Política

PAUTA DA CMS será destrancada após acordo no Colégio de Líderes

Entre as matérias a serem votadas estão as alterações no Plano Plurianual (PPA) e para a Guarda Municipal
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 04/03/2015 às 20:26
Colégio de Líderes de reúne
Foto: Valdemiro Lopes

O Colégio de Líderes da Câmara de Salvador se reuniu nesta quarta-feira, 4, e chegou a um acordo para votar projetos e destrancar a pauta do legislativo municipal. Irão a plenário matérias como as alterações no Plano Plurianual (PPA), normas para as sugestões dos vereadores na reforma do regimento interno da CMS, análise do Regime Disciplinar da Guarda Municipal, instalação da Comissão de Inquérito sobre a telefonia e projetos propostos pelos edis.

“Precisamos debater a nossa Casa e destravar a pauta. Não podemos nos omitir em votar os projetos”, disse o presidente Paulo Câmara (PSDB), ao encerrar a reunião que contou com a presença de 19 lideranças partidárias. A previsão é começar as votações na próxima semana, caso governo e oposição concordem. O PPA, por exemplo, já conta com todos os pareceres aprovados pela Comissão de Finanças, segundo informou o seu presidente, Claudio Tinoco (DEM).

PPA na frente

“Devemos priorizar o projeto do PPA”, defendeu Joceval Rodrigues (PPS), mesma preocupação demonstrada por Toinho Carolino (PTN), mas pediu atenção especial também para a reforma do RI. Luiz Carlos Suíca quer mais celeridade para a regulamentação da profissão de mototaxista. Duda Sanches (PSD) pediu aos pares para assinar a CEI sobre telefonia.

Leo Prates (DEM, presidente da CCJ) afirmou que os projetos do Executivo devem ser analisados com antecedência, para não ser preciso dar parecer em plenário. Aladilce Souza (PCdoB) reforçou as palavras do colega e defendeu a votação de propostas não polêmicas dos vereadores.

Hilton Coelho (PSOL) pediu a retirada de pauta do Regime Disciplinar da Guarda Municipal, pois, a se ver ele é inconstitucional. Odiosvaldo Vigas (PDT) considerou que o tema “passa por diálogo entre todos os envolvidos no assunto”.

Vânia Galvão (PT) advogou o uso de um mecanismo para evitar a duplicidade e, por conseguinte, a divergência entre os seus autores.  Alemão (PRP) deseja a modificação do procedimento de composição das comissões da Câmara.

Prefeito representado

O secretário de Relação Institucionais da Prefeitura de Salvador, vereador licenciado Heber Santana (PSC), compareceu à reunião e levou duas mensagens do prefeito ACM Neto. A primeira trata dos procedimentos para acolher emendas dos edis e a segunda, relativa ao PDDU, foi classificada por ele como projeto de Estado e não de governo.

Também participaram do encontro Euvaldo Jorge (PP), Edvaldo Brito (PTB), Eliel (PV), Isnard Araújo (PR), Sabá (PRB), Paulo Magalhães Júnior (PSC) e Sílvio Humberto (PSB).