Política

RUI anuncia 13 secretários e adverte: "Não teremos ilhas no governo"

Governador destaca que deseja fazer um governo excepcional e todos devem jogar para a equipe
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/12/2014 às 12:32
Rui destacou que a equipe deve atuar no conjunto, sem vaidades pessoais
Foto: BJÁ
   Ao anunciar os nomes de 13 dos seus 24 secretários de estado, e mais o PGE Paulo Moreno, o governador diplomado Rui Costa (PT) advertiu que não acredita em time com 11 goleiros, por isso, escalou uma equipe com perfis diversificados - por enquanto 7 deles da equipe de Wagner - para atuar jogando para o time, no seu conjunto. 

  Disse que gosta muito de futebol, acompanha a Copa do Mundo há muitos anos, e a seleção brasileira dos anos 1982 com Sócrates, Zico, Cerezo, Júnior, etc,  considerada uma das melhores do país até hoje, perdeu a Copa porque tinha muitas estrelas individuais, com muitas vaidades e sem jogar para a equipe.

   "No meu governo todos devem jogar para o time, para i grupo, e a valorização de cada um virá com o sucesso do conjunto. Não teremos ilhas. Não seremos um arquipélago de ilhas", comentou e avisou que, se for necesário, chamará a sí responsabilidades.

   Rui elogiou bastante o desempenho do governo Wagner, manteve 4 nomes da atual equipe em secretarias fundamentais - Educação, Infraesrtrutura, Segurança e Fazenda - colocou o vice-governador João Leão na Secretaria do Planejamento, para buscar recursos em Brasília; contemplou o PCdoB na Setre com o deputado Álvaro Gomes; indicou pessoalmente Fábio Vilas-Boas para a Saúde; e André Curvelo para a Comunicação.  

   PARTE DA EQUIPE

   O vice governador João Leão assume a Secretaria de Planejamento (Seplan). Continuam no governo: Maurício Barbosa, na Segurança Pública (SSP); Marcus Cavalcanti, na Infraestrutura (Seinfra); Eugênio Spengler no Meio Ambiente (Sema); Osvaldo Barreto, na Educação (Sec); Nestor Duarte, na Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), e Manoel Vitório, na Fazenda.

   Entram para a equipe de secretários: Fábio Vilas-Boas, na Secretaria da Saúde (Sesab); André Curvello vai para Secretaria de Comunicação Social (Secom); a nova Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) fica com Geraldo Reis; Álvaro Gomes vai para a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - (Setre); e a recém criada Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) será comandada por Cássio Peixoto. Já a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) fica com Josias Gomes.

   Houve ainda o anúncio de Paulo Moreno como procurador-geral do Estado. Segundo Rui Costa, na quinta-feira (18), ainda serão definidos os nomes que vão assumir a Casa Civil, Secretaria da Administração (Saeb), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e Secretaria da Cultura (Secult). 

   Já o anúncio dos comandantes das polícias Militar e Civil acontecerá no dia 31 de dezembro, na véspera da cerimônia de posse, dia 1º de janeiro.