Política

CÂMARA de Salvador homenageia hospital e delegada Mirela Santana

Solenidade para o Hospital Otávio Mangabeira está marcada para esta sexta, 19
, da redação em Salvador | 18/12/2014 às 18:48
Comenda para a delegada Mirela
Foto: Reginaldo Ipê

A Câmara de Salvador prestará homenagem aos 73 anos de fundação do Hospital Especializado Otávio Mangabeira (HEOM), localizado no bairro Pau Miúdo. A sessão especial está marcada para esta sexta-feira, 19, às 8 horas, no Plenário Cosme de Farias, por iniciativa do vereador Everaldo Augusto (PCdoB), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados aos baianos na área da saúde, especialmente relacionados às doenças pulmonares.

O HEOM foi inaugurado como um hospital para tratamento da tuberculose e posteriormente tornou-se centro de referência para doenças respiratórias. Possui 221 leitos distribuídos em especialidades clínica, cirúrgica, pediátrica, terapia intensiva e tratamento a pacientes com síndrome respiratória aguda grave. Com uma média de ocupação de 90%, realiza cerca de 3,5mil internamentos por ano.

Sua construção foi iniciada em 25 de abril de 1937 e concluída em 15 de setembro de 1941. Na década de 60, com a descoberta de novos quimioterápicos, o tratamento da tuberculose passou a ser primordialmente ambulatorial, tornando desnecessária a internação do paciente. A unidade passou a oferecer assistência a outras patologias pulmonares e na década de 80 implantou o ambulatório para tratar pneumopatias de interesse da saúde pública, além da tuberculose.

Comenda Maria Quitéria

Na última quarta-feira, 17, a delegada Mirela Santana, natural de Cícero Dantas (BA) e atual coordenadora da 18ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia – sede em Paulo Afonso), recebeu a Comenda Maria Quitéria. A proposição foi de autoria de Geraldo Júnior (SDD) e Everaldo Beca (PTN), tendo o primeiro destacado a atuação da profissional inicialmente à frente da Delegacia da Mulher.

O edil chamou atenção para características da homenageada como a valorização do trabalho em equipe, o atendimento humanizado na delegacia e o trabalho em conjunto com a rede de atenção à mulher vítima de violência. Em Paulo Afonso ela implementou a Deam Itinerante, indo aos bairros e zona rural do município.

Segundo ele a marca da atuação da policial é a aproximação com a comunidade onde trabalha, com um foco sócio-educativo: “O brilhante trabalho que ela desempenha no interior do estado interfere, de maneira reflexa, no aperfeiçoamento e na qualidade da segurança dos soteropolitanos”.

Responsabilidade maior

Ao agradecer a honraria, Mirela lembrou do Dia Internacional da Mulher (8 de março) de 2007, quando foi nomeada delegada da mulher de Paulo Afonso com a missão de implantar uma delegacia especial de atendimento à mulher (Deam), o que se tornou realidade quatro meses depois, incluindo a investigação de crimes e denúncias envolvendo vítimas mais vulneráveis, como idosos, crianças e adolescentes. “Na Deam a responsabilidade aumentou, mas ao mesmo tempo me realizei profissionalmente, pois vi que poderia unir trabalho de polícia judiciária com humanismo e com uma missão cristã”, frisou.

Atualmente ela coordena 14 unidades de policia civil, abrangendo 13 municípios do semi-árido baiano, atendendo a uma população estimada em cerca de 320 mil habitantes. A delegada Mirela Santana fez questão de citar, também, a coordenação do projeto “Resgatando a adolescência por uma maioridade livre”, nos municípios de Paulo Afonso, Glória e Santa Brígida, em parceria com famílias de adolescentes infratores.

Delegada desde dezembro de 2003, Mirela Santana é graduada em direito pela Universidade Tiradentes (Unit), pós-graduada em política e estratégia pela Escola Superior de Guerra e especializada em uso indevido de drogas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Para o ato de entrega da Comenda Maria Quitéria o vereador Geraldo Júnior convidou o marido da homenageada, Élio Ventura, e o filho João Élio.

A delegada foi conduzida ao Plenario pelos vereadores Euvaldo Jorge (PP), Pedrinho Pepê (PMDB) e Luíz Carlos (PRB). A mesa do evento foi formada com o subsecretário de Segurança Pública, Ary Oliveira, que representou o secretário Maurício Barbosa; a capitã de Mar e Guerra Carla Calegário Reis, representante da Comando do 2° Distrito Naval; o delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, Hélio Jorge; a capitã Érica Patrícia, representante do Comando da Polícia Militar; o delegado Moisés Damasceno, diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin); e a delegada Emília Margarida Blanco, diretora do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP).