Política

Obras estruturantes na Bahia estão paradas e ano só começa em JULHO

A UFBA perde credibilidade e 40% dos alunos que passaram para ingressar na Instituição nãoa foram se matricular,
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/03/2015 às 19:19
Zé Neto mostra vaia para Zé Ronaldo e diz que não orquestrou nada contra prefeito FSA
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

    1. A FIOL/Porto Sul e integração com Salvador via Ponte de Itaparica é um grande projeto, estruturante. Muito tem se falado nele e vem sendo realizado desde o governo Wagner com concepção de Vasco Neto, mas, o ritmo das obras não acelera e se arrasta há anos, ora tendo algum impulso - especialmente em ano eleitoral - e ora, como agora, diz-se colocando trihos na FIOL, pero, muito devagar.

   2. Na semana passada, a deputada Ivana Bastos (PSD), integrante da Comissão Especial da FIOL, a qual em tempos idos cometera o 'mico' de querer dar um título de cidadão a Juquinha, ex-diretor da Valec demitido por suspeitas de corrupção, disse que de nada adianta uma ferrovia sem um porto e vice-versa.  O que falou de forma cifrada foi que, sem a obra do porto no município de Ilhéus, de nada valerá a ferrovia.

   3. Ao que se sabe, salvo a licença ambiental para a construção do porto, tudo aguarda por recursos. Hoje, conversamos com o líder do governo na Assembleia, deputado Zé Neto, o qual participara de uma reunião com o governador Rui Costa e a bancada governista, 39 deputados.

   4. Disse que, dificilmente a Bahia terá o anúncio de investimentos nesse primeiro semestre. A situação, segundo Zé Neto, no âmbito do governo do Estado não chega a ser de contingenciamento - como aconteceu de forma mais direta no governo Wagner no momento de Pinheiro assumir a Seplan - pero, de cautela, de segurar o caixa.

   5. Em sendo assim, com Dilma/Levy segurando seu caixa no governo federal, dificilmente obras como o Porto Sul, a Ponte Salvador -Itaparica e o Metrô para Lauro de Freitas terão inicio até meados de 2015. A expectativa é de que, pra valer mesmo, o ano na Bahia vai começar em julho próximo. 

   6. Nesse aspecto, os servidores estaduais não se entusiasmem em relação ao reajuste salarial para este ano, data base em janeiro - já estamos em março - porque o governo com sinais na queda do ICMS só vai conceder o mínimo permitido e que não perturbe o equilíbrio fiscal do Estado.
                                                               ********************** 
   7. Foi publicada hoje no Diário Oficial da União a portaria de Emiliano José da Silva Filho para o cargo de secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações. Ele assume no lugar de Patricia Brito de Ávila.

   8. Cargo importante pois é esta Secretaria que concede autorizações para canais de TV e Rádio no país. 

   9. O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) foi eleito, por unanimidade, nesta quarta-feira (4/3), presidente da Comissão de Cultura da Câmara (CCULT). A comissão é composta por 20 membros titulares e igual número de suplentes.

   10. Depois da eleição, Félix Júnior se comprometeu a dar continuidade aos trabalhos da comissão e tentar atender em todas as instâncias às demandas da cultura.

    11. “O presidente da comissão é só um membro que vai poder reger a orquestra que toca. Porque a cultura é tudo, sem cultura não existe um país, uma nação nem um povo. É uma honra para mim poder contribuir para a defesa e valorização da cultura do povo brasileiro”, afirmou o parlamentar.

   12. E se o boneco encontrado enforcado na Escola de Arquitetura da UFBA fosse branco seria caso de possível racismo?

   13. Falar em UFBA, a ex-desejada Universidade Federal da Bahia, celeiro de todos os intelectuais e politicos baianos nas últimas 5 décadas, vive momento de descrédito. 40% dos alunos aprovados em seus cursos não foram se matricular. Tanto a esquerda festiva marxista fez com greves e ensino direcionado que, até estudar de graça, nela, deixou de ser apreciável.

   14. Ainda sobre a FIOL (Ferrovia Oeste-Leste) estão sendo publicados vários editais de desapropriações de áreas de fazendas em Ibiassucê e Brumado, por onde vai passar o "chemin de fer".

   15. A Record Bahia TV soube ser humilde ao reconhecer em anúncio hoje publicado em A Tarde, que é a vice-líder de audiências no Eestado. 

   16. Comentário nosso: Em terceiro, a emissora C - SBT; em quarto a emissora D - Band; e em quinto e último a emissora D - TV E.

   17. 9.  A Petrobras vai privatizar alguns dos seus patrimônios em R$39 bilhões. O governo do PT diz que se trata de 'vendas de ativos' e não 'privatizações'. É o mesmo comparativo entre Chico e Francisco.

   18. O deputado Bruno Reis, PMDB, hoje na titularidade da SEMPS, é o nome mais cotado para ser o vice-prefeito candidato na chapa de Neto, 2016.

   19. Sob pressão da midia, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, revogou o 'bolsa passagem para as esposas dos parlamentares'. Teve bom senso e evitou desgastar a imagem de parlamentares que usassem esse tipo de expediente, como de suas esposas.

   20. Kadu, aquele zagueiro que deu um um tapa no jogador do Conquista e foi expulso de campo, volta a jogar no Vitória.

   21. Cadê o Março Mulher? O gato comeu. Como a Bahia é a terra do já teve, nada a se surpreender com el final do MM.

   22. O deputado Targino Machado (DEM) voou para SP onde fará uma ablação - procedimento cirurgico no coração. Disse que volta em 10 dias, pois, na sua ótica "o PT fica triste com minha ausência". 

   23. Targino é crítico mordaz ao PT Hoje, na Assembleia, disse que "enquanto o PT tiver com essas duas misérias - Lula e Dilma - não vai acabar a palavra ladrão na boca do povo.

   24. Governo publica edital para fornecedor de alimentos ao Batalhão de Choque da PM. Tem que ser comida forte.

   25. David Rios e Carlos Geilson não compareceram ao encontro com Rui Costa, hoje, embora seu partido (PTN) seja da base.

   26. O deputado Paulo Barroso (DEM) disse no plenário da Casa que o governo de Rui Costa começa com pobreza de ideias e de medidas. Segundo Pablo, Rui segue no palanque da campanha eleitoral de 2014.

   27. Ainda de acordo com Barroso, Rui foi a Barreiras, mas, não "falou um pio sobre a situação caótica da saúde no município".

   28. Segundo a ADEMI, os lançamentos imobiliários em Salvador cairam 13,2% em 2014. Em 2015, estima-se, vai ser pior.

   29. O Hotel Catussaba tá com boa promoção da semana santa no seu hotel. Só não vou porque tô quebrado.

   30. O serviço de atendimento móvel do SAC irá visitar quinze municípios do interior baiano durante a primeira quinzena do mês de março. As carretas irão ofertar os serviços essenciais da rede: emissão carteira de identidade, da certidão negativa de antecedentes criminais e do CPF, além dos serviços da Previdência Estadual e da Ouvidoria Geral do Estado. O atendimento é sempre das 8h às 18h. 

   31. Nesta sexta-feira (6), a unidade da Rota 1 prestará atendimento em Boa Vista do Tupim, a 324 quilômetros de Salvador. A carreta permanece no município até o dia 7 de março, seguindo viagem para as cidades de Lajedinho (9 e 10), Wagner (12 e 13), Utinga (15 e 16) e Bonito (18 e 19). Já a unidade da Rota 2 estará em Ponto Novo, distante 394 quilômetros da capital, nesta quinta-feira (5). O atendimento também acontece em Pindobaçu (7 e 8), Filadélfia (10 e 11), Antonio Gonçalves (13 e 14) e Uauá (16 e 17).
  
   32. Por último, a carreta da Rota 3 vai atender também nesta quinta-feira (5) os moradores da cidade de Dom Macedo Costa, a 201 quilômetros de Salvador. Os serviços prestados por esta unidade serão levados para Varzedo (7 e 8), Lage (10 e 11), Cravolândia (13 e 14) e Lajedo do Tabocal (16 e 17). Até esta quarta-feira (4), já foram visitadas as cidades de Milagres, Saúde e Muniz Ferreira.

   33. Não duvidem o ex-deputado Genoino em pedir uma pensão ao governo depois de ser liberto pelo STF e ainda receber uma pensão do mensalão.

   34. Preservar vidas humanas e o patrimônio público. Este é o objetivo do Curso de Brigada de Incêndio, que será oferecido pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria da Administração (Saeb) nos dias 23, 24 e 25 de março na Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem). 

   35. As inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira (5), no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), e se estendem até o dia 18 de março ou até o preenchimento das vagas. 

   36. O curso, que tem carga horária de 24 horas, contempla os seguintes procedimentos: garantir condições de desocupação das edificações em situações de emergência; evitar situações de pânico; primeiros socorros; combate ao foco do fogo nos primeiros minutos; capacitar, atualizar e certificar profissionais em conformidade com a NBR 14.276/2006 e reduzir danos ao meio ambiente.

   37. A coordenação ficará a cargo do técnico de Segurança do Trabalho, de Renato Pessoa. Além disso, a iniciativa também conta com a colaboração do cabo Cláudio da Hora e do subtenente Carlos Cesar Cavalcante, ambos do Corpo de Bombeiros. 

   38. As aulas serão ministradas das 8h30 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones  (71) 3115-3086  ou 3115-3078.

   39.  Por sugestão da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), o Senado criou uma Comissão Parlamentar de
Inquérito para investigar mortes violentas de jovens no Brasil, especialmente de negros. A CPI será composta por 11 titulares e sete suplentes.

   40. Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea) demonstrou que houve um crescimento
de mais de 30% no número de homicídios de negros do Brasil entre 2001 e 2011 e que, a cada três assassinatos praticados no país, duas das vítimas são negras.

   41. A senadora disse que é preocupante que a sociedade passe a aceitar com naturalidade esses índices. “Essa é uma das facetas mais terríveis da violência em nosso país o de que a nossa sociedade aceita conviver com todo esse horror. As pessoas perderam a capacidade de indignar-se e o Senado tem contribuir para romper com essa passividade”, disse. 

   42. Zé Neto diz que não orquestrou vaia para Zé Ronaldo, prefeito de Feira, quando da visita de Dilma Rousseff. Teria sido vaia espontânea dada pelo povo diante da má gestão de Ronaldo.