Política

VEREADORES defendem projetos nas áreas de transporte, saúde e esportes

Propostas estão tramitando no legislativo municipal
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 05/03/2015 às 19:10
Câmara tem muitas matérias para apreciar
Foto: LB

Vereadores de Salvador apresentaram projetos e defendem propostas ligadas à mobilidade urbana, esportes e ecologia na cidade. Eliel de Souza (PV) quer que seja obrigatória a instalação de bicicletários nas estações de ônibus, metrô, lanchas, ferry boat e aeroporto.

Segundo ele isso tornará a capital baiana amiga do ciclista, sintonizada com as melhores práticas urbanas de promoção da sustentabilidade e não gera despesas ao Executivo, uma vez que as estações e terminais de transporte coletivo são explorados pela iniciativa privada.

“A utilização de bicicletas ajuda a melhorar o trânsito urbano, a qualidade do ar e a qualidade de vida das pessoas. Os países mais desenvolvidos do mundo já fazem isso e Salvador precisa adotar políticas públicas nessa direção”, diz o verde.

Melhorias para Plataforma

Já o petista Carlos Filho (PT) pede à Prefeitura a requalificação do trânsito no Largo do Luso, em Plataforma: “O local comporta boa parte do comércio do bairro de Plataforma e a grande quantidade de veículos e transeuntes que utilizam o local acabam sendo prejudicados com o engarrafamento diário no local”.

O legislador solicita ainda a construção de uma área poliesportiva para o mesmo bairro, num terreno inutilizado do antigo Clube do Corinthians, na Rua Úrsula Catarina. O objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida para uma população de aproximadamente 600 mil habitantes da área e suprir uma necessidade dos moradores: “O Subúrbio Ferroviário abrange 22 bairros onde moram 24,55% da população soteropolitana, mas sem local apropriado para prática de esportes. Boca do Rio e Imbuí já foram contemplados com obras desse tipo pela prefeitura e os moradores do subúrbio também merecem”.

Aerosol e spray

A proposta de Duda Sanches (PSD) é obrigar os comerciantes que vendem produtos acondicionados em latas de aerosol e spray a coletar e providenciar o descarte desses vasilhames para contribuir com a preservação do meio ambiente. Isso seria feito através da instalação de caixas receptoras em locais visíveis dentro dos estabelecimentos comerciais.

Além da contaminação dos lençóis freáticos com zinco, chumbo e mercúrio essas embalagens trazem compostos orgânicos com potencial inflamável, ampliando o perigo. “Incêndios podem acontecer, quando as latas são descartadas no meio ambiente”, diz o pessedista.

“Em 2012, no Brasil, o consumo aproximado de produtos deste gênero foi de 415 milhões, sendo reciclado, apenas, 1%. É um número muito baixo, quase insignificante. Este projeto de lei possibilita o aumento deste percentual”, avalia o edil.

Ambulância para esportes

Aladilce Souza (PCdoB) deseja tornar obrigatória a permanência de ambulância de resgate e de profissionais da área de saúde em lugares com grande aglomeração de pessoas para a prática esportiva. O objetivo é evitar mortes e lesões graves das pessoas que praticam atividades físicas em locais públicos.

A comunista, que é enfermeira, afirma que os primeiros minutos após os acidentes, principalmente nos casos mais graves, são importantíssimos para a garantia de vida da vítima: “As chances de sobrevivência diminuem drasticamente para as vítimas que não recebem cuidados médicos especiais no prazo de uma hora após o acontecimento”.

Os principais locais dessas atividade em Salvador são Dique do Tororó, orla da Barra, orla do Jardim de Alah, Parque da Cidade, Cidade Baixa e Parque de Pituaçu.

GPS para transporte escolar

Euvaldo Jorge (PP) voltou a cobrar à Secretaria de Urbanismo e Transporte, em discurso na CMS, a regulamentação, da lei de sua autoria que determina aos veículos de transporte escolar na capital o uso de rastreadores por satélites (GPS), pois o texto foi sancionado pelo prefeito ACM Neto em agosto do ano passado.

Presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais da Câmara, ele acredita que essa é uma forma de dar segurança para as crianças e adolescentes: “Se houver um congestionamento na cidade, os pais vão saber que o carro está naquele local, sem a rota ter sido alterada e com os seus filhos protegidos”.

Citou também um caso registrado em 2012, quando uma van de transporte escolar foi roubada na porta de uma escola no bairro de Nazaré e encontrada em São Sebastião do Passé. Com a regulamentação, inibiremos esse tipo de ocorrência”.