Política

VEREADORES comemoram projetos e fazem novas propostas na Câmara de SSA

Edvaldo Brito, J. Carlos Filho, Euvaldo Jorge e Aladilce Souza são alguns dos vereadores
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 26/03/2015 às 18:51
Plenário analisa muitas propostas
Foto: LB

A regulamentação da lei municipal que determina a “arrecadação e a encampação” de imóveis abandonados em Salvador está sendo proposta pelo vereador Edvaldo Brito (PTB) ao prefeito ACM Neto.

Segundo ele “com a regulamentação da lei por parte do prefeito, o município pode tomar posse de imóveis abandonados e que têm dívidas referentes a impostos. A partir disso, a prefeitura poderá reformar, usar ou vender essas propriedades. Além de garantir o bom funcionamento, a medida contribui também para o embelezamento da cidade”.

Para o petebista “a medida pode evitar males piores. Recentemente, um casarão abandonado desabou na Avenida Princesa Isabel, na Barra, destruindo um carro, duas motos e interditando parte de um hospital. Se a lei já estivesse regulamentada, episódios como este não aconteceriam”.

Fiação subterrânea

Já o petista J. Carlos Filho (PT) está solicitando ao Município a substituição da fiação aérea por subterrânea na Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), com o objetivo de eliminar a poluição visual causada por cabos de transmissão de energia elétrica, telefonia e TV a cabo.

Segundo ele além da questão visual há o aspecto da segurança: “A inexistência de fios cruzando o céu contribui significativamente para a sensação diária de bem estar dos moradores. Além disso, ela reduz significativamente os gastos com a manutenção da rede elétrica. A rede fica protegida da chuva e da queda de árvores, assim como de atos de vandalismo”.

Ainda em sua opinião “o prefeito anunciou a revitalização da Avenida, bem como, a implantação de uma ciclovia no canteiro central. Portanto, nada mais justo que a implantação da proposta para beneficiar uma das regiões mais bonitas de salvador”.

Comemoração

Euvaldo Jorge (PP) comemorou a aprovação de 12 projetos de sua autoria na última semana, na Câmara Municipal. As propostas versam sobre os mais variados temas como mobilidade urbana, segurança, administração, ação social e saúde.

Entre eles estão as indicações para isentar de taxa de estacionamento nas Zonas Azuis as pessoas com mobilidade reduzida e implantar mão dupla no trânsito da Rua J. J. Seabra (Baixa dos Sapateiros), ajudando a revitalizar o comércio da região. Um outro projeto indica à Transalvador enviar correspondências com fotografias coloridas das infrações por avanço do sinal vermelho ou de parada obrigatória.

Na área da saúde sua sugestão foi implantar um Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) no bairro de Valéria, e na segurança pública a instalação de sistema de videomonitoramento em prédios da administração pública, praças e parques do município do Salvador.

O pepista participou também da cerimônia de reinauguração da Praça Renato Menconça, na Boca do Rio, na última terça-feira, 24, ao lado do prefeito. A solicitação do serviço foi feita pelo edil, que agradeceu a Neto pela intervenção: “Mais uma vez ele foi sensível ao nosso pedido e estamos entregando um equipamento de primeira linha que será outra boa opção de lazer para comunidade da Boca do Rio”.

Foram investidos R$ 153 mil em uma área de 1.127 m². “A nova praça conta agora com espaço infantil, área de ginástica, mesa de jogos, casa de Tarzan, pergolado, totem e estrutura de paisagismo”, descreveu Euvaldo.

Polêmica

O líder do PTN (Toinho Carolino), porém, afirmou que a obra é solicitação sua “e saiu do papel graças a emendas de minha autoria, em 2014, no valor de R$ 381 mil, para que a Desal recuperasse praças e escadarias. Fico feliz em ter contribuído para que as famílias da Boca do Rio tenham um novo espaço de lazer com academia, área especial para as crianças e mesa de jogos”.