Política

CMS INSTALA Comissão do Carnaval e faz audiência sobre o Salvamar

Os salva-vidas reclamam da precariedade de suas condições de trabalho
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 27/03/2015 às 22:32
Audiência pública sobre o Salvamar
Foto: Valdemiro Lopes

Foi instalada na última quinta-feira, 26, a Comissão Especial do Carnaval da Câmara de Salvador, a ser presidida pelo vereador Arnando Lessa (PT). O objetivo do colegiado é discutir, debater e acompanhar todo o processo de realização da festa por parte da prefeitura e governo estadual, do Conselho Municipal do Carnaval (Concar) e dos segmentos interessados, como empresários, entidades carnavalescas e donos de blocos.

Segundo o novo dirigente o grupo vai contribuir ainda mais para a transparência aos festejos com a indicação de ações propositivas: “Queremos sugerir, propor e melhorar as ações desenvolvidas para que a festa se torne cada vez mais democrática, feita pelo povo e para o povo”.

Outros integrantes do organismo são Euvaldo Jorge (PP - vice-presidente), Katia Alves (DEM – relatora), Duda Sanches (PSD), Everaldo Augusto (PCdoB), Luiz Carlos Suíca (PT) e Pedrinho Pepê (PMDB).

Apuração

A Comissão pretende também apurar denúncias de negociações financeiras feitas pelos blocos em busca dos melhores espaços nos circuitos carnavalescos. Na opinião de seus integrantes o Carnaval deve ser democrático e não pode ser definido somente por aqueles que ganham dinheiro com sua realização. “É preciso ouvir todos os segmentos interessados, direta e indiretamente. Vamos aprofundar essa questão da hierarquia do desfile e discutir a possibilidade de um sorteio para a formação da fila, assim como já acontece nos carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo”, disse Lessa.

Os edis parabenizaram os governos municipal e estadual pelos avanços no Carnaval 2015, pois houve maior participação do folião pipoca e mais trios independentes e sem cordas. Uma das primeiras ações do colegiado será uma audiência pública, ainda em abril, com o Conselho do Carnaval, prefeitura de Salvador, Governo da Bahia, Ministério Público e entidades representativas. Em seguida, será agendada outra audiência com os presidentes da Saltur e da Bahiatursa, Isaac Edington e Diogo Medrado, respectivamente.

Salvamar

Outro evento público realizado pela CMS na quinta, 26, foi uma audiência pública para discutir as condições de trabalho do Salvamar (Salvamento Marítimo de Salvador). Requerido por Everaldo Augusto, o evento reuniu, no auditório do Centro de Cultura da Casa, profissionais e lideranças da categoria.

Conforme o comunista o objetivo da audiência foi chamar a atenção da Prefeitura de Salvador para o estado de abandono que os profissionais de salvamento aquático enfrentam: “Não justifica que cidades menores sejam mais equipadas que Salvador”.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps), Everaldo Braga, o Executivo vem desrespeitando a população ao ignorar o trabalho realizado pelo Salvamar: “O prefeito ACM Neto deveria respeitar as pessoas. Quando não se oferece condições de trabalho aos salva-vidas, você não dá qualidade de vida aos cidadãos”.

Dentre as reivindicações da categoria destacam-se a falta de manutenção na piscina de treinamento da sede, a disponibilização de materiais de atendimento pré-hospitalar, a reestruturação dos postos de observação, além da necessidade de realização de concurso público. Ainda segundo Everaldo Braga, a titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Rosemma Maluf, “em nenhum momento fala em dar condições de trabalho a estes profissionais”. A Semop é a responsável pela gestão do Salvamar, que há 33 anos presta serviço à população.