eleitoral.

   Geraldo Simões - o qual luta para ser o candidato do PT - também está vivo no processo.