Política

RUI fortalece dupla Pelegrino-Olivia para marcar ACM Neto e 2016 (TF)

O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna, Ulisses Maynard Salgado, manteve o resultado da eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/12/2014 às 19:15
Ao fortalecer PT/PCdoB em Salvador, Rui mira a campanha de 2016
Foto: UOL
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Ao anunciar nesta sexta-feira, 19, o restante do seu secretariado, o governador diplomado Rui Costa (PT), atendeu a segmentos politicos que apoiaram sua candidatura, manteve no Desenvolvimento Econômico (SICM), James Corrêa; e Edelvino Góes Filho, na Administração; contemplou o PT com Nelson Pelegrino, no Turismo; Carlos Martins, no Desenvolvimento Urbano; Jerônimo Rodrigues, no Desenvolvimento Rural; e Vera Lúcia Barbosa, na Sepromi; ampliou a participação no governo do PCdoB, nomeando Olívia Santana, para Politicas para Mulheres; e, de quebra, permitirá a ascensão de Davidson Magalhães, segundo suplente e agora deputado federal na vaga de Pelegrino.

   2. E mais, acalmou o PDT do presidente da legenda, deputado Félix Mendonça Jr anunciando o nome de Fernanda Mendonça, para a pasta da Agricultura, sobrinha do seu pai, ex-deputado Félix Mendonça e prima do atual deputado Félix Jr; levou um ex-diretor da OAS para a Casa Civil, Bruno Dauster; e indicou em cotas pessoais, o secretário da Cultura, o empresário Jorge Portugal; e o cientista Manoel Gomes Mendonça, para a Secti. Na superintendência da Bahiatursa, manteve Diogo Medrado, filho do deputado Marcos Medrado (não reeleito), do Solidariedade.

   3. Nada de novo e excepcional. Rui optou pela discrição, pela base do secretariado de Wagner, teria acalmado segmentos do PT, o partido como um todo colocando 9 dos 24 secretários, ainda que, diz-se haver muxoxos de Luis Caetano, o deputado mais votado e que não teria sido ouvido; e Geraldo Simões, de Itabuna, que vê a ascensão de Davidson, provável forte candidato a prefeito de Itabuna, em 2016, pelo PCdoB; e o senador Pinheiro, o qual, desde a campanha já tinha sido escaneado.

   4. Nessa segunda leva a surpresa teria sido a indicação de Nelson Pelegrino para o Turismo e Olivia Santana para Politicas para Mulheres, dobradinha que disputou com ACM Neto a Prefeitura de Salvador, em 2012, sendo derrotada. Esta seria uma estratégia para retornar a dupla em novo enfrentamento com Neto, em 2016? Rui diz que, sem analisar essa questão especificamente, até porque essa é uma observação nossa, quem sair candidato a vereador ou prefeito, em 2016, integrante de sua equipe, não terá seu apoio. 

   5. Na política, nem sempre esse tipo de afirmação se sustenta lá adiante. Em certo sentido, é só observar isso com algum olho critico, Pelegrino vai atuar com mais vigor para incrementar o turismo em Salvador, a capital e espelho baiano. E, obviamente, fazer o contra-ponto com ACM Neto. É só aguardar o Carnaval que vocês vão verificar o que estou dizendo. Da mesma forma, Olivia, que tem sua maior base eleitoral em Salvador, vai fazer a politica com as mulheres, secretaria que tem orçamento minúsculo, porém, grande visibilidade.

   6. Na Agricultura, pasta importante, mas, fragmentada com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Rui atendeu ao PDT de Félix Mendoça Jr e seu pai, os quais, indicaram uma parente, médica veterinária servidora da Agência de Desenvolvimento Agropecuário (ADAB). Nos pareceu aquém do esperado, uma vez que não teria conhecimento do macro, do agronegócio. 

   7. Para o Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues deverá atuar com desenvoltura no âmbito da agricultura familiar, do cooperativismo, e das ações junto ao MDA - seca e outros fenômenos e recursos. Vai ter mais visibilidade do que Fernanda.

   8. No Desenvolvimento Urbano, Rui colocou Carlos Martins, ex-secretário da Fazenda de Wagner, seu coordenador de campanha e ex-candidato a prefeito de Candeias. Pela tese de Rui, Martins ficará impossibilitado de redisputar a Prefeitura de Candeias, hoje, mal administrada. Martins tem esse sonho e, se for para valer a norma 'ruista', tem que adiá-lo para 2020. Martins é um bom técnico. Jeitoso, espirituoso e politico. Derrapou na Sefaz quando deixou o sindicalismo do Sindsefaz por seus tentáculos por lá, rompendo com os auditores do IAF.

   9. Vera Lúcia Martins, egressa do MST e afilhada do deputado Valmir Assunção, virou coringa. Saiu da Sec de Politicas para as Mulheres para a igualdade Racial. É também uma pasta sem musculatura orçamentária, porém, como boa visibilidade. E, Vera, mais experiente, dará bem esse recado.

   10. Edelvino Góes é um técnico e segue substituindo Manoel Vitória, o que dá segurança a Rui e a Vitório, na Sefaz. O mesmo pode se dizer de James Corrêa, da Industria e Comércio, que segue na Desenvolvimento Econômico. É um petista, nem tanto, escolha de Wagner e que vem tocando com eficiência os projetos por lá.

   11. Bruno Dauster é 'obreiro', ex-OAS, certamente vai levar a Casa Civil nessa direção ficando a politica por conta de Josias Gomes, das Relações Instituicionais. 

   12. Na Cultura, a novidade foi a quebra da hegemonia petista de Albino Rubim, substituindo-o por Jorge Portugal. Segundo Rui, Portugal pode levar a cultura para as escolas, a inclusão social via cultura. Pode ser. Lembrando que, Portugal também é visto pela comunidade APLB como o empresário-dos-aulões. Agora, é um agitador cultural, bom de prosa e de verso. Vai ser um bom teste para a Cultura que estava bolorenta, com muita reunião, conselho pra lá; pra cá e sem grandes resultados. 

   13. É isso. Já fizemos comentários sobre a primeira parte da equipe (Vide em Miudinhas) e agora da segunda parte. Agora é governar a partir de 1º de janeiro de 2015 e desejar sucesso a todos.
                                                                          ********
   14. Na próxima segunda-feira (22), às 10h, no município de Queimadas, a 300 quilômetros de Salvador, a Polícia Militar irá homenagear sete policiais assassinados em serviço no ano de 1929 pelo bando do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião. O objetivo da solenidade é homenagear a memória dos policiais militares que faleceram no exercício de sua missão constitucional, que é proteger a sociedade mesmo com o risco à própria vida. 

   15. Na ocasião serão descerradas duas placas: na cadeia pública de Queimadas, local onde ocorreram as mortes, e na sede do pelotão da cidade para homenagear o soldado Aristides Gabriel de Souza que, antes de morrer, desafiou Lampião mesmo cercado pelos cangaceiros. 

   16. O evento será finalizado no cemitério da cidade após serem depositadas coroas de flores nos túmulos dos sete policiais militares vitimados, seguido do toque de silêncio.

   17. O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna, Ulisses Maynard Salgado, manteve o resultado da eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Derrotado na disputa pelo comando do legislativo itabunense, Ruy Miscócio Góes Machado (PTB) pedia a anulação da eleição em que Aldenes Meira (PCdoB) saiu vencedor por 12 a 9, em 30 de novembro.

   18. O magistrado até suspendeu o resultado da eleição e a posse da mesa diretora, baseando-se no argumento de Machado. Segundo o petebista, as cédulas de votação haviam sido incineradas antes da recontagem de votos.

   19.  A Rede SAC terá seu expediente modificado no período que compreende o Natal e o Ano Novo. Nos dias 24 e 25 de dezembro, todas as unidades da capital e interior do estado terão o expediente suspenso. O atendimento será normal na sexta-feira e no sábado (26 e 27). Já nos dias 29 e 30 (segunda e terça-feira), que antecedem o Ano Novo, todas as unidades estarão abertas ao público. O atendimento será suspenso apenas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, sendo retomado nos horários habituais a partir da sexta-feira (2).

   20. Em todo o estado, as únicas exceções para o cronograma de funcionamento são o Ponto Cidadão de Santa Maria da Vitória, que estará fechado de 26 de dezembro e 2 de janeiro, e o Ponto Cidadão de Inhaumbupe, que terá o funcionamento suspenso de 22 de dezembro a 2 de janeiro. A suspensão do expediente nestas duas unidades se deve a decretos municipais.

    21. Entre os principais serviços oferecidos pela rede SAC estão a emissão de documentos de identificação, como as carteiras de identidade, de trabalho e de motorista, CPF e retirada de antecedentes criminais. 

   22. O SAC também presta atendimento para Detran, Planserv, Previdência Estadual, SineBahia, Embasa, Coelba, Tribunal de Justiça (TJ/BA, Procon, Sefaz Estadual e Municipal, Juceb e CDL, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Polícia Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ouvidoria do Estado e outros.

   23. Até que enfim deram uma sandália bonita a apresentadora do Jornal do Meio Dia da Tv Bahia.

   24. Toda vez que Mário Negromonte é citado como propineiro do 'Petrolão' ele jura de pés juntos que não colocou a mão num centavo. Por que será que tanto citam ele?

   25. Dilma propõe um Pacto Nacional contra a Corrupção. Ora, a presidente tem a caneta e não precisa de pacto algum. É só canetar.

   26. A Bahia gerou em novembro 2.094 empregos com carteira assinada. Piorou bastante.

   27. Há um esforço concentrado para votar a LDO 2015 na Assembleia, dia 22. O recesso parlamentar pode sair antes do Natal.

   28. O jornalista João Carlos Teixeira Gomes (Joca) vai se submeter a uma cirurgia.

   29. Quem também esteve fazendo um chek-up foi o deputado José Carlos Aleluia.

   30. Quer dizer! Um deputado tem a chance de indicar um secretário de governo e indica a primeira. Que coisa!