Política

SINDISAÚDE promove manifestação contra extinção das Dires na Bahia

A entidade vai realizar um dia de luta em favor da democratização na área
, da redação em Salvador | 28/01/2015 às 18:30

Os servidores da saúde estadual estão dispostos a resistir às recentes medidas do governo Rui Costa, entre elas a extinção das Diretorias Regionais (Dires). Nesta quinta-feira, 29, o Sindicato dos Trabalhadores da área (Sindisaúde-BA) realizam um dia de luta durante a reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES), na Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia, às 9 horas.

Os militantes pretendem questionar o secretário Fábio Vilas-Boas, presidente do CES, porque adotar tantas medidas radicais em tão pouco tempo de gestão, sem nenhuma discussão com os servidores nem com CES, órgão permanente e deliberativo do SUS. As determinações surpreenderam técnicos, servidores, usuários e prefeitos de diversos municípios e vem sendo vistas como grande risco para a assistência da população.

De acordo com a entidade sindical os serviços podem ser comprometidos em muitos dos 417 municípios baianos, entre eles o fornecimento de medicamentos de alto custo para doenças graves, controle de surtos e epidemias, desenvolvimento das políticas de saúde, inspeção de hospitais, distribuição de soros e vacinas e coordenação das ações imunização.