Política

RUI lança Pacto pela Educação e senadora Lidice retorna a palanque PT

Salvador em festa neste domingo, com entrega de obras da Prefeitura e do governo do Estado, shows e harmonia entre as autoridades. Que bom.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/03/2015 às 18:32
Governador Rui entrega título de terras no Uruguai, ao lado de Pelegrino e Lidice
Foto: SECOM
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Governo do Estado lança, nesta segunda-feira (30), o Programa Pacto pela Educação na Bahia, às 9h, no Senai/Cimatec, Avenida Orlando Gomes, em Salvador. O lançamento será feito pelo governador Rui Costa, com a presença do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e de outras autoridades. Hoje, na entrega de titulos de terras no bairro do Uruguai, a novidade foi o retorno ao palanque do PT da senadora Lidice da Mata (PSB).

   2. O programa visa à melhoria da qualidade da educação na Bahia, a partir da formação de uma rede de parceria com municípios, educadores, estudantes, gestores e empresários, além de instituições públicas e privadas, universidades e, principalmente, as famílias. No evento, os prefeitos deverão assinar o termo de compromisso ao programa. O Pacto 
busca, prioritariamente, garantir a alfabetização de todas as crianças até o 3º ano do ensino fundamental e que todos os jovens tenham desempenho adequado à sua série.

   3. Antes do lançamento do Pacto, o governador Rui Costa concederá entrevista coletiva no Senai/Cimatec, 
detalhando o projeto para a imprensa, que deve chegar ao local do evento  às 8h30min.

   4. Ao entregar neste domingo (29), aniversário de 466 anos de Salvador, obras de contenção de encostas no bairro de Águas Claras, o governador Rui Costa fez uma sugestão à Prefeitura Municipal: destinar um posto de saúde àquela comunidade, formada, em grande parte, por famílias de baixa renda e carente desse importante serviço.

   5. O Governo do Estado construirá seis postos em Salvador, com recursos originados de empréstimo junto ao Banco Mundial, mas é a Prefeitura que define a localização do equipamento. "Um morador acaba de me falar da dificuldade que as famílias encontram quando precisam de atendimento à saúde. Nada mais justo que um dos postos venha para esta região", disse.

   6. O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB), comentou neste domingo, 29, declaração feita por um dos ministros mais fortes do governo Dilma, Joaquim Levy, da Fazenda. Em palestra para alunos da Universidade de Chicago (EUA), Levy afirmou que a presidente "tenta acertar (na condução da política econômica), mas não da maneira mais fácil e efetiva".

   7. “A frase é uma confirmação oficial de um Ministro de Estado da ineficiência da presidente da República. E revela que o governo está tão frágil que Dilma já não controla nem mesmo os próprios ministros”, disse o parlamentar, observando que as críticas ao governo federal hoje não partem mais apenas da oposição, mas, inclusive, de integrantes de destaque na estrutura federal.

   8. Lembrou também o que disse na semana passada o presidente nacional do PT, Rui Falcão: “É um governo de merda, mas é o meu governo”. “A situação está tão ruim, que nem mesmo os aliados conseguem defender a presidente”, concluiu.

   9. Todas as grandes empresas - Gerdau, Camargo, etc - negam que tenham participado da operação sonegação de impostos com a Receita Federal, segundo a Polícia Federal, rombo estimado em R$19 bilhões. Esse filme já vimos no 'Mensalão' e no "Petrolão' todos negam e estão envolvidos até o pescoço.

   10. Bom o comercial de TV da Skin para o Aniversário de Salvador. Só não é mais criativo do que o da Itaipava "Vai Verão; Vem Verão".

   11. Gabriel Paulista, revelado no Vitória, está na Seleção Brasileira. Tá na hora de Dunga dar uma chance a esse garoto. No jogo de hoje contra o Chile o Brasil jogou mal e bateu demais 35 faltas contra 12 do Chile. Só quando entraram os titulares o Brasil ganhou com gol de Firmino.

   12. Outra coisa: o que faz esse Fernandinho na seleção? Em 5 bolas que disputa dá 4 faltas.

   13. A corrente política de Lula - Construindo um Novo Brasil CNB - agora tem dois representantes no coração do governo Dilma: Edinho da Silva (tesoureiro de campanha) na Comunicação e Aloisio Mercadante, Casa Civil; enquanto a DS também tem dois representantes Miguel Rosseto, na Secretaria Geral, e Pepe Vargas das Relações Institucionais. Aparentemente estaria empate Lula 2x2 Dilma, mas, diz-se que, embora Mercadante seja da CNB está mais ligado a Dilma. Ou seja, no núcleo do governo ainda está 3x1.

   14. Entre 188 países o Brasil ficou no 172º em relação ao PIB/crescimento econômico. Na América Latina perdemos até para a Bolivia do companheiro Evo Morales.

   15. As Mil e uma Noites, novela exibida na Band é de doer a alma. Babilônia, da Globo, começou bem, mas, tá uma chatura. Já o programa da Sabrina, na Record, é daqueles que só se vê uma vez pra conhecer.

   16. A Polyson vai lançar em abril um 'bolachão' (vinil) com músicas da estreia de Gilberto Gil. Para colecionadores vai ser um maná.

   17. Renato Simões, 90 anos, um dos herdeiros de A Tarde, lança o livro de contos "Oitenta e Todos". 

   18. Os profissionais ligados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) podem conhecer melhor o Sitac - Sistema de Informações Técnicas e Administrativas – que vai ser adotado a partir de meados de maio. Serão realizadas palestras para o público externo nos dias 30/03 e 1º/04 (das 10 às 12 h) e 31/03 (das 14 às 16 h). A inscrição é gratuita, podendo ser feita através do telefone (71) 3453-8942. 

   19. A ferramenta visa facilitar a vida dos profissionais, empresas e órgãos de governo, disponibilizando online o acesso a serviços como a emissão de certidões de acervo, primeiro registro, registro de pessoas jurídicas, emissão de boletos, consulta de autenticidade de documentos e emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART’s). 

   20. Segundo o coordenador de Registro e Cadastro do Crea-BA, Luís Assis, o objetivo é reduzir a geração de documentos em papel – pensando a sustentabilidade – e também o atendimento presencial.  “O cruzamento de dados e uma estrutura de informação integrada entre os Creas e o Conselho Federal, bem como entre a sede e as inspetorias,também fazem parte das mudanças”

   21. A senadora Lídice da Mata (PSB) destacou neste domingo (29), a importância dos projetos de mobilidade em
andamento, que beneficiam a capital baiana. Ela participou, durante a manhã, de uma série de atividades do governo estadual, que incluiu a entrega de obras de contenção de encostas em Cajazeiras, visita à comunidade da Palestina e entrega de títulos de posse de terra, no bairro do Uruguai, todas ao lado do governador Rui Costa e de secretários estaduais, deputados e vereadores.

   22. O ex-prefeito João Henrique não mandou nem uma notinha parabenizando a cidade do Salvador pelos seus 466 anos. É isso: pão comido não é lembrado.

   23. O deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou da celebração de Ramos na Igreja Matriz, nesta manhã de domingo (29), em Feira de Santana. 

   24.  O PTN comemorou os 466 anos de Salvador, neste domingo (29), participando da entrega de obras do governo do estado na periferia da cidade. O deputado federal Bacelar e os vereadores Toinho Carolino, Kiki Bispo, Carlos Muniz e Beca acompanharam o governador Rui Costa em Águas Claras e Cajazeiras VI, onde foram investidos cerca de R$ 3
milhões na construção de encostas.

   25. Salvador completa 466 anos e tem muito a comemorar. A primeira capital do nosso país já está com uma nova cara, seus principais cartões postais passam por intensa recuperação. Temos uma nova orla na Ribeira, São Tomé de Paripe e Tubarão, além da Barra, que agora também passará pela segunda parte de obras. Novos equipamentos de convivência são entregues a cada semana, levando os soteropolitanos às ruas com suas famílias, além dos projetos sociais que agora se tornaram realidade. 

   26. Tudo isso está sendo possível pelo esforço da administração do prefeito ACM Neto em cuidar de nossa cidade, recuperando seu crédito de investimentos e projetando-a para o futuro. Parabéns Salvador!” – vereador Claudio Tinoco (DEM), 2° vice-presidente da Câmara Municipal de Salvador.