Política

SILVIO HUMBERTO critica orçamento municipal para a população negra

O socialista reclama da pequena quantidade de recursos para a área
, da redação em Salvador | 18/12/2014 às 18:58
Seminário sobre a saúde da população negra
Foto: Valdemiro Lopes

O vereador Silvio Humberto (PSB) criticou, durante o seminário “II Diagnóstico de Saúde da População Negra de Salvador”, o orçamento da prefeitura destinado à saúde da população negra. Realizado pela Secretaria Municipal de Salvador (SMS) no Centro de Cultura da Câmara de Salvador, o debate divulgou dados, análises e parâmetros do sistema de saúde direcionado à população negra do município.

Em seu discurso o socialista classificou o evento como fundamental para melhorar o cenário atual e sensibilizar a administração municipal quanto às políticas públicas para a população negra: “Como vamos fazer ações e programas de qualidade para este segmento da sociedade se não temos recursos necessários? Temos que ter coerência no que falamos e no que apresentamos”.

A vice-prefeita Célia Sacramento defendeu a gestão municipal, mas reconheceu que a situação pode ser melhorada: “Temos um política transversal em que procuramos melhorar igualmente todos os aspectos da cidade. Encontramos um cenário lamentável e, em apenas dois anos, já alcançamos melhorias, obtendo o reconhecimento de melhor gestão municipal do país”.

Trabalho pioneiro

De acordo com a subsecretária Municipal de Saúde, Lucimar Rocha, a realização do diagnóstico é motivo de comemoração: “Não existiam dados sobre esses aspectos. Iniciamos os trabalhos e, ao longo dos anos, ele foi se consolidando na pasta. Foi através desse trabalho que conseguimos traçar ações intersetoriais e campanhas específicas para essa parcela da sociedade”.

Também participaram o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Sampaio, do subsecretário Municipal da Reparação, Claudio Abdala, e do representante da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Antonio Purificação. A cantora Chá Rize fez uma apresentação musical, agraciando o público com afoxé.