Política

FEIRA: Zé Neto diz que indignação artistas contra BR deve ser ouvida

Veja fala do deputado na Alba
Ascom ZN , Salvador | 27/03/2015 às 16:55
O prefeito de Feira age de forma autoritária, diz deputado petista Zé Neto
Foto: BJÁ
Em discurso na Assembleia Legislativa no final da tarde desta quarta-feira (25), o deputado estadual e líder do Governo do Estado, Zé Neto (PT), destacou que Feira de Santana vive um momento de preocupação no que diz respeito à instalação de um dos programas mais importantes do governo Dilma, que é o de Mobilidade Urbana, que em Feira de Santana é a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT), em parceria com a Prefeitura. 

Zé Neto citou que nas últimas semanas acompanhou as publicações do Jornalista Jânio Rego do Blog da Feira, que trouxe as indignações de renomados artistas e intelectuais de Feira de Santana que elencaram fatos novos a discussão com relação à implantação do BRT e se manifestaram contra a intervenção na Avenida Getúlio Vargas, a exemplo do músico Carlos Pitta, do poeta Antonio Brasileiro, do Jornalista Edson Felloni Borges, o artista Uyatã Rayra, o Engenheiro e Advogado João Carlos Borja. “Agora a pouco li uma publicação do Jornalista, o Edson Felloni Borges, dizendo que a discussão poderia passar por um debate que levasse o BRT para a avenida Presidente Dutra, e que em um outro momento, o BRT pudesse atender parte da avenida de Contorno. Enfim, não sou contra ao BRT, as melhorias da acessibilidade, mas é preciso que as vozes das ruas sejam ouvidas”, destacou.

O parlamentar destacou que não é contra o BRT. “Quero de público colocar o meu posicionamento, de que não sou
contra que os recursos do BRT venham para Feira de Santana, e que sejam utilizados para melhorar a mobilidade do nosso município, mas não posso me omitir como feirense que sou, como conhecedor em parte dos problemas da cidade, especialmente, no transporte público, muito especialmente no transporte com ônibus, me omitir de um posicionamento crítico”, disse.

O deputado destacou que o Prefeito da cidade age de acordo com a conveniência. “O atual prefeito se divide entre apoiar e abraçar as iniciativas da Presidente Dilma, quando evidentementemente atenda ao município, e nós o recebemos sempre com respeito; e do outro lado permite que o seu grupo político faça diária e permanentemente
a disputa, rasteira em muitos momentos, de tentar degradar a imagem da presidenta Dilma que tem ajudado por demais o nosso município”, pontuou.

Zé Neto salienta que os recursos do BRT, podem ao invés de ajudar a cidade a sair de um grande problema que o
sistema coletivo de ônibus urbano, agravar ainda mais a situação. “Isso porque o atual prefeito quer de forma intransigente, e isso vem sendo uma tônica na cidade, implantar o BRT e suprimir grande parte das árvores da Avenida Getúlio Vargas, da paisagem, da história da cidade, que hoje sente com muita preocupação a possibilidade de ver esta história e esse meio ambiente, serem agredidos por falta de percepção e de dialogo por parte da atual gestão”, frisou.

“Eu hoje tive o cuidado de ler uma informação oriunda dos quadros da atual gestão, que o governo cumpriu com
os requisitos relacionados à necessidade de ouvir a população, na medida que fez audiências e consultas públicas. Só que nessas audiências e consultas, vale destacar que 7 mil perguntas foram feitas e nenhuma resposta foi dada, nenhuma mudança foi feita. E ao vermos que há possibilidade do BRT se tornar uma obra e não um conceito de mudança na acessibilidade, nas necessidades urbanas e na melhoria do transporte coletivo de Feira de Santana, é que reitero que somos a  favor de que o BRT seja instalado em Feira, mas que somos contrários a essa intransigência”, destacou.