Política

SALVADOR 466 ANOS: Vereador Hilton Coelho saúda capital da resistência

vide
Ascom PSOL , Salvador | 29/03/2015 às 09:06
Salvador de todos os povos
Foto: BJÁ

Dia 29 de março Salvador comemora 466 anos da fundação. Foi a primeira capital do Brasil, a Nação que concentra um dos maiores contingentes da diáspora africana no mundo e que se tornou para nós, graças a marca indelével da cultura afro-brasileira, que fez com que poetas e artistas a chamem de nossa "Roma Negra".

Pela contribuição histórica à luta pela igualdade e contra a discriminação racial passou a ser chamada pelos lutadores do nosso povo como a capital da resistência indígena, negra, feminista, ecossocialista e popular. Ela poderia ser considerada a nossa "Meca", pois aqui pulsa com muito axé as raízes históricas da cultura afro-brasileira que faz da Bahia celeiro cultural afrodescendente no Brasil.

É a terra de Zeferina, Maria Felipa, Manoel Quirino, Luiz Gama, Castro Alves, João de Deus do Nascimento, Manuel Faustino dos Santos Lira, Lucas Dantas, Luiz Gonzaga das Virgens, Ana Romana, Domingas Maria do Nascimento, Luiza Francisca de Araújo, os revoltosos de Búzios, da Sabinada e de tantas heroínas e heróis negros, que colocam a luta histórica do povo oprimido de Salvador e do Brasil como fonte de inspiração para construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“Animai-vos ó povo bahiense que está por chegar o tempo mais feliz da nossa liberdade: tempo em que todos nós seremos iguais, o tempo para a vossa ressurreição sim, para que ressuscitem do abismo da escravidão para levantares a sagrada bandeira da liberdade”, dizia o manifesto dos revoltosos de Búzios que foram encontrados colados nas paredes de prédios públicos da cidade em agosto de 1798. Isso nos inspira e estimula a seguir em frente na luta pela igualdade,

Por isso nos orgulha hoje nos organizarmos no Partido que demos o nome de Socialismo e Liberdade (PSOL).

Parabéns Salvador, muito Axé para o nosso povo! Axé Salvador!

*Hilton Coelho - Vereador de Salvador pelo PSOL.